domingo, 26 de agosto de 2007

Bwin Liga: Porto vence Sporting e comanda a par do Marítimo


Duas semanas depois, 'dragões' e 'leões' voltaram a medir forças, agora para o Campeonato. O resultado no 'placard' foi o mesmo do verificado na Supertaça (1-0), mas, desta feita, foram os pupilos de Jesualdo Ferreira que acabaram o jogo a sorrir, graças a um golo de Raul Meireles.
Num encontro que esteve longe de corresponder às expectativas, o Porto teve ligeiro ascendente durante praticamente todo o primeiro tempo. Raul Meireles, depois de boa jogada de Tarik, e Quaresma, num livre que levou a bola à trave da baliza de Stojkovic, estiveram perto de dar vantagem aos 'azuis-brancos'.
No segunda metade, a partida começou bem melhor. O jogo estava mais rápido e as duas equipas andavam mais próximo da baliza adversária. Até que ao minuto 53 aconteceu o momento-chave do prélio: Pedro Proença assinalou um livre indirecto no interior da área leonina, após Stojkovic ter agarrado uma bola cortada por Polga. Esteve mal o árbitro da partida, pois o defensor sportinguista não atrasou a bola deliberadamente para o seu guardião. Apesar de ter tido tempo para aliviar o esférico e não arriscar, o certo é que o guarda-redes sérvio não cometeu qualquer infracção. Do lance, nasceu o tento solitário da contenda. Raul Meireles recebeu o toque de Lucho e fuzilou as redes da formação de Alvalade.
A perder por 1-0, o Sporting tentou vir para a frente, mas apenas nos últimos minutos conseguiu dar um ar da sua graça. O Porto deu sempre sinal de ter o jogo controlado e, à segunda ronda, dispõe já de três pontos de vantagem sobre os 'leões' e quatro em relação ao Benfica.
Quem também merece nota de destaque nesta jornada é o Marítimo. Os insulares venceram no Bessa, por 2-0, e lideram a prova, em igualdade com os portistas.

2.ª JORNADA

Benfica – Vit. Guimarães, 0-0
Belenenses – Braga, 0-2 (César Peixoto, 24’ [g.p.] e Vandinho, 58’)
Académica – União Leiria, 1-1 (Joeano, 62' [g.p.]; João Paulo, 47')
Estrela Amadora – Naval, 3-1 (Cardoso, 42', Wagnão, 54' e Mateus, 62'; Marcelinho, 29')
Paços Ferreira – Leixões, 1-1 (Edson, 50'; Marco Cadete, 75')
Boavista – Marítimo, 0-2 (Kanu, 3' e 20')
Porto – Sporting, 1-0 (Raul Meireles, 53')
Vit. Setúbal - Nacional, 1-1 (Paulinho, 19'; Lipatin, 9')

Classificação

1.º MARÍTIMO 6 pontos
2.º Porto 6
3.º Estrela Amadora 4
4.º Sporting 3
5.º Braga 3
6.º Leixões 2
7.º Vit. Setúbal 2
8.º Benfica 2
9.º União Leiria 2
10.º Vit. Guimarães 2
11.º Nacional 2
12.º Paços Ferreira 1
13.º Naval 1
14.º Belenenses 1
15.º Boavista 1
16.º Académica 1

Foto: Hugo Santos

4 comentários:

Bruno Pinto disse...

!!!! Foi um atraso claro de bola, foi feito o corte com o intuito de a endoçar a um colega mais atrasado, lance inequívoco, na minha opinião. De resto, o FC Porto foi globalmente melhor e venceu bem.

Abraço.

Anónimo disse...

Ouvi o Sr. Jorge Coroado criticar profundamente esta decisão, de tal maneira que percebi o porquê do futebol português não ter crédito pretendido. Fala-se demais e muitos não sabem do que falam. Tal como árbitro do jogo, Pedro Proença, referiu a lei é clara e o atraso só não o quer ver quem não quer mesmo ver, porque o jogador atrasa a bola para o guarda-redes que a agarra!!!
O Sr. Jorge Coroado referiu ainda que o jogador deve estar em plena posse de bola para ser considerado um atraso. Não entendo o que pretende dizer com posse de bola porque para se fazer aquele atraso no momento em que toca na bola eu considero que está em posse da mesma.
Se uma bola está entre dois jogadores (um defesa e um avançado) e logo não é da posse de ninguém e o primeiro a chegar à bola é o defesa que com um só toque atrasa para o seu guarda-redes não é um atraso?!!! Acho que se complica o que é óbvio, típico da gentinha que pretende protagonismo.

Nuno disse...

O lance até pode ser discutível, mas não me parece que possa servir como desculpa para a derrota do Sporting. Além disso, mesmo que não fosse considerado um atraso, em caso de dúvida, o melhor é chutar a bola para o mais longe possível e o guarda-redes teve mais do que tempo suficiente para o fazer! Não o fez, resolveu apanhar a bola e o árbitro considerou falta. A partir daí, nada mais há a dizer, foi assim que o árbitro decidiu.

Para mim, existem lances mais polémicos neste jogo do que este possível atraso, nomeadamente a agressão clara (que passou impune) por parte de Quaresma...

Um abraço,
Nuno.

Anónimo disse...

A questão mais pertinente deveria ser a mísera qualidade de futebol apresentada pelas duas equipas.
Como é possível um espectador adormecer a ver um dos proclamados "jogo grande" da Liga Betadine?
Garantidamente que se eu pudesse ver ao vivo um jogo do campeonato inglês ou espanhol todas as semanas o faria. Pagava sim senhor mas via espectáculo, movimento, acção, seriedade, profissionalismo.
Cá... paga-se (e não é pouco) para dormir.
Onde é que os dirigentes estavam antes do 25 de Abril?