sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Taça UEFA: Sorteio desfavorável aos clubes portugueses


As equipas portugueses conheceram esta sexta-feira os seus adversários na 1.ª eliminatória da Taça UEFA. Com excepção do Braga, que face ao estatuto de cabeça de série 'apanhou' um opositor mais acessível, o Hammarby (Suécia), todos os outros emblemas lusos se podem queixar de falta de sorte no escrutínio. Belenenenses, Paços de Ferreira e União de Leiria terão pela frente Bayern Munique (Alemanha), AZ Alkmaar (Holanda) e Bayer Leverkusen (Alemanha), respectivamente, ou seja conjuntos de nomeada no futebol do 'Velho Continente'.
Os jogos da 1.ª eliminatória irão realizar-se a 20 de Setembro e a 4 de Outubro.

OS CONFRONTOS

HAMMARBY - BRAGA

Os arsenalistas são claramente favoritos neste duelo com os nórdicos. Além da maior valia técnica que o adversário, a maior experiência europeia adquirida recentemente pelos minhotos também deverá fazer pender a balança para o seu lado. Não creio que o actual oitavo classificado (em 14 equipas) do campeonato sueco possa ser opositor à altura do Braga.

BAYER LEVERKUSEN - UNIÃO LEIRIA
Missão complicada para a União de Leiria, mas não impossível. Os germânicos são um nome com expressão no panorama internacional, porém estão longe do fulgor de outros tempos. Actualmente, o Bayer Leverkusen ocupa o sétimo lugar da Bundesliga, com uma vitória, um empate e uma derrota. Será extremamente difícil os homens do Lis seguirem em frente, mas o jogo acontece dentro do campo.

PAÇOS FERREIRA - AZ ALKMAAR

Treinado por Van Gaal, o conjunto holandês está em ascensão no futebol holandês e europeu. O ano passado, o AZ lutou pelo título do seu país até à derradeira jornada, entrando nesse ronda na liderança da prova, e tem feito boas carreiras na Taça UEFA nos últimos anos. Em princípio, a estreia dos pacenses nas lides europeias deverá quedar-se pela ronda inicial.

BAYERN MUNIQUE - BELENENSES

Tendo perdido o título germânico e ficado arredado de um lugar que permitisse entrar na 'Champions', os bávaros apostaram forte no mercado para esta temporada. O médio-ofensivo Ribery e os pontas-de-lança Luca Toni e Klose foram contratações sonantes e já produzem efeitos. O Bayern já lidera a Bundesliga e já conquistou a Taça da Liga alemã. Calhou a 'fava' ao Belenenses neste regresso aos palcos europeus, já que, em meu entender, os homens de Munique são os principais candidatos à conquista do troféu.

DUELO DE PORTUGUESES

O sorteio desta sexta-feira ditou que dois futebolistas lusos a representar equipas estrangeiras sejam adversários. Ricardo Rocha (Tottenham) irá medir forças com Luís Loureiro (Anorthosis).
Quanto aos restantes emigrantes têm, no geral, tarefas fáceis no planto teório. Vaz Té (Bolton) defrontará os macedónios do Rabotnicki. O Basileira, do extremo Carlitos, terá como opositor os bósnios do Sarajevo. O trio 'colchonero' composto por Zé Castro, Maniche e Simão tem pela frente os turcos do Erciyesspor. Por sua vez, o técnico José Peseiro jogará diante dos eslovacos do Artmedia.
Por definir está ainda a presença de Duda (Sevilha) ou Geraldo e Manu (AEK Atenas). Quem sair derrotado da pré-eliminatória da Liga dos Campeões irá encontrar o Salzburgo, de Giovanni Trapattoni.

Foto: Hugo Santos

2 comentários:

Bruno Pinto disse...

Péssimo sorteio para as equipas portuguesas, só o Braga seguirá em frente. Lá vai o nosso coeficiente descer a pique e qualquer dia veremos o número de equipas ser reduzido...

Abraço

Gerson Sicca disse...

Pedro, parabéns pelo blog, é muito legal.
Vou linkar o teu endereço
Abraço