sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Carlsberg Cup: Breve antevisão da II eliminatória


Este domingo joga-se a II eliminatória da Carlsberg Cup, juntando os oito apurados da ronda anterior aos oito últimos (incluindo os promovidos Leixões e Vit. Guimarães) da Bwin Liga. Os jogos têm lugar no reduto dos emblemas da Liga Vitalis.

JOGOS


Estoril – Estrela da Amadora (16 horas)
Prevêem-se enormes dificuldades para os amadorenses na deslocação à Amoreira. Não obstante ocupar um escalão acima, a equipa de Daúto está ainda longe de possuir o entrosamento ideal, fruto da entrada de diversos elementos novos. O Estoril tem também vários jogadores recém-chegados, mas parece denotar maior solidez que o seu antagonista nesta fase da temporada e vem empolgado de um triunfo sobre o Aves.
Confrontos recentes no palco do jogo:
Estoril – Estrela Amadora, 0-1 (Taça de Portugal, 27/10/2004)
Estoril - Estrela Amadora, 1-0 (particular, 28/07/2007)
Prognóstico: Jogo de tripla, em que a tendência da vitória recai no Estoril.

Penafiel – Marítimo (16 horas)
Os penafidelenses vêm moralizados pela passagem a esta ronda, obtida, nas grandes penalidades, em Barcelos. Para além disso, o facto de terem eliminado este opositor na Taça de Portugal da pretérita temporada também pode constituir fonte de motivação. Mas não será fácil ao Penafiel bater Marcos, pois tem pela frente um conjunto madeirense que realizou uma boa pré-temporada, tendo vencido inclusivamente um torneio internacional no Egipto. Aparentemente, os ‘verde-rubros’ estão mais fortes e ambiciosos do que na época transacta.
Confrontos recentes no palco do jogo:
Penafiel – Marítimo, 0-1 (Bwin Liga, 30/01/2005)
Penafiel-Marítimo, 1-0 (Taça de Portugal, 07/01/2007)
Prognóstico: Triunfo insular.

Portimonense – Naval
(17 horas)
Os algarvios conseguiram travar o Rio Ave na eliminatória anterior, causando talvez a maior surpresa da ronda inaugural. Agora, os pupilos de Luís Martins medirão forças com a Naval, conjunto que perdeu alguns jogadores influentes e não mostrou grandes argumentos na fase de preparação.
Confrontos recentes no palco do jogo:
Portimonense – Naval, 1-6 (Liga de Honra, 17/04/2005)
Prognóstico: Jogo de tripla.

Fátima – Académica (17 horas)
Os homens da cidade do santuário estrearam-se nas competições profissionais da melhor forma, vencendo categoricamente o Santa Clara. Agora, o adversário é mais traquejado e não vai ser fácil ao Fátima chegar às redes de Pedro Roma, até porque os ‘estudantes’ deixaram sinais positivos na pré-época.
Confrontos recentes no palco do jogo:
Não há.
Prognóstico: Vitória da Académica.

Gondomar – Vit. Setúbal (17.30)
Depois do triunfo em Olhão, a formação gondomarense tem agora uma missão mais espinhosa, recebendo o Vitória de Setúbal. Os sadinos vêm fortalecidos por um empate num particular com o Sevilha, detentor da Taça UEFA.
Confrontos recentes no palco do jogo:
Não há.
Prognóstico: Ganha o Vit. Setúbal.

Varzim – Leixões
(17.15, RTP 1)
A entrada de Diamantino Miranda, a meio da época passada, trouxe uma nova alma aos poveiros. O Varzim acabou 2006/2007 em bom nível e começou a nova temporada em grande, vencendo em Vizela na I eliminatória da Taça da Liga. Do outro lado está o Leixões, regressado ao escalão maior do futebol nacional 19 anos depois. Carlos Brito procurará entrar com o ‘pé direito’ ao serviço dos matosinhenses.
Confrontos recentes no palco do jogo:
Varzim – Leixões, 1-3 (Liga de Honra, 27/02/2005)
Varzim – Leixões, 2-1 (Liga de Honra, 12/02/2006)
Varzim – Leixões, 1-1 (Liga de Honra, 29/04/2007)
Varzim – Leixões, 3-0 (Particular, 18/07/2007)
Prognóstico: Prevê-se um duelo equilibrado e muito disputado, onde qualquer resultado se afigura como possível.

Trofense – Vit. Guimarães (18 horas)
É um dos jogos mais aguardados da ronda. Os homens da Trofa bateram o Feirense na eliminatória anterior e apresentam um conjunto bastante reforçado por alguns elementos com experiência de I Liga. Do outro lado, os vimaranenses, que regressam à Bwin Liga depois de um ano na Liga Vitalis, surgem moralizados por uma pré-temporada em que não conheceram o amargo sabor da derrota.
Confrontos recentes no palco do jogo:
Trofense – Vit. Guimarães, 0-1 (Liga de Honra, 22/04/2007)
Trofense – Vit. Guimarães. 1-2 (Particular, 27/07/2007)
Prognóstico: Favoritismo do Vit. Guimarães, num jogo para tripla.

Beira-Mar – Boavista
(19.45, Sporttv)
Um encontro com ‘cheirinho’ a I Liga. O Beira-Mar entra na época com claras ambições de subida de divisão, mas tem ainda algumas carências no plantel. Quanto ao Boavista, fez praticamente uma equipa nova e as partidas da pré-temporada deixam antever algumas dificuldades para Grzelak e companheiros.
Confrontos recentes no palco do jogo:
Beira-Mar – Boavista, 1-0 (Bwin Liga, 17/04/2005)
Beira-Mar – Boavista, 2-0 (Taça de Portugal, 28/02/2007)
Beira-Mar – Boavista, 1-0 (Bwin Liga, 4/05/2007)
Prognóstico: Jogo de resultado incerto, em que, à partida, qualquer uma das equipas pode vencer.

Fotos: Hugo Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Belo blog amigo. Continue.

Bruno Pinto disse...

Excelente artigo, Pedro. Tens feito um óptimo acompanhamento da Taça da Liga. Grande trabalho! Aliás, já o post anterior de antevisão da Supertaça está muito completo. Excelente!
Sobre o jogo de Leiria, espero que o FC Porto ganhe obviamente e estou mesmo convencido que isso vai acontecer. Não sei se é justificável ou não, mas a verdade é que estou muito confiante. Sobre a Taça da Liga, temos jogos bem interessantes aí. Já agora, tenho visto muitas críticas ao facto de 'pequenos' jogos serem televisionados, nomeadamente na RTP. Eu pessoalmente acho muito bem, serviço público não é só seguir os grandes. Os milhões de adeptos do FC Porto, Benfica ou Sporting, não são mais que os 20 mil ou 30 mil do Rio Ave, do Freamunde ou do Gondomar.

Abraço