segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Pré-época: Benfica conquista Guadiana e Porto vence em Roterdão

TORNEIO INTERNACIONAL DO GUADIANA

Os 'encarnados' triunfaram este domingo, pela segunda vez, no torneio algarvio. Este ano, a prova contou ainda com as presenças do Sporting, vencedor das últimas duas edições, e dos espanhóis do Bétis, nova equipa de Ricardo, guardião da Selecção Nacional.
Não foi um torneio com grande espectacularidade e o derradeiro encontro, o 'derby' lisboeta, foi mesmo o melhor dos três realizados em Vila Real de Santo António.
Depois de ambos terem empatado com o Bétis (o Benfica sem golos, o Sporting a uma bola), os 'eternos rivais' da capital discutiam, numa autêntica final, a conquista do troféu.
Num desafio equilibrado, em que ambos os contendores usaram o 4X4X2 em losango, os 'leões' mostraram ser uma equipa mais rotinada, enquanto que as 'águias', desfalcadas de vários elementos, foram, contudo, o conjunto que criou mais oportunidades flagrantes para marcar. Neste particular, há a destacar duas boas situações criadas por Bergessio, ambas no interior da área 'verde-e-branca', às quais Stojkovic correspondeu com excelentes intervenções.
O Sporting foi uma equipa mais desenvolta e com melhor ligação entre os sectores, ao passo que o Benfica via morrer muito jogo no último terço do campo. A substituição de Mantorras por Fábio Coentrão, nos derradeiros 18 minutos, acabaria por ser determinante para o resultado, pois os 'encarnados' passaram a conseguir reter mais a bola em zona ofensiva. Foi, precisamente, de uma falta sobre o ex-Rio Ave que nasceu o golo da formação da Luz. Manuel Fernandes, considerado o melhor jogador do torneio, cobrou o livre para a cabeça de David Luiz e a bola só parou no fundo das malhas de Stojkovic. Estavam decorridos 79 minutos e os pupilos de Fernando Santos ganhariam a vantagem que lhes permitiu conquistar o troféu.

Resultados

Benfica - Bétis, 0-0
Sporting - Bétis, 1-1
Benfica - Sporting, 1-0

Classificação

1.º BENFICA 4 pontos (1-0 golos)
2.º Bétis 2 pontos (1-1 golos)
3.º Sporting 1 ponto (1-2 golos)

TORNEIO DE ROTERDÃO

O Porto conquistou o segundo troféu internacional da pré-temporada. Depois do triunfo em Bergamo (Itália) na prova do centenário da Atalanta, os 'dragões' voltaram a erguer um troféu, desta feita em terras holandesas.
Com um nulo frente ao Feyenoord, equipa da casa, os 'azuis-e-francos' necessitavam de bater os chineses do Shanghai Shenhua por três bolas de diferença e esperar que o Liverpool não vencesse a equipa anfitriã. Foi mesmo isso que aconteceu: o Porto ganhou aos asiáticos por 3-0 e os 'reds' não foram além de um empate a um golo frente aos holandeses.
Tal como no Bessa, na semana anterior, Tarik e Leandro Lima voltaram a estar em plano de evidência. O marroquino apontou o primeiro tento dos portugueses e o jovem brasileiro bisou e estabaleceu os números finais.
De referir que os dois últimos reforços para Jesualdo Ferreira se estrearam em Roterdão. O avançado argentino Farías actuou 15 minutos diante do Feyenoord e saiu lesionado perto da meia-hora do jogo deste domingo. Por sua vez, o central sérvio Stepanov alinhou os 90 minutos e esteve em bom plano.

Resultados


Shanghai Shenhua - Liverpool, 0-2
Feyenoord - Porto, 0-0
Shanghai Shenhua - Porto, 0-3
Feyenoord - Liverpool, 1-1

Classificação


1.º PORTO 4 pontos (3-0 golos)
2.º Liverpool 4 pontos (3-1 golos)
3.º Feyenoord 2 pontos (1-1 golos)
4.º Shanghai Shenhua 0 pontos (0-5 golos)

Fotos: Hugo Santos

Sem comentários: