domingo, 13 de maio de 2007

Bwin Liga: Três 'grandes' lutam pelo título até final


A 29.ª jornada não definiu qualquer lugar relevante da tabela classificativa: campeão, vice-campeão (com entrada directa na Liga dos Campeões), sexto posto (dá acesso à Taça UEFA) e despromovidos. Tudo fica adiado para o próximo domingo, data da derradeira ronda. Contudo, os desfechos desta rodada abriram a possibilidade de três equipas podem chegar ao ceptro nacional na derradeira partida: Porto, Sporting e Benfica. Pese embora o maior favoritismo dos 'dragões', que dependem exclusivamente de si, os dois 'grandes' lisboetas ainda sonham com o título.
Na Mata Real, o Paços de Ferreira conseguiu travar as aspirações do líder, impondo uma igualdade a uma bola. Os pupilos de José Mota chegaram mesmo a estar em vantagem, quando, aos 21 minutos, o lateral-esquerdo Antunes abriu o activo, na cobrança de um livre. O Porto empataria já nos últimos 15 minutos (76'), quando Adriano fez de tabela a um alívio de Mangualde.
O Sporting venceu em Coimbra por 2-0 e chegou, durante vários minutos, a liderar o Campeonato de forma parcial. Os golos foram marcados a abrir e a fechar o jogo: Liedson aos 3 minutos e João Moutinho aos 89. O 'levezinho' desperdiçou ainda uma grande penalidade, logo no primeiro quarto-de-hora, permitindo a defesa de Pedro Roma. Os 'leões' terminam invictos a sua carreira fora de portas.
Quanto ao Benfica, continuou na senda das pálias exibições e, à semelhança das últimas jornadas, voltou a depender da inspiração de Miccoli. O avançado transalpino apontou o tento solitário 'encarnado' na vitória em Setúbal.
Belenenses e Braga continuam a disputa pelo quarto posto. Os 'azuis' venceram o Marítimo (2-0), com mais um golo de Dady, enquanto que os bracarenses triunfaram pela margem mínima ,no Bessa, ante o Boavista.
Nos restantes jogos, Leiria e Naval empataram 2-2, o Nacional goleou o Beira-Mar (3-0) e o Estrela da Amadora foi vencer a Vila das Aves (1-0).

Resultados da 29.ª jornada:
Belenenses - Marítimo, 2-0 (Garcês e Dady)
Boavista - Braga, 0-1 (Wender)
Aves - Estrela Amadora, 0-1 (Moses)
Nacional - Beira-Mar, 3-0 (Ricardo Fernandes, José Vítor e Rodrigo)
União Leiria - Naval, 2-2 (Cadu e Paulo César; Nei e Elivelton)
Paços Ferreira - Porto, 1-1 (Antunes; Adriano)
Académica - Sporting, 0-2 (Liedson e João Moutinho)
Vit. Setúbal - Benfica, 0-1 (Miccoli)

Classificação
1.º PORTO 66 pontos
2.º Sporting 65
3.º Benfica 64
4.º Belenenses 49
5.º Braga 49
6.º Paços Ferreira 41
7.º União Leiria 40
8.º Nacional 38
9.º Estrela Amadora 34
10.º Marítimo 32
11.º Naval 32
12.º Boavista 32
13. Académica 26
14.º Aves 22
15.º Beira-Mar 22
16.º Vit. Setúbal 21


Luta pelo título: Porto (66), Sporting (65) e Benfica (64)
Luta pelo quarto lugar: Belenenses (49) e Braga (49)
Luta pelo sexto lugar: Paços de Ferreira (41), União Leiria (40) e Nacional (38)
Luta pela permanência: Aves (22), Beira-Mar (22) e Vit. Setúbal (21)

Próxima jornada (última):
Benfica (3.º) - Académica (13.º)
Porto (1.º) - Aves (14.º)
Sporting (2.º) - Belenenses (4.º)
Braga (5.º) - Nacional (8.º)
Marítimo (10.º) - Boavista (12.º)
Beira-Mar (15.º) - Paços Ferreira (6.º)
Naval (11.º) - Vit. Setúbal (16.º)
Estrela Amadora (9.º) - União Leiria (7.º)

Melhores marcadores:

1.º Liedson (Sporting) 14
2.º Dady (Belenenses) 12
3.º Simão (Benfica) 11
4.º Hélder Postiga e Adriano(Porto), Miccoli (Benfica) e Nei (Naval) 10
8.º Lucho González (Porto) e Linz (Boavista)

Fotos: Hugo Santos

10 comentários:

Anónimo disse...

Que pena o Paços não ter conseguido manter a vitória, uma reviravolta tão perto do final do campeonato era lindo.

Bruno Pinto disse...

Que pena o árbitro não ter marcado o penalty contra o Sporting que se impunha! Fala-se muito do Apito Dourado, mas esta época ninguém vai ousar culpar o famigerado sistema pelo título (espero eu...) do FC Porto. Seria demasiado ridículo. Outra coisa: quero que o Jesualdo continue mas na próxima temporada algo vai ter de mudar (mentalidade, espírito, raça, motivação). 2007 está a ser mau de mais. Só pelo facto de Benfica e Sporting não saberem aproveitar é que ainda estamos na liderança. Abraço Pedro.

Pedro Neves disse...

O Beira perdeu 3-0 mas praticamente só depende de si. O Aves joga no Dragão, por isso, praticamente, já desceu. Sobra o Setubal, mas o Beira só tem que fazer melhor que os sadinos.

Anónimo disse...

pedro o Beira-Mar só depende de si? Olha que um empate do Aves no Porto, com um empate do Beira, resulta na descida do Beira. Tal como uma derrota dos dois. Por isso não creio que o Beira seja favorito.

Nuno disse...

Eu confesso que fiquei um pouco decepcionado com o empate do FCP. Estava bastante contente com o resultado conseguido pelo Paços de Ferreira, que dava o comando ao Sporting. É certo que existem possibilidades de, tanto o FCP, como o SCP ou o SLB virem a ser campeões, mas eu duvido, muito sinceramente, que não haja outro campeão que não seja o FCP. Seria mau demais para eles deixarem escapar o título na última jornada. Ainda há uma réstea de esperança, especialmente para o Sporting, mas vai ser preciso um milagre.

Um abraço,
Nuno.

Anónimo disse...

SR BRUNO PINTO JA IMAGINOU K SE NAO FOSSE O GOLO COM A MÃO DO PAÇOS AO SPORTING NA 1A VOLTA, O SPORTING ESTARIA AGR EM 1º???
não diga disparates!!!!

O PORTO VAI SER CAMPEÃO MAS NÃO GANHA PARA O SUSTO.

Sr pedro neves,prefiro ver o beira a depender dos outros do k deles proprios pk ja se viu k não podemos contar com o beira.

Anónimo disse...

A Briosa por muito que custe a vários poderes instalados vai manter-se na Liga principal.
Uma vez mais ontem foi espoliada de um penalty. Será que os Sportinguistas só vêm para o lado deles? Era penalty e o levezinho para o banho!!
Já contra o Braga foi a mesma coisa. Sejam honestos porque os clubes devem ser servidos pela arbitragem em pé de igualdade!

Bruno Pinto disse...

Farto de ouvir disparates ando eu pela boca dos "cristos" deste país!!!!!! Quando o FC Porto é beneficiado lá vem a lenga lenga do Apito Dourado. Quando são os outros, lembram-se as vezes em que foram prejudicados no passado. Podia ter lembrado o golo do David Luíz em fora de jogo-na-Luz contra o FC Porto, mas não lhe convém, não é? Enfim, é o protótipo do adepto português, cristos...

Anónimo disse...

o porto está a pagar por aquilo k usou e abusou durante anos. criaram o fardo, agora aguentem-se.

Anónimo disse...

Olá amigo Pedro!! realmente a liga está cada vez mais emocionante!! to com a impresão de que o Porto vai morrer na praia e o Benfica será o grande campeão em huahua


grande abraço cara, e depois da uma passadinha no meu blog. Deu-se início ao Brasileirão!!

grande abraço