quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Liga dos Campeões: Grupos e breve antevisão dos agrupamentos que têm clubes portugueses


Foi hoje realizado o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. Porto, Benfica e Sporting já conhecem, assim, os opositores nesta etapa da prova. A primeira jornada está marcada para os dias 18 e 19 de Setembro.

OS OITO GRUPOS

GRUPO A: Liverpool (Ing.), PORTO, Marselha (Fra.) e Besiktas (Tur.).
Na minha óptica, o Porto foi o emblema luso mais bafejado pela sorte neste sorteio. O Liverpool, finalista vencido da última edição, é uma das mais fortes formações do futebol europeu, mas o Marselha - a desiludir em França - e o Besiktas não deverão ser adversários à altura dos campeões nacionais. Apesar de os portugueses poderem lutar pela vitória no grupo, penso que os ingleses são os favoritos. Não acredito que o segundo lugar, no mínimo - e consequente apuramento -, fuja aos 'dragões'.
Calendário do Porto:
Porto - Liverpool (18 Set.)
Besiktas - Porto (03 Out.)
Marselha - Porto (24 Out.)
Porto - Marselha (6 Nov.)
Liverpool - Porto (28 Nov.)
Porto - Besiktas (11 Dez.)

GRUPO D: Milão (Itá.), BENFICA, Celtic (Esc.) e Shakhtar Donetsk (Ucr.).
Os milaneses, actuais campeões europeus, são claramente a formação mais forte do agrupamento. Na minha opinião, o primeiro lugar do grupo dificilmente fugirá aos transalpinos. Antevejo que os restantes três conjuntos lutarão pelo segundo lugar, sendo que, nesse contexto, o Benfica parece-me mais forte que os outros dois adversários.
Calendário do Benfica:
Milão - Benfica (18 Set.)
Benfica - Shakhtar (3 Out.)
Benfica - Celtic (24 Out.)
Celtic - Benfica (6 Nov.)
Benfica - Milão (28 Nov.)
Shakhtar - Benfica (4 Dez.)

GRUPO E: Manchester United (Ing.), Roma (Itá.), SPORTING e Dínamo Kiev (Ucr.)
Se o Porto foi o emblema português com mais felicidade no sorteio, o Sporting, pelo contrário, foi o mais azarado. Colocado no terceiro pote, o conjunto de Alvalade teria sempre uma missão complicada, mas o escrutínio poderia ter sido ligeiramente mais favorável. Manchester United e Roma são equipas muito poderosas, pelo que uma tarefa bastante árdua espera o Sporting. Não querendo ser profeta da desgraça, penso que dificilmente os 'leões' chegarão aos oitavos-de-final. Um lugar na Taça UEFA até poderá ser bom...
Calendário do Sporting:
Sporting - Manchester United (19 Set.)
Dínamo Kiev - Sporting (2 Out.)
Roma - Sporting (23 Out.)
Sporting - Roma (7 Nov.)
Manchester United - Sporting (27 Nov.)
Sporting - Dínamo Kiev (12 Dez.)

Grupo B: Chelsea (Ing.), Valência (Esp.), Schalke 04 (Ale.) e Rosenborg (Nor.)
Grupo C: Real Madrid (Esp.), Werder Bremen, (Ale.), Lazio (Itá.) e Olympiacos (Gré.)
Grupo E: Barcelona (Esp.), Lyon (Fra.), Estugarda (Ale.) e Glasgow Rangers (Esc.)
Grupo G: Inter Milão (Itá.), PSV Eindhoven (Hol.), CSKA Moscovo (Rús.) e Fenerbahçe (Tur.)
Grupo H: Arsenal (Ing.), Sevilha (Esp.)/AEK Atenas (Gré.), Steaua Bucareste (Rom.) e Slavia Praga (Che.)

1 comentário:

Bruno Pinto disse...

Penso que o FC Porto teve o sorteio mais favorável e o Sporting aquele que terá maiores dificuldades. No entanto, a diferença não é assim tão significativa. Liverpool, Milan e M.United são equivalentes, pois o Liverpool na Champions é o que se sabe e até começou a Premier League melhor que o United. A Roma parece-me um oponente forte, mas se o Sporting quer finalmente fazer algo de relevante na Europa tem de ser capaz de se superiorizar à Roma. Entre Celtic e marselha não há grandes diferenças. Depois o Shakhtar é o mais forte do pote 4 e o Kiev o menos forte. O Besiktas em casa é infernal e eu antes do sorteio havia dito que dispensava turcos e gregos... Estou optimista, penso que vão passar os três...