quarta-feira, 23 de maio de 2007

Liga dos Campeões: Vingança milanesa dois anos depois

Depois de ter perdido a competição para o Liverpool, em 2005, o Milão desforrou-se nesta quarta-feira, vencendo por 2-1.
Ao contrário do que as estatísticas revelavam antes da partida, os ingleses foram o conjunto mais ofensivo e que mais recorreu às faltas, ao passo que os milaneses foram mais eficazes na hora de visar a baliza adversária. Foi, porém, um embate que ficou muito aquém das expectativas, bastantes furos abaixo do espectacular confronto registado há dois anos.
No primeiro o tempo, os 'reds' foram superiores aos transalpinos e estiveram sempre mais perto de chegar ao golo. Contudo, seriam os 'rossoneri' - desta feita a jogar tipicamente à italiana - a ganhar avanço no marcador. No último minuto da primeira parte, Pirlo apontou um livre à entrada da área e a bola caprichosamente tabelou em Inzaghi e traiu Reina.
Na etapa complementar, o Milão conseguiu controlar o ímpeto britânico e revelou-se, mais uma vez, letal na finalização. Rafa Benítez demorou a mexar na estrutura da equipa - Peter Crouch só entrou ao minuto 78 - e veria o opositor aumentar a vantagem. Bem desmarcado por Kaká, Inzaghi surgiu isolado perante o guardião adversário e fez o 2-0, aos 82 minutos.
Parecia que tudo estava decidido, mas não. O Liverpool ainda reagiu, reduzindo a desvantagem a um minuto do final, por intermédio do holandês Kuyt. No entanto, este tento só serviria para encurtar a diferença no 'placard'. A vingança italiana estava consumada.

MILÃO - LIVERPOOL, 2-1

Estádio Olímpico de Atenas (Grécia)
Árbitro: Herbert Fandel (Alemanha)

Milão - Dida; Oddo, Nesta, Maldini (cap.) e Jankulovski (Kaladze, 79'); Gattuso, Pirlo, Ambrosini, Seedorf (Favalli, 90') e Kaká; Inzaghi (Gilardino, 88').
Treinador: Carlo Ancelloti
Liverpool - Reina; Finnan (Arbeloa, 88'), Carragher, Agger e Riise; Mascherano (crouch, 78'), Alonso, Pennant, Gerrard e Zenden (Kewell, 59'); Kuyt.
Treinador: Rafa Benítez
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Inzaghi (45' e 82'); Kuyt (89')
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Gattuso (40'), Jankulovski (54'), Mascherano (58') e Carragher (60').

Estatísticas

Remates - 4 Milão (3 à baliza); 10 Liverpool (4 à baliza)
Cantos - 4 Milão; 6 Liverpool
Faltas cometidas - 15 Milão; 27 Liverpool
Foras-de-jogo - 3 Milão; 3 Liverpool
Posse de bola - 53% Milão; 47% Liverpool

Foto: Hugo Santos

1 comentário:

Paulo Pereira disse...

Foi uma final algo sensaborona. Demasiado táctica, com poucos momentos espectaculares, num jogo em que o pragmatismo italiano levou a melhor sobre o modelo mais arrojado inglês. A vingança serve-se assim: fria, quase cruel, pois o jogo do Liverpool mereceria melhor sorte. Ancelotti salvou a pela, literalmente. Depois da final perdida, de forma inacreditável, perante o mesmo adversário, e com más campanhas internas, só a vitória salvaria, penso eu, o lugar do adepto do "catenaccio". Assim aconteceu. Desceu o pano sobre esta edição da Champions. Para o ano há mais...