terça-feira, 15 de maio de 2007

Em foco: Antunes, o 'pé-canhão' da Mata Real

Despontou no Freamunde e o vizinho Paços de Ferreira, atento à evolução do defesa-esquerdo, assegurou a sua contratação. Na 'capital do móvel' desde o início da temporada, Antunes sempre viu nele depositadas grandes esperanças dos responsáveis pacenses. A sua idade (19 anos) e as suas características específicas - com destaque para o facto de ter um fortíssimo pontapé e ser especialista em lances de bola parada - faziam dele uma das potenciais promessas da época.
No entanto, na fase inicial do Campeonato o jovem esquerdino teve que debater-se com a concorrência de Freddy, opção inicial nas 11 primeiras rondas. Em Dezembro, e com a transferência consumada do outro lateral-esquerdo para os romenos do Cluj no mês seguinte, Antunes alcançou a titularidade, que nunca mais perderia. Foi na 12.ª jornada, em Leiria. Antes havia sido utilizado cinco vezes a partir do banco.
Desde o encontro da cidade do Lis, o jovem canhoto só falharia um jogo, na Amadora, por se encontrar suspenso. Apontou três golos na Liga, todos na cobrança de livres e alcançou o estatuto de internacional nas selecções jovens, sub-20 e sub-21. A regularidade das suas prestações despertou também a cobiça de diversos emblemas, não só portugueses, como estrangeiros. Clubes espanhóis, italianos e belgas já o têm ‘debaixo de olho’.
Além da qualidade que possui, Antunes torna-se ainda mais valioso pelo facto de actuar numa posição bastante carenciada no futebol nacional.

B.I.
Nome: Vitorino Gabriel Pacheco ANTUNES
Data de nascimento: 01/04/1987 (20 anos)
Altura: 1.75 m
Peso: 69 Kg
Clubes: Freamunde e Paços de Ferreira

OS NÚMEROS DE ANTUNES NA LIGA
Jogos - 22
Jogos a titular – 17
Jogos como suplente utilizado – 5
Jogos completos – 16
Jogos incompletos – 6
Cartões amarelos – 4
Cartões vermelhos – 1 (por acumulação de amarelos)
Golos – 3 (diante de Braga, Boavista e Porto, todos na segunda volta)
Minutos jogados – 1593
Média de minutos por jogo - 72

Foto: Hugo Santos

7 comentários:

Bruno Pinto disse...

O Antunas é o futuro melhor lateral-esquerdo do futebol português. Como dizes Pedro, perante a quase inexistência de jogadores de raíz para essa posição, está ali um diamante. Não sei o que é que os grandes estão à espera. Espero que o FC Porto tenha visão suficiente e rápida. Quando contratou o Mareque, não demorou tanto...

Anónimo disse...

Ainda estava ele no Freamunde com o André Leão (Beira-Mar) e fiz um trabalho fotográfico com ambos para um jornal desportivo diário. Na altura haviam chegado os dois de uma experiência gratificante em Inglaterra. Ambos foram fazer testes no Tottenham de Pedro Mendes. Ambos traziam um brilho e um sorriso enormes no rosto... Senti logo que estavam ali dois atletas com grande paixão pelo jogo e que poderiam dar algo.
Fiquei feliz pela transferência do André para o Porto B na altura e mais tarde do Antunes para o Paços. Desejo-lhes tudo de bom para o futuro através deste blogue. Ambos merecem, mas dada que o artigo fala especialmente do Antunes, este de facto merece porque tem uma humildade enorme, trabalha arduamente e se tudo continuar assim é seguramente o jogador de futuro para a nossa Selecção. Ah e aquele pezinho com mais algum trabalho ainda vai fazer relembrar o pontapé de Roberto Carlos. Felicidades Antunes...

Bruno Pinto disse...

Antunas não, Antunes! Eheh

freamunde allez disse...

É um grande defesa esquerdo, sem duvida, nasceu no meu Freamunde, fez duas epocas completas nos seniores ainda com idade de junior, de louvar a aposta de Nicolau Vaqueiro, então treinador do Freamunde. De referir que o Antunes a epoca passada depois de ser sempre titular do SC Freamunde, participou no campeonato europeu de sub-19 e após a eliminação percoce, regressou a Portugal a tempo de ainda participar pelos juniores em 4 jogos da pool de acesso ao campeonato nacional da categoria, que colminou com 3 golos apontados por Antunes ao leixoes e a consequente subida do freamunde.
Nunca vira a cara à luta, só é pena estar no clube que está...

Anónimo disse...

fico orgolhoso de disser se benfiquista, e espero que o benfica ja tenha acordado porque temos o leo mas nao tem 21 anos....

Anónimo disse...

puto és o maior do mundo pá gandarela

kntg miúdo zuizinho amigo desde k naseu

Anónimo disse...

O Antunes é o melhor lateral esquerdo de raiz e vai ser o futuro Roberto Carlos...

Não estou a brincando, pois o seu pontapé potente vai dar muitos golos a nossa selecção e ao clube onde está inserido.

Agora, cortou o cabelo para o reconherem como o futuro RC...

Dar mais uns anos ao miúdo ir para um bom clube no estrangeiro...e muito, muito ginásio...

By Ambrosio