quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Liga dos Campeões: Benfica vence em Copenhaga e garante entrada na fase de grupos

Depois da vitória por 2-1, em Lisboa, com dois golos de Rui Costa, os 'encarnados' voltaram a triunfar na capital dinamarquesa, desta feita pela margem mínima, fruto de um tento do grego Katsouranis.
Sem contar com Luisão, Camacho voltou a apostar no jovem Miguel Vítor no centro da defesa e estreou o argentino Di Maria.
Os portugueses tiveram uma começo de partida difícil e contaram com alguma dose de sorte pelo seu lado. Tal como Solbakken, técnico dos nórdicos, havia garantido, o FC Copenhaga caiu em cima do Benfica, espalhando, em algumas situações, o pânico no último reduto luso.
Um pouco contra a corrente do jogo, os 'encarnados' adiantaram-se no marcador, aos 17 minutos. Rui Costa cobrou um livre para o interior da área dinamarquesa, Cardozo ganhou o lance no ar e desviou para Nuno Gomes, e este, também de cabeça, assistiu Katsouranis, que se antecipiou a um defensor nórdico e fez o 1-0.
O FC Copenhaga acusou o tento sofrido e o Benfica jogou alguns minutos no meio terreno adversário. Contudo, nos derradeiros 15 minutos da etapa inicial, os dinamarqueses voltaram a pressionar o sector mais recuado dos portugueses, tendo inclusive enviado uma bola ao poste da baliza de Quim.
Na segunda metade, o jogo foi diferente. Os 'encarnados' foram uma equipa mais compacta e voluntariosa. Os pupilos de Camacho conseguiram ter um maior controlo na posse de bola e jogaram mais no meio-campo do antagonista, sem, contudo, criar grandes situações para marcar. Porém, ficou sempre a ideia de que o Benfica tinha a contenda controlada. Apenas nos últimos minutos o FC Copenhaga conseguiu aproximar-se mais da zona defensiva lusa, mas sem criar sobressaltos de maior.
Em termos individuais, Miguel Vítor, Katsouranis, Leo e Petit foram os elementos com maior rendimento no conjunto português. Di Maria mostrou ter bons pés, mas parece ainda distante da forma ideal.
O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões terá lugar esta quinta-feira, no Mónaco, e mais uma vez o futebol nacional será representado por três emblemas: Porto, Sporting e Benfica. 'Dragões' e 'águias' estarão no pote 2, enquanto os 'leões' ocuparão o terceiro dos quatro potes de oito equipas.

O DOCE SABOR DINAMARQUÊS
O Benfica mediu forças por 14 vezes com equipas da Dinamarca. Nesses encontros, o domínio dos encarmados' é avassalador: 12 vitórias, dois empates e 29-7 em golos. Curiosamente as duas igualdades foram nulos e registaram-se sempre que o primeiro jogo do duplo confronto teve lugar em solo nórdico.

Todos os duelos:

1960/1961 Taça dos Campeões - Aarhus 3-1 (c) e 4-1 (f)
1969/1970 Taça dos Campeões - KB Copenhaga * 2-0 (c) e 3-2 (f)
1974/1975 Taça das Taças – Vanlsose 4-0 (c) e 4-1 (f)
1977/1978 Taça dos Campeões - B 1903* 1-0 (c) e 1-0 (f)
1987/1988 Taça dos Campeões – Aarhus 0-0 (f) e 1-0 (c)
2006/2007 Liga dos Campeões - FC Copenhaga 0-0 (f) e 3-1 (c)
2007/2008 Liga dos Campeões – FC Copenhaga 2-1 (c) e 1-0 (f)

* KB Copenhaga e B 1903 fundiram-se, surgindo o FC Copenhaga, em 1992

Fotos: Hugo Santos

3 comentários:

Anónimo disse...

Fico feliz por termos 3 equipas na liga dos campeões. No entanto o benfica nao me convenceu. O jogo foi muito mau de se ver. A jogar assim nao vamos lá.

Anónimo disse...

Jogo sofrido, com alguma sorte do lado da equipa encarnada mas com uma vitória justa. Excelente golo de equipa apontado por Katsouranis.
O jovem Miguel Victor promete continuar a surpreender.

Agora é continuar a trabalhar para que os bons resultados aconteçam.

Nuno disse...

Tenho que felicitar o Benfica pelo resultado alcançado. Embora o Benfica, especialmente na primeira parte, tenho tido a estrelinha da sorte do seu lado, parece-me que o resultado final foi justo. Assim, e pelo segundo ano consecutivo, Portugal tem três equipas na Liga dos Campeões (Sporting CP, FC Porto e SL Benfica).

Um abraço,
Nuno.