quinta-feira, 3 de maio de 2007

Taça UEFA: Duelo espanhol na final entre carrasco do Benfica e vencedor do ano passado


Espanhol e Sevilha, detentor do troféu, apuraram-se esta quinta-feira para a final da prova, a realizar em Glasgow, a 16 deste mês.
Em Bremen, o Werder recebia os espanhóis e necessitava de uma vitória por 3-0 para igualar a eliminatória. O internacional português Hugo Almeida deu alguma esperança aos adeptos germânicos, inaugurando o marcador logo aos 4 minutos. No entanto, a expulsão do dianteiro Klose ao minuto 19 aumentou a dificuldade dos pupilos de Thomas Schaaf.
A tarefa de inverter as contas ficaria mais complicada depois do reatamento. Estavam decorridos cinco minutos da segunda parte quando Coro empatou para o Espanhol. Volvidos onze minutos, La Cruz fazia o 2-1 para os catalães e carimbou, aí, em definitivo o apuramento para a final.
Também a precisar de inverter o desfecho da primeira mão, o Sevilha não tinha pela frente uma missão tão árdua como a dos alemães. Um gosto bastava à equipa de Juande Ramos para anular a desvantagem trazida de Osasuna. Curiosamente, seria um outro ex-jogador do Porto a abrir o activo neste embate. Aos 37 minutos, o brasileiro Luís Fabiano marcou para os sevilhanos e igualou a eliminatória.
O público da casa entrou em euforia, sentimento que cresceu no início da etapa complementar, quando Renato ampliou o resultado para 2-0. Estava consumada a reviravolta que colocou a formação da Andaluzia na final.

Historial do Espanhol na prova

O clube catalão chega pela segunda vez a uma final europeia, novamente na Taça UEFA. Em 1988, os ‘periquitos’ chegaram a ter uma mão no troféu, após baterem o Bayer Leverkusen, em Barcelona, por 3-0, no primeiro jogo. Porém, na segunda mão, os espanhóis seriam derrotados na Alemanha por igual marca, perdendo o troféu no desempate através da marcação de grandes penalidades, por 2-3.

Historial do Sevilha na prova

O emblema andaluz chega também, à semelhança do seu adversário, à segunda final europeia da sua história, ambas nesta competição. Só que neste caso há algumas diferenças em relação ao Espanhol, uma vez que são duas finais consecutivas e o Sevilha é o actual detentor do troféu.
Na pretérita temporada, os sevilhanos ergueram a Taça UEFA, depois de cilindrarem o Middlesbrough (Inglaterra), por 4-0, no jogo derradeiro. Para além desta conquista, refira-se que o Sevilha viria depois a levantar a Supertaça Europeia, fruto de uma goleada aplicada ao Barcelona (3-0).

Quarta final espanhola

O encontro de Glasgow será o décimo entre equipas do mesmo país em jogos de atribuição do troféu e o quarto com apenas sotaque espanhol. Os outros três embates que opuseram clubes do país-vizinho ocorreram ainda com a anterior denominação da prova, Taça das Cidades com Feira. Dois emblemas de Espanha voltam a reencontrar-se no jogo decisivo da competição 41 depois.
Como curiosidade, para além dos confrontos entre espanhóis, já foram disputadas quatro finais entre conjuntos italianos, uma com duas formações alemãs e uma entre clubes ingleses.
As finais da Taça UEFA/Taça das Cidades com Feira entre equipas do mesmo país (a negrito o vencedor):
1962 – Valência – Barcelona (Espanha)
1964 – Saragoça – Valência (Espanha)
1966 – Barcelona – Saraçoça (Espanha)
1972 – Tottenham – Wolverhampton (Inglaterra)
1980 – Eintracht Frankfurt – Bor. Monchengladbach (Alemanha)
1990 – Juventus – Fiorentina (Itália)
1991 – Inter – Roma (Itália)
1995 – Parma – Juventus (Itália)
1998 – Inter – Lázio (Itália)

Foto: Hugo Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

vai ser uma final da taça EUFA bem complicada entre SEVILHA X ESPANHOL.... mas acho que o sevilha tem melhor equipa...

Anónimo disse...

Nossa amigo, quando começou a competição, não imaginava nunca, que o Espanhol chegaria à final...foi uma grande surpresa aqui no Brasil!

abraços amigo, e até mais