segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Opinião: Vieira perdeu o escudo...

Não tenho muito tempo para analisar a primeira jornada da Bwin Liga 2007-2008. Tenho por isso que ser bastante sucinto.
Começou então o campeonato 2007/2008 e o facto mais saliente da ronda inaugural é a primeira 'chicotada psicológica'. Fernando Santos foi vítima do 'chicote', fruto do empate do Benfica na ronda inaugural, ante o Leixões, e de algumas exibições de fraca qualidade.
Não sou um grande apreciador do engenheiro, no entanto, parece-me injusta e desadequada esta decisão do clube da Luz. A ter que ser demitido, Fernando Santos deveria ter abandonado o Benfica no final da época transacta e não depois da primeira jornada do campeonato. Ser despedido nesta altura parece-me mais uma atitude populista de Luís Filipe Vieira - visto o técnico não reunir a simpatia da massa adepta - como forma de limpar alguns dos erros por ele cometidos desde o início de época.
Com esta decisão, o presidente 'encarnado' perdeu o seu escudo de defesa. Se Fernando Santos era o alvo preferido das críticas dos adeptos, Vieira tomou agora o seu lugar. Se as coisas não correrem bem, pode ser ele o próximo a deixar a Luz...

8 comentários:

dezazucr disse...

antes tarde que nunca.
FS já foi tarde, mas era imperativo sair. Não digo que se lhe imputem as responsabilidades todas depois de lhe minarem a época durante o defeso, mas o facto de já o ano passado quando havia Simão, Miccoli e aragounis em forma nunca conseguiu dar mostras de bom trabalho, este ano então, sem eles sería muito pior.

Anónimo disse...

Olá Pedro,

Concordo plenamente com o teu comentário. Também não sou adepto de Fernando Santos, no entanto o treinador foi claramente alvo a abater para o Presidente dos encarnados poder livrar-se de males maiores. As decisões de Luis Filipe Vieira com certos despedimentos de pessoal qualificado e o facto de ter assumido uma política de contratações muito duvidosa, conferiu-lhe de facto um estatuto de pouca credibilidade.
Desiludiu-me quando Berardo atacou Rui Costa e ele nada fez para defender o jogador e mais desilude agora com atitudes claramente em prole da sua imagem e contra-Benfica. Para além disso o facto de este referir ultimamente que este plantel do Benfica é o melhor dos últimos 10 anos e um dos melhores de sempre, faz-me pensar que este sr. não deve entender muito de futebol e mais parece juntar-se a um bobo madeirense.
A contratação de Camacho no entanto pode revelar-se positiva dado que o treinador chega a uma casa conhecida e pode rejuvenescer mentalmente a equipa e dar-lhe novo fôlego. O que a acontecer será como já referi a "sorte" do Presidente encarnado.

Bruno Pinto disse...

Ora bons olhos te vejam novamente, Pedro! Espero que tenhas tido umas boas férias! Sobre o tema: o Fernando Santos chegou ao fim da linha, é um facto incontornável. O clima de desconfiança entre técnico e presidente era notório. Luís Filipe Vieira mentiu a Fernando Santos, não cumpriu a palavra que dá. Se o Vieira tivesse vergonha na cara demitia-se também. A instabilidade foi ele que a criou, até porque uma vitória e um empate não são motivo para rescisão do treinador. É uma forma de sacudir a água do capote. A planificação da época feita pelo Luís Filipe Vieira foi miserável!

Quanto a Camacho é um óptimo líder e um treinador razoável. Veremos se Vieira lhe dará o que não deu a Santos.

atribodofutebol disse...

Santos sem milagre

1. A primeira jornada da Bwin Liga trouxe a primeira meia-surpresa da prova: o empate do Benfica, no Bessa, frente ao recém-promovido Leixões e a consequente – e há muito anunciada – saída de Fernando Santos do comando técnico dos “encarnados”. Três anos depois de não ter resistido ao convite do Real Madrid, José António Camacho regressa a uma casa onde deixou saudades e onde terá a difícil tarefa de montar órfã do talento de Simão, Miccoli e até Karagounis e Manuel Fernandes. O espanhol conhece bem os cantos à Luz, mas do plantel que orientou entre 2002 e 2004 restam agora apenas cinco jogadores: Nuno Gomes, Petit, Mantorras, Luisão e Moreira.

Continua aqui
A Tribo do Futebol
Assinatura blogues

Nuno disse...

Eu não sou benfiquista, por isso a minha opinião pode ser tendenciosa, todavia, não me parece justa a posição tomada pelo presidente do Benfica. Foi uma falta de consideração gritante pelo Fernando Santos. Tal como dizes, Pedro, se o Fernando Santos tivesse que sair, que fosse no final da época passada, não no início desta, quando algum trabalho já foi feito.

Além disso, vem agora o Camacho, que vai ter que trabalhar com o que tem e não com o que poderia querer ter, condicionando, por isso, os seus resultados. Se algo correr mal, cabeças poderão rolar, a começar pela do Luis Filipe Vieira...

Um abraço,
Nuno.

Anónimo disse...

Bom post Pedro, o Vieira neste momento tenta desviar as atenções de si mesmo através de decisões para o povinho. O apito encarnado começa a fazer estragos.

Tiago Pinto disse...

Pedro, concordo plenamente contigo. esta medida de LFV é populista e, sinceramente, demonstra pouco conhecimento de futebol.

este homem fez imenso pelo benfica, institucionalmente, economicamente e mesmo desportivamente vai ser dificil alguém igualar o que ele fez, se tivermos em conta o estado do clube quando ele e vilarinho chegaram. mas esse bom trabalho e a credibilidade que lhe é conferida pelos adeptos parece estar a dar-lhe alguns tiques de ditador...

http://footballdependent.blogspot.com/

Anónimo disse...

Tenham calma , o glorioso s.l.benfica com tempo ira ter ao seu lugar que e o 1º.
mudar presidente ? como ? porquê!!!