segunda-feira, 21 de maio de 2007

Em foco: Vítor Baía, o 'papa-títulos' mundial


O guardião portista está de parabéns, não só por se ter sagrado campeão, mas sobretudo porque cimentou a sua posição como jogador mais titulado no panorama futebolístico mundial. Utilizado durante os últimos quatro minutos do derradeiro embate do Campeonato, o 'dragão' pôde, assim, somar mais um título à sua extensa lista. Vítor Baía contabiliza agora 30 troféus na sua carreira (25 pelos ‘dragões’ e cinco na sua passagem pelo Barcelona). As 25 competições em que triunfaram Pelé e Rijkaard, que ocupam o lugar subsequente ao do português, ficam cada vez mais relegadas e distantes quando comparadas com a marca conseguida pelo guarda-redes.
De todos os títulos existentes a nível de clubes, o ‘camisola 99’ do Porto apenas não conquistou a Supertaça Europeia - que o emblema catalão ergueu aquando da sua presença no plantel, mas sem a participação deste dentro das quatro linhas. De resto, o guardião luso pode orgulhar-se de ver todas as outras competições figurarem no seu palmarés de vitórias, exceptuando as provas ao serviço da Selecção Nacional.
Com mais este triunfo na mais importante prova futebolística portuguesa, o jogador atingiu a dezena de títulos como campeão nacional, tornando-se o portista com mais vitórias na competição. O guarda-redes superou o antigo lateral-direito João Pinto, vencedor em nove ocasiões. Em Portugal, apenas Eusébio está à frente do ‘camisola 99’ do Porto neste capítulo. O ‘pantera negra’ contabiliza 11 títulos, mais um do que os também benfiquistas Coluna, Nené e Simões e, agora, também Vítor Baía.
Para além de tudo o que foi referido, merece igualmente destaque o facto de o futebolista ter atingido a marca dos 700 jogos oficiais, repartidos por Porto, Barcelona e Selecção Nacional. No Campeonato luso, o defensor das redes 'azuis-e-brancas' chegou aos 406 encontros, estando somente a um de João Pinto, recordista dos portistas no que concerne ao número de actuações com as cores do clube.
Falta, neste momento, saber se há hipótese de a lista de títulos do ‘camisola 99’ do Porto aumentar ainda mais ou se este colocará um ponto final na sua brilhante carreira após o termo da presente temporada.

OS TÍTULOS DE VÍTOR BAÍA

Internacionais (4): 1 Taça das Taças, 1 Taça UEFA, 1 Liga dos Campeões e 1 Taça Intercontinental
Nacionais (22): 10 Campeonatos, 7 Supertaças e 5 Taças de Portugal
Espanhóis (4): 2 Taças do Rei, 1 Campeonato espanhol e 1 Supertaça espanhola

*Nota: todos os títulos tiveram a participação do jogador em campo

Fotos: Hugo Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo pedro! infelismente não deu para o Benfica não é? mas pelo menos valeu a luta.

Aqui, em fim saiu o gol 1000 heheh. Abração cara, e depois passa lá no meu blog para saber mais da rodada. Grande abraço amigo

Bruno Pinto disse...

Vitor Baía para mim é uma lenda viva do futebol português. Guarda-redes excepcional, o melhor português de sempre na minha opinião, dono de uma carreira impressionante, grande profissional dentro e fora do campo. É um dos futebolistas que mais admiro. O facto de não ter ido ao Euro'2004 ainda me está atravessado. Por mim, gostava de o ver jogar mais um ano, pois mesmo podendo ser suplente, aquele balneário precisa dele.

Anónimo disse...

Também para mim é uma lenda e um exemplo! Cresci a ver as suas grandes defesas! Vibrei com as suas exibições e com as suas conquistas. Foi muito por ele que me apaixonei por este desporto, tal como um Michael Jordan nos fez apaixonar pelo Basket. Na altura ainda bastante jovem cheguei a sofrer quando o Louis Van Gaal embirrou com ele e os azares das lesões o perseguiam no Barça. Nunca me esqueço no entanto das suas conquistas no clube catalão e de como era adorado na Catalunha e em Espanha. Chegou numa votação realizada por treinadores espanhóis a ser considerado o melhor guarda-redes do Mundo (ainda com Robson como treinador). No Porto, ganhou tudo! Não há palavras para descrever o que ele deu e continua a dar ao público. Não defenderá hoje como defendia, isso é certo, mas continua incrivelmente a dar emoções a quem vai ao estádio!!! O futebol não é isso?!!! Pois no momento em que entrou contra o Desp. Aves, senti de novo orgulho de o ter visto jogar quer no Porto, mas também no Barça. Parabéns Baía!!!

adrianeites disse...

uma lenda, um mito, um campeão!
insubstituivel!
cp's