domingo, 27 de maio de 2007

Taça de Portugal: Liedson voltou a resolver

Um golo solitário de Liedson, aos 88 minutos, permitiu ao Sporting bater o Belenenses e conquistar a Taça de Portugal, na primeira conquista do técnico Paulo Bento.
Ao contrário do que aconteceu há uma semana, para o Campeonato, o jogo foi equilibrado e as poucas oportunidades de golo foram repartidas pelos dois conjuntos.
Na primeira parte Amaral e Silas estiveram perto de facturar para os 'azuis', enquanto que, do outro lado, Romagnoli obrigou o guarda-redes Costinha a excelente intervenção. No segundo tempo, os 'leões' criaram mais situações para marcar, mas seria Dady a estar mais perto do golo, obrigando Ricardo a uma brilhante defesa, com a bola a embater ainda na barra.
A dois minutos do final, numa altura em que o cenário do prolongamento já pairava no ar e o Belenenses se encontrava reduzido a dez unidades - Amaral saiu por lesão e a substituição ainda não havia sido realizada -, Miguel Veloso cruzou da esquerda e encontrou Liedson, que, no interior da área, não teve problemas em desviar para o fundo das redes. Mais uma vez, o 'Levezinho' decidiu um jogo para o Sporting, dando-lhe, neste caso, um troféu.

BELENENSES - SPORTING, 0-1
Estádio Nacional
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)

Belenenses
- Costinha; Amaral (Carlitos, 88'), Nivaldo, Rolando e Rodrigo Alvim; Sandro Gaúcho, Ruben Amorim (Fernando, 72'), Cândido Costa, José Pedro e Silas (Garcés, 75'); Dady.
Treinador: Jorge Jesus
Sporting - Ricardo; Abel, Caneira, Polga e Tello (Tonel, 66'); Miguel Veloso, João Moutinho, Nani e Romagnoli (Custódio, 90'); Alecsandro (Yannick, 71') e Liedson.
Treinador: Paulo Bento
Ao intervalo: 0-0
Marcador: Liedson (88')
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Nani (74') e Garcês, 90')

DÉCIMA QUARTA FINAL A TERMINAR COM RESULTADO DE 1-0
O triunfo do Sporting pela margem mínima eleva para 14 o número de finais que terminaram com o desfecho de 1-0. Curiosamente, com este resultado, os 'leões' venceram três finais e perderam uma.
Lista das 14 finais que terminaram com 1-0:
1945 - Sporting - Olhanense
1958 - Porto - Benfica
1959 - Benfica - Porto
1966 - Braga - Vit. Setúbal
1977 - Porto - Braga
1979 - Boavista - Sporting
1980 - Benfica - Porto
1983 - Benfica - Porto
1988 - Porto - Vit. Guimarães
1999 - Beira-Mar - Campomaiorense
2002 - Sporting - Leixões
2003 - Porto - União Leiria
2006 - Porto - Vit. Setúbal
2007 - Sporting - Belenenses

Foto: Hugo Santos

1 comentário:

Nuno disse...

Embora não tenha visto o jogo, tendo em conta o campeonato feito pelo Sporting, acho bem merecida a conquista deste troféu por parte do Sporting. Penso que os jogadores, por tudo aquilo que fizeram ao longo da temporada mereciam um prémio de recompensa e a vitória na final da taça foi isso mesmo.

Não quero, com isto, dizer que o Belenenses também não o merecesse, mas visto que só um podia ganhar, fico contente por ter sido o Sporting. Saliento também a temporada desenvolvida pelo Belenenses, um clube que no início do campeonato esteve com um pé na II Liga e que acabou por ficar em 5º lugar no campeonato!!!