sábado, 11 de agosto de 2007

Supertaça: Tiro de Izmailov dá troféu ao Sporting

Não há duas sem três. Esta é uma máxima que pode aplicar-se eo encontro deste sábado entre 'leões' e 'dragões'. Nos dois duelos anteriores entre os dois conjuntos nesta competição, a formação leonina arrecadou sempre a Supertaça e, desta feita, voltou a fazê-lo.
Confirmou-se o cenário que havia traçado na minha antevisão ao prélio: competitividade, luta a meio-campo e resultado de 1-0. O único tento da partida acabou por sair de um momento de inspiração de uma individualidade. O russo Izmailov, assistido por Miguel Veloso, desferiu um remate do 'meio da rua' pleno de força e colocação e bateu Helton, aos 75 minutos, dando, assim, o triunfo ao Sporting.
Paulo Bento jogou no seu esquema de eleição, o 4-4-2, elegendo um 'onze' com quatro caras novas: Stojkovic, Pedro Silva (este apareceu surpreendentemente como lateral-esquerdo), Izmailov e Derlei.
Por sua vez, Jesualdo Ferreira também utilizou o sistema táctico habitual, o 4-3-3, mas com três médios de características defensivas, entrando Cech para o meio-campo. Lucho, ainda em fase de início de trabalho, teria sido uma peça importante no Porto, pois é um jogador com maior propensão ofensiva. Talvez o 'professor' devesse ter arriscado mais, pelo menos, no decurso da partida.
Os 'azuis-e-brancos' tiveram alguma falta de sorte, uma vez que colocaram duas bolas no ferro da baliza leonina (Quaresma, aos 17' e Kazmierckzak, aos 82') e podem também queixar-se de uma grande penalidade que ficou por assinalar, quando Tonel, aos 55 minutos, falhou um alívio de cabeça e cortou o lance com o braço no interior da área do Sporting.

PORTO - SPORTING, 0-1
Estádio Dr. Magalhães Pessoa (Leiria)
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Porto - Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile; Raul Meireles (Mariano Gonzalez, 78'), Paulo Assunção (Leandro Lima, 83') e Cech (Kazmierckzak, 74'); Lisandro Lopez, Quaresma e Adriano.
Treinador: Jesualdo Ferreira
Sporting - Stojkovic; Abel, Tonel, Polga e Pedro Silva (Ronny, 10'); Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli (Yannick, 86'); Derlei (Gladstone, 86') e Liedson.
Treinador: Paulo Bento
Ao intervalo: 0-0
Marcador: 0-1, Izmailov (75')
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Paulo Assunção, Pedro Emanuel, Mariano Gonzalez; Abel, Polga e Liedson.

PORTO CONTINUA DESTACADO NA LISTA DE VENCEDORES
Apesar da derrota na edição deste ano, o clube da 'Invicta' lidera com grande margem o ranking de conquistas da Supertaça. O Porto tem, aliás, mais vitórias (15) que os quatro outros clubes que venceram a prova juntos (14)
1.º PORTO 15 troféus
2.º Sporting 6
3.º Benfica 4
4.º Boavista 3
5.º Vit. Guimarães 1

PAULO BENTO INVENCÍVEL COM JESUALDO FERREIRA

Qualquer um dos técnicos que vencesse a partida deste sábado iria conquistar a prova pela primeira vez. Acabou por ser Paulo Bento a acrescentar a Supertaça ao seu currículo. Mas há uma curiosidade nos duelos entre os dois treinadores. Nas três vezes em que se defrontaram, Jesualdo Ferreira nunca conseguiu levar a melhor sobre o timoneiro do Sporting. Na época passada, as duas equipas empataram em Alvalade (1-1) e os 'leões' venceram no Dragão (1-0). Agora, Paulo Bento passa a registar duas vitórias e um empate nos confrontos com o 'professor'.

Fotos: Hugo Santos

3 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

os "leões" afiaram as garras e conquistaram a Supertaça 2007, mostrando no final um sorriso até às orelhas, tendo ficado provado que os jogadores orientados por Paulo Bento lavaram bem os dentes, ao contrário dos portistas, que não acataram as indicações de Jesualdo Ferreira, esquecendo-se desse hábito higiénico.

Anónimo disse...

3 ao poste também é motivo pra sorrir

Bruno Pinto disse...

Pedro, o jogo foi fraco, equilibrado do princípio ao fim, embora com um ligeiro ascendente do FC Porto, que conseguiu andar mais tempo perto da baliza leonina. O Sporting pouco mais fez que o magnífico golo de Izmailov, enquanto o FC Porto ainda enviou duas bolas ao poste e fez 2/3 cruzamentos que levaram relativo perigo.
O árbitro Bruno Paixão esteve mal ao não assinalar um penalty claro contra o Sporting, por mão de Tonel na área, prejudicando o FC Porto e tendo influência directa no resultado. Foi pena!

Abraço