sexta-feira, 18 de maio de 2007

Internacional: Chelsea e Manchester United reeditam final de 1994

É já neste sábado que se disputará um dos jogos mais aguardados do ano: a final da Taça de Inglaterra. Se por si só o derradeiro encontro desta prova já é apetecível, esta época há ainda mais motivos para não perder pitada do espectáculo: o palco e os protagonistas. Este será o primeiro desafio de carácter oficial no novo Estádio de Wembley, tornando-o ainda mais especial. Depois, e para adoçar a boca de qualquer adepto do futebol, juntar-se-ão no relvado as duas principais equipas do futebol inglês da actualidade: Chelsea (campeão nos dois últimos anos) e Manchester United (recém-campeão).
Desprovido de algumas unidades importantes, como Ricardo Carvalho, Ballack e Shevchenko, entre outros, os pupilos de José Mourinho tudo farão para acabar a temporada com mais um troféu - curiosamente o único que o técnico português ainda não levantou -, depois da vitória na Taça da Liga, frente ao Arsenal, em Fevereiro.
Do outro lado, os 'red devils' são, neste momento, uma equipa motivada. A conquista da Premier League, quatro anos depois, deixou as 'tropas' de Alex Ferguson e Carlos Queirós nas 'nuvens'. Ao contrário do opositor, o conjunto de Old Trafford apresenta-se quase na máxima força em Wembley. O francês Saha é a única baixa de vulto no novel campeão inglês.

APENAS UMA FINAL ENTRE OS DOIS EMBLEMAS

O Manchester United, com 11 Taças conquistadas, é o emblema com mais sucesso na prova. Por sua vez, o Chelsea regista somente três triunfos na competição. No entanto, por estranho que possa parecer, os dois clubes somente por uma vez mediram forças na final da Taça de Inglaterra. A 14 de Maio de 1994, no antigo Wembley, perante 79.634 espectadores, os 'red devils' impulsionados por um endiabrado Eric Cantona não deram qualquer chance aos londrinos, então comandados por Glenn Hoddle (que acumulava funções de técnico e jogador), vencendo por 4-0. O resultado foi construído no segundo tempo, com tentos de Cantona (61' e 67'), Mark Hughes (69') e Brian McClair (90'). Tal como pode suceder este ano, Alex Ferguson saboreou a 'dobradinha', visto que o clube de Old Trafford havia conquistado o título inglês dessa época, com oito pontos de vantagem sobre o Blackburn. De todos os jogadores presentes nessa partida, apenas um poderá repetir a presença numa final entre os dois emblemas: Ryan Giggs. O extremo-esquerdo galês jogou os 90 minutos do desafio.

Como curiosidade, aqui ficam as constituições das duas equipas:
Manchester United - Schemeichel; Parker, Pallister, Bruce e Irwin (Sharpe); Paul Ince, Roy Keane, Kanchelskis (McClair) e Giggs; Cantona e Hughes.
Treinador: Alex Ferguson
Chelsea -Kharine; Clarke, Newton, Kjeldbjerg e Johnsen; Sinclair, Spencer, Burley (Hoddle) e Wise; Stein (Cascarino) e Peacock.
Treinador: Glenn Hoddle

Fotos: Hugo Santos

1 comentário:

Paulo Pereira disse...

Vou torcer pelo Mourinho. Eu sei k hj em dia, sendo portista, até pode ser considerado um crime de lesa-majestade, dada a forma como ele saiu do clube. Mas k raio, fiquei fã dele e por arrastamento do Chelsea. Indubitavelmente, os londrinos estão encostados às cordas. Lesões em pedras nucleares, a necessidade de vencerem algo, por contraponto ao MU, k venceu o campeonato. Acima de tudo, espero um grande jogo. É único. Aquela atmosfera vibrante, o facto de ser a 1ª final no novo Wembley, vai ser imperdível!