quarta-feira, 16 de maio de 2007

Andebol: Bairro de Janeiro mantém-se na II Divisão

Fruto da vitória sobre o Olhanenses (32-26), no último sábado, o conjunto da Amadora assegurou a manutenção no Campeonato Nacional da II Divisão.
Com cerca de duas décadas de existência no clube, a equipa de andebol do Bairro de Janeiro conseguiu atingir o objectivo, previamente traçado, da permanência no segundo escalão luso. “O balanço da época é positivo. Acabámos por garantir a manutenção na divisão secundária. Com a reformulação da Federação, juntando as I e II divisões, acabamos por estar na II Divisão da Federação, o que já é muito bom para nós”, refere Vasco Reis, responsável técnico pela turma amadorense há seis anos.
Mas para além do bom desempenho no Campeonato, o Bairro de Janeiro conseguiu igualmente realizar uma boa prestação na Taça de Portugal, prova em que caiu somente nos oitavos-de-final, aos pés do Benfica. O técnico, de 47 anos, que já representou o clube também na condição de jogador, regozija-se também pela boa prestação dos seus pupilos nesta competição: “Foi um prémio para os próprios jogadores. Só que depois há coisas mais importantes… Cada vez que chegamos mais longe, começa a ser mais caro. Por isso, chegámos à fase ideal.”
Na próxima temporada Vasco Reis irá, ao que tudo indica, continuar a ser o timoneiro deste emblema da Amadora e afirma que a meta “continua a passar pela manutenção. O Campeonato da I Divisão passa a ser quase inatingível, porque é preciso um orçamento muito grande.”
Esta ambição moderada da colectividade verifica-se pelo facto de, à semelhança da maioria dos clubes portugueses, também se debater com dificuldades de ordem financeira. “As despesas são muitas e o movimento associativo sofre, neste momento, grandes dificuldades económicas. Estamos aqui por carolice, porque a pagar não tínhamos condições para estar aqui”, explica Luís Benedito, presidente do Bairro de Janeiro.

JAIME SEITA: "SE O GRUPO SE MANTIVER VOU CONTINUAR"

Jaime Seita é o jogador mais experiente da equipa. O ponta-direita, cunhado do conhecido futebolista internacional português Jorge Andrade, começou o seu percurso na modalidade no emblema que agora traz ao peito, mas já chegou a actuar no principal escalão nacional, representando o Boa-Hora, como semi-profissional. Igualmente com esse estatuto, vestiu as cores do Caramão da Ajuda. Jaime Seita representou ainda o Benfica (juvenis e juniores) e o Odivelas. No Bairro de Janeiro cumpre a sua terceira passagem (uma nos escalões de formação e duas enquanto sénior).
Se no plano colectivo os objectivos foram plenamente cumpridos esta época, será que individualmente o jogador correspondeu às expectativas que tinha? “Sim. No início senti algumas dificuldades, porque tive umas lesões, mas depois fui ganhando ritmo…”, responde o andebolista, autor de cinco golos na derradeira partida.
Aos 37 anos, Jaime Seita revela uma enorme paixão pela prática da modalidade e afirma que sente vontade de jogar “até as pernas deixarem”. Será que ainda o veremos a actuar no próximo ano? “Se o grupo se mantiver, vou continuar”, confessa o ‘camisola 4’ amadorense.
Caso contrário, Jaime Seita irá continuar no andebol, exercendo a função de árbitro, que, neste momento, acumula com a de jogador. O objectivo neste papel passa por “subir ao nacional”, algo que pode concretizar-se rapidamente: “Se na próxima época não jogar, subo ao nacional, de certeza absoluta. Não posso chegar a árbitro internacional, devido à idade, mas pretendo fazer umas coisas bonitas na arbitragem.”
Por curiosidade, o Rola a Bola quis saber se o número utilizado pelo andebolista se devia ao facto de ser o mesmo que o seu familiar veste na Selecção Nacional de futebol. “Não! Este sempre foi o meu número desde pequenino. O meu cunhado nem queria esse número, queria o 14, só que o Scolari impôs-lhe o 4”, finaliza Jaime Seita.

CLUBE RECREATIVO DO BAIRRO DE JANEIRO

Presidente: Luís Benedito
Treinador: Vasco Reis
Seccionista: Sandra



Plantel:

2 - António Vieira; 3 – Luís Pires; 4 - Jaime Seita; 5 – Ludgero Reis;
6 – Daniel Caeiro; 7 – Pedro Nuno; 8 – Paulo; 9 – André Pimparel;
10 – Pipa; 11 – Jorge Abreu; 12 – Mauro Zagalo; 13 – João Cidra;
14 – Tiago; 15 – Marco Candeias; 16 – Chuinga Júnior (g.r.);
17 – Luís Varela; 18 – Miguel; 19 – Kikas (g.r.);
20 – Chuinga (g.r.); 21 – Mário; 22 – Casanova.

15 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo!! adorei sua matéria!! muito legal abordar o que muitas vezes está ignorado pela grande mídia!! parabens cara!!

Um grande abraço e até mais amigo!!

miltinho disse...

es o maior amigo jaime passaste ao lado de uma grande carreira ( o 50 k vai pra alges ) lol a serio es um amigao espectacular e mereces agora vais comecar a roubar os outros arbitro ladrao lol lol

Anónimo disse...

Parabéns ao Bairro de Janeiro que tem uma equipa muito interessante (tive oportunidade de a ver em acção na Luz) e forte abraço ao meu amigo Jaime pela bonita carreira no andebol.
As pernas são importantes mas a paixão é que nos faz correr.

Jaime Seita disse...

Queria desde já agradecer ao Pedro Barata por esta entrevista. Pela divulgação da modalidade e pricinpalmente por falar dos clubes amadores que não merecem qualquer comentário por parte dos média...com muita pena minha.

Anónimo disse...

Quero aproveitar o agradecimento feito pelo meu colega da equipa e fazer das palavras dele as minhas.
São gestos destes que nos motivam a continuar, a representar clubes que atravessam, infelizmente, imensas dificuldades financeiras. No fim, todo o espirito de equipa, toda a camaradagem dentro e fora do campo acaba por dar um saldo positivo.

Quero também deixar um grande abraço ao meu colega de posição (ele é direita eu sou esquerda, mas ambos fazemos piscinas para caraças!). Lembro-me perfeitamente de ser infantil e iniciado e de te ver jogar e pensar que eras um adversario que eu não gostaria de apanhar pela frente. Quis o destino que acabasse por jogar a teu lado e ainda bem, pois assim tive a oportunidade de aprender e de ficar a conhecer uma pessoa que é um exemplo, dentro e fora do campo (cof cof). Com 30, 40 ou 50 anos serás sempre alguem que terá algo a a ensinar e a partilhar. Hoje e sempre Bairro Janeiro.

Anónimo disse...

Quero deixar um abraço amigo ao Clube Bairro Janeiro, ao seu treinador e ao meu grande amigo e colega de arbitragem Jaime Seita com o qual tive o prazer de apitar alguns jogos...é bom ver esta modalidade divulgada porque o andebol continua vivo...
Que continue a vossa paixão por esta modalidade.

Unknown disse...

Ganda Jaiminho!
Boa cunhado, velhos são os trapos... continua a fazer o k gostas e mostra à chavalada nova como é!
Um Abraço!
Francisco

Anónimo disse...

Não queria deixar passar esta oportunidade de agradecer ao autor do blog por esta interessante reportagem e pela participação dos entrevistados em divulgar o andebol - essa bela modalidade. Mesmo não actuando no escalão principal, é possível ver que há clubes que apoiam o desporto amador (apesar das dificuldades) e onde há atletas que jogam por paixão pelo andebol. Parabéns a todos. Um grande abraço aos meus colegas do Bairro e um obrigado especial ao Jaime pela inspiração.

Anónimo disse...

como antigo praticante,treinador(onde aliás começei á 26 anos atrás e como treinadeiro do jaime) queria deixar aqi os parabéns a quem deu voz e visibilidade a estes feitos do Jaime e do CRBJ.
Se o Bairro não tem dentro deste esforço que fazem criem uma pág. do CRBJ,se já teem peço desculpa pela minha igorãncia.Continuem,UNIDOS PELO CRBJ-BANZAI,BANZAI,BANZAI

Anónimo disse...

Por acaso já temos!

Aqui fica para os interessados: http://crbj.pt.vu

Obrigado a todos os que apoiam directa e indirectamente o Bairro Janeiro!

Anónimo disse...

Boa primo!!!! Vejo que continuas em forma ou não fosses tu um Seitanas! Lol.
Ainda me lembro quando assistia aos teus jogos no Benfica, como o tempo passa.
Beijocas da prima.

Anónimo disse...

Pois depois de tanto apoio teu, ja ca faltava o meu...Sei que fazes o que gostas nesse clube onde passava eu as tardes e algumas noites a ver a minha irmã jogar...tenho pena de não te acompanhar nos jogos mas qualquer dia faço-te uma surpresa.Um abraço da ovelha negra da familia...hehehehe!!!!

ANDEBOL GDR disse...

Parabéns ao Bairro Janeiro! Principalmente ao Vasco que ele bem merece pelo trabalho que tem feito!
Um abraço
JS/Runa

Anónimo disse...

E para terminar só cá falta o meu comentário.
Aproveito esta oportunidade para agradecer ao Vasco e todo o CRBJ a oportunidade de marcar golos ( e não foram poucos ) por este clube q tanto merece.
Desejo vos muita sorte e que o sucesso vos acompanhe para sempre

Luis Cabral disse...

Parabens Jaime e CRBJ, já agora aproveito para mandar um grande abraço ao meu ex-treinador Luis Duque.