quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Supertaça: Breve antevisão e historial das equipas

Este sábado, Porto, campeão nacional, e Sporting, vencedor da Taça de Portugal, discutirão a conquista da Supertaça, primeiro troféu oficial da temporada.
Curiosamente, este clássico colocará frente-a-frente os dois emblemas com mais sucesso na competição. No entanto, e não obstante os títulos dos clubes que representam, Jesualdo Ferreira e Paulo Bento ainda não venceram a prova. O Estádio Municipal de Leiria será o palco deste embate, no qual um dos treinadores vai ter o prazer de saborear uma conquista inédita na carreira.
À partida, e tendo como base os resultados de pré-época, alguns podem apontar algum favoritismo ao Porto. No entanto, clássico é clássico e penso que não se pode falar em favoritos. Tudo pode acontecer, e o que prevejo é que o 4-3-3 dos ‘dragões’ e o 4-4-2 losango dos ‘leões’ se equilibrem no relvado da cidade do Lis.
Não faço uma previsão relativamente ao vencedor do prélio, mas antevejo um jogo bastante competitivo e onde os golos não deverão abundar. Aliás, o meu prognóstico é mesmo de 1-0 para qualquer um dos lados.
Sábado saber-se-á se foi Paulo Bento ou Jesualdo Ferreira a adicionar um novo título ao currículo.

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Equipas prováveis:
Porto – Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile; Paulo Assunção, Raul Meireles e Leandro Lima; Quaresma, Lisandro e Adriano.
Outros convocados: Nuno, João Paulo, Cech, Bolatti, Kazmierckzak, Mariano Gonzalez, Tarik e Edgar.
Sporting – Stojkovic; Abel, Tonel, Polga e Ronny; Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Derlei e Liedson.
Outros convocados: Tiago, Pedro Silva, Gladstone, Adrien Silva, Farnerud, Vukceviv e Yannick.

HISTORIAL DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Os ‘azuis-e-brancos’ são os reis da Supertaça: mais participações e mais títulos. O Porto disputou 22 vezes a prova, tendo conquistado o troféu em 15 ocasiões (nove contra o Benfica e uma diante de Estrela da Amadora, Beira-Mar, Braga, Boavista, União de Leiria e Vit.Setúbal) e perdido em sete (três para o Boavista, duas para o Sporting e uma para o Benfica e Vit. Guimarães). A última conquista desta competição pelo Porto ocorreu no ano passado, quando os ‘dragões’ golearam o Vit. Setúbal por 3-0.

HISTORIAL DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
O emblema leonino é o segundo melhor no que concerne a vitórias nesta competição, sendo apenas ultrapassado pelo seu adversário de sábado. Tendo menos participações que o Benfica, o Sporting ergueu mais um troféu que o seu ‘eterno rival’. O conjunto leonino discutiu seis vezes a conquista Supertaça, tendo conquistado cinco títulos (dois perante o Porto e um frente a Benfica, Braga e Leixões) e perdido numa ocasião (diante do Benfica). O derradeiro triunfo leonino foi carimbado com um dos resultados mais expressivos da competição, 5-1, e o opositor foi o Leixões, em 2002.

SPORTING NÃO PERDE COM O PORTO

Os dois conjuntos lutaram pela conquista da competição em 1995 e 2000. O resultado foi sempre o mesmo: vitória do Sporting no terceiro jogo (na época a prova era realizada a duas mãos). Não deixa de ser curioso que o Porto, não obstante ser o detentor de mais Supertaças, nunca tenha levado de vencido o conjunto de Alvalade.
1995
Sporting-Porto, 0-0 (Alvalade)
Porto-Sporting, 2-2 (Antas)
Sporting- Porto, 3-0 (Paris)
2000
Porto-Sporting, 1-1 (Antas)
Sporting-Porto, 0-0 (Alvalade)
Sporting-Porto, 1-0 (Coimbra)

Fotos: Hugo Santos

Sem comentários: