terça-feira, 22 de maio de 2007

Liga dos Campeões: Milão mais ofensivo mas Liverpool mais eficaz

A final da Liga dos Campeões colocará frente a frente, esta quarta-feira, em Atenas, ingleses e italianos, reeditando o confronto decisivo de há dois anos entre estes conjuntos.
Torna-se, então, curioso estudar ao pormenor as estatísticas das duas equipas.
O Liverpool, para chegar à capital grega, registou sete vitórias, um empate e quatro derrotas, com um ‘goal-average’ de 18-8.
Quanto ao Milão, na sua caminhada para a final, somou seis triunfos (um deles após prolongamento), três igualdades e três desaires, com um saldo de golos de 18-9.
Com estes dados, relativos a resultados, verifica-se que os britânicos venceram mais um jogo que os transalpinos, que, por sua vez, foram derrotados em menos uma ocasião do que o seu opositor.
No tocante a golos, os números são bastante equilibrados. As duas formações celebraram a obtenção do mesmo número de tentos, tendo os ingleses sofrido menos um que os italianos.
Importa, no entanto, analisar mais alguns aspectos estatísticos para avaliar os dois conjuntos. Analisando várias componentes do jogo, chega-se à conclusão que o Milão é uma equipa mais virada para o ataque e que privilegia bastante a posse de bola, enquanto que o Liverpool, apesar de menos ofensivo, se revela bastante mais eficaz e menos faltoso.
Ambos os conjuntos apontaram 18 golos na competição. Porém, os ‘rossoneri’ registam mais 13 remates que os ‘reds’ (160-147). A maior eficácia britânica na concretização explica-se pela percentagem de remates que levaram a direcção da baliza. Os ingleses (com 73 tiros) têm uma média de 51 % neste capítulo, enquanto que os transalpinos (com 78 disparos) rondam os 48%.
No que diz respeito aos pontapés de canto, a diferença entre os dois emblemas é enorme. O Milão dispôs de 66 cantos na competição (média de cinco e meio por embate), contra os 48 do Liverpool (média de quatro por prélio).
Já em matéria de posse de bola, a disparidade entre as duas formações continua a ser acentuada. Os transalpinos tiveram a bola em seu poder durante 386 minutos (média de 32’ por jogo), perfazendo uma percentagem de 51% de média. Por seu turno, os homens de Anfield ficam-se pelos 48% (média de 28’ por partida), como resultado dos 337 minutos em que tiveram o esférico na sua posse.
Apesar de praticar um estilo de jogo menos atacante que o opositor, torna-se curioso o facto de os ‘reds’ cometerem menos infracções que o seu antagonista. Os comandados de Rafa Benítez cometeram 156 faltas durante a prova (média de 13 por encontro), enquanto que os pupilos de Ancelotti o fizeram por 178 vezes (média de 15 por desafio). Apesar do mais faltosos, os milaneses viram menos amarelos (17) que o Liverpool (19). No entanto, os ‘rossoneri’ registaram uma expulsão, facto que não se verificou com o seu adversário, que concluiu todos os embates com 11 jogadores.
Por fim, ao nível dos foras-de-jogo não espanta que o Milão tenha sido mais vezes apanhado em situação irregular, dado o seu maior volume de jogo ofensivo. Os italianos foram apanhados 35 vezes em ‘offside’ (média que roça os três por embate), ao passo que o clube da cidade dos Beatles viu-lhe serem cortadas 30 jogadas por fora-de-jogo (média de dois e meio por prélio).

PERCURSO DOS FINALISTAS

- LIVERPOOL
Fase de grupos
PSV Eindhoven (f) E 0-0
Galatasaray (c) V 3-2
Bordéus (f) V 1-0
Bordéus (c) V 3-0
PSV Eindhoven (c) V2-0
Galatasaray (f) D 2-3
Oitavos-de-final
Barcelona (f) V 2-1 (c) D 0-1
Quartos-de-final
PSV Eindhoven (f) V 3-0 (c) V 1-0
Meias-finais
Chelsea (f) D 0-1 (c) V 1-0 (4-1, g.p.)

Golos: Crouch (6), Luís Garcia e Gerrard (3), Riise e Fowler (2), Bellamy e Agger (1)
Assistências: Finnan (4), Bellamy (3), Gerrard e Kuyt (2), Fowler, Zenden e Fábio Aurélio (1).

- MILÃO
Fase de grupos
AEK Atenas (c) V 3-0
Lille (f) E 0-0
Anderlecht (f) V 1-0
Anderlecht (c) V 4-1
AEK Atenas (f) D 0-1
Lille (c) D 0-2
Oitavos-de-final
Celtic (f) E 0-0 (c) V 1-0 (a.p.)
Quartos-de-final
Bayern Munique (c) E 2-2 (f) V 2-0
Meias-finais
Manchester United (f) D 2-3 (c) V 3-0

Golos: Kaká (10), Seedorf, Inzaghi e Gilardino (2), Pirlo e Gourcuff (1)
Assistências: Seedorf (4), Ambrosini e Kaká (2), Oddo, Cafu, Gilardino, Brocchi e Maldini (1).

Fotos: Hugo Santos

Sem comentários: