quinta-feira, 17 de maio de 2007

Taça UEFA: Sevilha volta a conquistar o troféu


A formação andaluz repetiu o feito do ano passado, voltando a erguer a Taça UEFA. Se no ano passado os sevilhanos golearam os ingleses do Middlesbrough (4-0), este sentiram muito mais dificuldades para bater o Espanhol e conquistar a competição.
Depois de 1-1 no final do tempo regulamentar e 2-2 após prolongamento, o Sevilha triunfou nas grandes penalidades por 3-1, sendo que o guardião Palop foi a figura do jogo, defendendo três remates. Recorde-se que 'portero' andaluz já havia sido determinante na eliminatória ante os ucranianos do Shaktar, marcando um golo de cabeça.

Marcadores: Adriano (18') e Kanouté (105') para o Sevilha; Riera (28') e Jonatas (115') para o Espanhol
Expulso: Moisés (68') do Espanhol
Grandes penalidades: Kanouté, Dragutinovic e Puerta marcaram; Daniel Alves falhou (Sevilha); Pandiani marcou; Luís Garcia, Jonatas e Torrejón falharam (Espanhol)

SEVILHA REPETE FEITO DO REAL MADRID
Pela segunda vez na história da prova, uma equipa levanta o troféu em dois anos consecutivos. Anteriormente, apenas os 'merengues' o haviam conseguido, vencendo a competição em 1985 e 1986.

ÉPOCA DE SONHO PARA ANDALUZES
A temporada 2006/07 já está gravada na história do Sevilha, com as conquistas da Supertaça Europeia, em Agosto, frente ao Barcelona (vitória por 3-0), e agora da Taça UEFA. Contudo, mais proezas podem estar a caminho. Os pupilos de Juande Ramos estão ainda na luta pelo título espanhol, ocupando, a quatro rondas do final, o terceiro lugar a dois pontos de Real Madrid e Barcelona. Por fim, também a Taça do Rei está na mira dos andaluzes, que irão discutir a vitória no troféu com o surpreendente Getafe.
Em suma, o Sevilha tem hipóteses de conseguir fazer o pleno, triunfando nas quatro competições em que marcou presença durante esta época.

LISTA DE VENCEDORES DA TAÇA UEFA POR CLUBE
3 vitórias - Liverpool (Ing.), Inter Milão e Juventus (Itá.)
2 vitórias - Tottenham (Ing.), Sevilha, Real Madrid (Esp.), Feyenoord (Hol.), Borussia Monchengladbach (Ale.), Parma (Itá.) e Gotemburgo (Sué.)
1 vitória - PORTO (POR.), PSV e Ajax (Hol.), Ipswich (Ing.), Eintracht Frankfurt, Bayern Munique, Bayer Leverkusen e Schalke 04 (Ale.), Anderlecht (Bél.), Valência (Esp.), Nápoles (Itá.), Galatasaray (Tur.) e CSKA Moscovo (Rússia)

LISTA DE VENCEDORES DA TAÇA UEFA POR PAÍS
9 vitórias - ITÁLIA
6 vitórias - Alemanha e Inglaterra
5 vitórias - Espanha
4 vitórias - Holanda
2 vitórias - Suécia
1 vitória - PORTUGAL, Bélgica, Turquia e Rússia

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá amigo!! realmente o Sevilha está se tornando uma grande potência européia. É a prova de que não precisa ter jogadores caros para se formar um time competitivo.

grande abraço