terça-feira, 8 de maio de 2007

Clube em destaque: Vit. Guimarães, o acordar do conquistador


À 16.ª jornada da Liga de Honra a descrença dos adeptos vimaranenses na subida da equipa ao principal escalão do futebol nacional era fácil de compreender. O emblema minhoto registava mais derrotas do que vitórias e ocupava um lugar na segunda metade da tabela. Era um fraco pecúlio para quem tinha sérias pretensões em alcançar a promoção.
Hoje, com 28 rondas disputadas, o cenário alterou-se por completo. Muitas são as vezes em que a substituição do treinador não dá frutos. Aliás, a grande maioria dessas mudanças não inverte o rumo dos acontecimentos de uma forma drástica. No caso do Vit. Guimarães, a alteração no comando técnico veio transformar um conjunto desacreditado num grupo confiante e ganhador.
Em 14 jornadas, Norton de Matos somou 21 pontos, resultantes de seis triunfos, três empates e cinco derrotas.
Manuel Cajuda pegou nas ‘tropas’ vitorianas à 15.ª ronda. O começo foi pouco auspicioso. Dois desaires nas primeiras duas partidas poderiam indiciar que a mudança técnica não ia alterar significativamente o destino da equipa. Porém, com o tempo, o cepticismo que residia na ‘cidade-berço’ deu lugar a uma crença inabalável nas potencialidades do conjunto vimaranense. Nos últimos 12 encontros, o Vit. Guimarães venceu nove e empatou três, tendo apenas sofrido um golo. Paulatinamente, o clube foi encurtando distâncias em relação à linha de subida. Este fim-de-semana, fruto de uma estrondosa goleada ao Portimonense (6-0), os pupilos de Cajuda saltaram para o segundo posto da classificação, com um ponto de vantagem sobre o Rio Ave, para gáudio dos cerca de 27 mil adeptos presentes nas bancadas do D. Afonso Henriques.
Agora, a dois embates do final da prova, os vimaranenses encontram-se como nunca estiveram esta época: a promoção depende unicamente dos seus desempenhos.
Para além disto, o treinador algarvio tem também o mérito de lançar jovens oriundos da formação. Rabiola, mais uma promessa vitoriana , tem sido aposta do técnico, juntando-se no plantel a outros elementos também provenientes da ‘cantera’, como Moreno ou Targino.

Vit. Guimarães com Norton Matos:
14 Jogos: 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas (19-15 golos) – 21 Pontos

Vit. Guimarães com Manuel Cajuda:
14 Jogos: 9 vitórias, 3 empates e 2 derrotas (22-4 golos) – 30 Pontos

Fotos: Hugo Santos

4 comentários:

Bruno Pinto disse...

As assistências registadas no D.Afonso Henriques e o apoio que também consegue fora de portas, faz do Vitória de Guimarães um clube quase à parte no panorama nacional, sendo talvez o quarto maior clube português. Faz falta à 1ª Liga e oxalá alcance a almejada subida de divisão. O futebol português agradece. Já agora, que suba também o Leixões, outro grande e histórico emblema nacional.

Anónimo disse...

leixões e v.guimarães á liga bwin.....JÁ.....só espero que em caso de subida dos 2 a massa adepta dos 2 clubes continuem em massa a ir aos jogos pois isso só favorece oa liga portuguesa!!!!
casos como e ESTRELA E LEIRIA.....são uma vergonha com 200-300-pessoas nas bancadas!!!!

HugoJardim disse...

Ewste' blog ta mesmo fiche, convido a visitar o meu blog, http://match-up.blogspot.com

PSousa disse...

Meu amigo, as vezes um treinador que vem apanha uma equipa que estava em cosntrutação e com alguns jogadores novos e depois é só moldar, mas por vezes acontece o contrário e nesse aspecto cajuda soube tirar partido disso, tenho pena que no beira-Mar não tenha conseguido o mesmo...por isso não por aqui que revejo valor no Cajuda, até porque já fez bons trabalhos num clube e péssimos em outros e bem recentes.

Abraço