domingo, 30 de setembro de 2007

Bwin Liga: Porto aumenta vantagem sobre rivais de Lisboa

Em jornada de ‘derby’ lisboeta, os grande vencedores foram os ‘dragões’. Ao assistir ao empate entre os dois rivais da capital, os portistas ganharam dois pontos a Benfica e Sporting, tal como já havia acontecido na ronda anterior. O Porto venceu o outro emblema da ‘Invicta’, o Boavista, e dispõe agora de sete pontos de vantagem para os ‘leões’ e de oito em relação às ‘águias’.
Outro dos beneficiados da ronda foi o Vit. Guimarães. Além do sabor que advém do triunfo sobre o rival Braga, os vimaranenses descolaram dos ‘encarnados’ de Lisboa e ultrapassaram o Sporting, chegando ao terceiro posto da classificação.
Em destaque está também o Vit. Setúbal. A par de Porto, Benfica, Vit. Guimarães e Leixões - este último só com empates -, os sadinos ainda não perderam neste campeonato.
São estes os dados mais relevantes da sexta jornada, mais uma ronda marcada pelas críticas ao trabalho de alguns árbitros.

5.ª Jornada
Benfica – Sporting, 0-0
Porto – Boavista, 2-0
Estrela Amadora – Marítimo, 1-1
Vit. Setúbal – União Leiria, 2-0
Nacional – Naval, 2-0
Belenenses – Paços Ferreira, 1-0
Vit. Guimarães - Braga, 1-0
Académica – Leixões, 1-1

OS JOGOS

BENFICA – SPORTING, 0-0

O ‘derby’ lisboeta terminou como começou: sem golos. Depois de uma primeira parte equilibrada e sem grandes ocasiões de golo, os ‘encarnados’ estiveram mais perto da vantagem na segunda metade. O resultado pode, porém, aceitar-se como justo, num encontro em que se registou nova polémica em torno da arbitragem. Pedro Henriques foi criticado por elementos sportinguistas. Contudo, não parece que o árbitro tenha tido influência no desfecho final. Num lance em que a bola vai ao braço de Katsouranis, o grego mantém o braço colado ao corpo, não fazendo qualquer movimento, e Pedro Henriques decidiu bem. O juiz da partido esteve mal numa jogada entre Freddy Adu e Moutinho, pois parece haver falta do jogador leonino, infracção que, no entanto, acontece fora da área.

PORTO – BOAVISTA, 2-0
(1-0, Lisandro, 15’; 2-0, Lisandro, 75’)

Depois da derrota em Fátima, para a Taça da Liga, a vitória era importante para os ‘dragões’, sobretudo no que toca à manutenção dos níveis de motivação. Os ‘azuis-e-brancos’ foram claramente superiores aos boavisteiros e voltaram a contar com um endiabrado Lisandro. O argentino bisou, pela segunda ronda consecutiva, e já lidera isolado a lista dos melhores marcadores. O Porto conta por vitórias os seis jogos realizados, enquanto que o Boavista ainda não venceu.

VIT. GUIMARÃES – BRAGA, 1-0
(1-0, Geromel, 51’)

Pese embora não ter sido sempre bem jogado, o duelo entre os rivais minhotos foi pródigo em emoções: oportunidades de golo, competitividade e até uma expulsão. Os comandados de Cajuda foram claramente a melhor equipa em campo. Todavia, o tento do triunfo do conjunto da ‘Cidade-Berço’ fica envolto em polémica. Geromel cabeceou o esférico na direcção da baliza arsenalista, aparecendo Andrés Madrid a retirar a bola da baliza. Dá a ideia de realmente a bola já ter ultrapassado a linha, mas existe a dúvida se o bracarense não terá sofrido falta de Flávio Meireles. Até final, há a destacar ainda o cartão vermelho exibido a Fajardo por agressão a Jorginho e o que ficou no bolso e deveria ser mostrado a Zé Manuel devido a uma entrada violenta sobre João Alves.

NACIONAL – NAVAL, 2-0
(1-0, Fellype Gabriel, 50’; 2-0, Cássio, 90’+2’)

Partida de fraca qualidade entre dois conjuntos do fundo da tabela. Ainda assim, os insulares foram mais fortes e mais insistentes na procura do golo do que os figueirenses, pois foram raras as vezes que incomodaram Diego Benaglio. Os golos, no entanto, só surgiriam na segunda parte. Fellype Gabriel esteve em foco ao apontar o primeiro e ao assistir Cássio no segundo tento. O Nacional somou a primeira vitória diante de um adversário que continua sem vencer.

ESTRELA AMADORA – MARÍTIMO, 1-1
(1-0, Tiago Gomes, 48’; 1-1, Fernando, 59’)

Os ‘verde-rubros’ continuam a fazer um excelente campeonato, garantindo a manutenção do segundo posto no final da sexta ronda. Desta feita, a equipa de Sebastião Lazaroni averbou um empate na Reboleira. Os ‘tricolores’ foram o conjunto mais ofensivo e acabaram por ser premiados com um golo de Tiago Gomes. No entanto, tal não seria suficiente para a formação de Daúto Faquirá. Fernando repôs a igualdade, um resultado positivo para os madeirenses, que poderia ainda ter sido melhor. Gregory, já em período de descontos, esteve perto de dar o triunfo ao Marítimo.

VIT. SETÚBAL – UNIÃO LEIRIA, 2-0
(1-0, Matheus, 62’; 2-0, Edinho, 90’+2’)

A caminhada imparável dos sadinos continua a ser um dos factos deste início de Liga Bwin. Perante o ‘europeu’ da cidade do Lis, o Vitória de Setúbal voltou a fazer um a boa exibição e a justificar o triunfo, tendo ainda falhado um 'penalty' por Cláudio Pitbull. Matheus voltou a marcar, pela terceira jornada consecutiva, e tem sido um dos elementos mais em foco na equipa de Carvalhal. Por sua vez, a União de Leiria ainda não saboreou qualquer vitória no Campeonato.

BELENENSES – PAÇOS FERREIRA, 1-0
(1-0, Evandro Roncatto, 43’)

Embate de fraca qualidade técnica e pouco emotivo. Os ‘azuis’ foram, porém, melhores e mereceram o triunfo, graças a um tento solitário de Evandro Roncatto, à beira do intervalo. Pela primeira vez esta época, Costinha termina um jogo sem sofrer qualquer golo, isto também porque os pacenses fizeram muito pouco em termos atacantes. A equipa de José Mota ainda não regista qualquer vitória na competição.

ACADÉMICA - LEIXÕES, 1-1
(0-1, Hugo Morais, 63'; 1-1, Lito, 77')

Jogo de toada morna e, por vezes, até algo sonolento. Os matosinhenses foram a melhor equipa sobre o terreno até lograrem alcançar a vantagem, o que aconteceu aos 63 minutos, por intermédio do esquerdino Hugo Morais. Mas o tento dos pupilos de Carlos Brito teve o condão de acordar a 'Briosa'. A equipa de Coimbra lançou-se na busca da igualdade e acabou por ser premiada. Lito, aos 77 minutos, restabeleu a igualdade final. O resultado final pode aceitar-se, mas o Leixões foi quem mais fez por justificar a vitória.

CLASSIFICAÇÃO
1.º PORTO 18 pontos
2.º Marítimo 13
3.º Vit. Guimarães 12
4.º Sporting 11
5.º Benfica 10
6.º Vit. Setúbal 10
7.º Braga 7
8.º Belenenses 7
9.º Leixões 6
10.º Nacional 6
11.º Estrela Amadora 6
12.º Académica 6
13.º Boavista 4
14.º União Leiria 3
15.º Paços Ferreira 2
16.º Naval 2

A partir de hoje, deixarei aqui sempre alguns tópicos para eventual opinião dos leitores em relação às diversas rondas. TÓPICOS DE DISCUSSÃO DA 6.ª JORNADA:
1 - Poderá o Porto começar a pensar em encomendar as faixas de campeão?
2 - O 'derby' lisboeta teve um resultado justo?
3 - Quais as equipas sensação e desilusão da Bwin Liga até ao momento?
4 - Como avalia o desempenho dos árbitros no Campeonato?

Fotos: Hugo Santos

6 comentários:

Anónimo disse...

Os tópicos de discussão foram uma boa ideia introduzida por ti introduzida Pedro!

1- Acho que caso o Porto encomendasse as faixas de campeão estaria a assinar a sua "sentença de morte". A equipa não pode de maneira nenhuma acomodar-se por levar uma certa vantagem sobre os adversários mais directos. A segunda volta da época passada foi terrível e a desta época não será certamente fácil. Muito campeonato há por jogar e nada está decidido, até porque nesta caminhada não só o Porto, como todos os três grandes, ainda vão ter altos e baixos...

2- Não vi o jogo. Infelizmente só vi mesmo os últimos dez minutos. O único comentário que posso fazer dado que não vi o encontro e mesmo detestando falar de arbitragens é que o Freddy Adu foi mesmo travado em falta por Moutinho. Caros sportinguistas também sei que existiram lances equivalentes a pender para o lado leonino, mas refiro-me somente àqueles últimos minutos que pude ver do jogo. Se há árbitro que admiro em Portugal é precisamente o Pedro Henriques, mas ao que parece teve algumas falhas.

3- Para equipa sensação escolheria o Vit. Setúbal. Poderia mencionar o Marítimo ou Vit. Guimarães que estão muitíssimo bem, mas o Setúbal que tem nos últimos anos andado sempre tão por baixo a todos os níveis, merece-me um especial carinho pelo futebol que vem praticando. Especial atenção para o trabalho de Carlos Carvalhal e para o desempenho de Mateus, um jogador que já passou pelo F.C. Marco daqui da minha terra e que até nem era muito utilizado por Carvalhal quando este estava no Braga.
A desilusão na minha opinião tem sido claramente o Paços de Ferreira. A equipa que assegurou de forma inédita na época passada o passaporte para as competições europeias, tem estado muito abaixo do que seria exigível. Numa época em que deveria ter tentado reforçar-se mais e melhor, a equipa parece não ter conseguido fazê-lo e para além disso não conseguiu segurar peças fundamentais.

4- Como não gosto mesmo nada de falar deste tema, vou ser muito breve. Acho que de facto não tem sido um desempenho muito feliz. Os erros, alguns deles, que tem surgido são mesmo graves, mas continuo achar que se se falasse menos e se deixassem as pessoas trabalhar seria mais fácil. Afinal de contas não é o que os treinadores pedem constantemente para o exercício das suas funções?! Pois acho que no caso dos árbitros é igual... Os tribunais e a PJ já investigam os "Apitos", acho que para bem do futebol, deve-se agora deixar o árbitro em paz e caso este erre é normal porque é humano. Quem me dera que o meu jogador também não reclamasse tanto, ou que não falhasse o golo de baliza completamente aberta... Pois é falham porque não são máquinas precisas, são humanos e talvez ainda seja isso que tenha piada neste jogo.

Anónimo disse...

Infelizmente só dá porto porto porto, até enjoa. O campeonato português é sempre o mesmo, porto em cima e os outros à molhada uns cos outros.

Gerson Sicca disse...

Impressionante como o Porto sobressai sobre os demais. Já tem 7 pontos sobre o Sporting e 8 de vantagem sobre o Benfica.

Bruno Pinto disse...

1. O FC Porto tem uma boa vantagem, sobretudo se se tiver em conta que apenas estão decorridas 6 jornadas. Mas seria um erro crasso pensar que a liga estava ganha. Há que continuar a somar pontos e a jogar com a seriedade e concentração no máximo.

2. Mesmo tendo visto o jogo a espaços, do que vi do jogo em directo, dos resumos e do que li, penso que o Sporting esteve uns furos acima e mereceu mais os 3 pontos, embora o empate não escandalize ninguém. Quanto aos lances polémicos, penso que há 3 penalties todos eles claros, dois para o Sporting (Katsouranis derruba Romagnoli, braço de Katsouranis na área) e um para o Benfica (Moutinho rasteira Adu). O Sporting foi, de facto, prejudicado.

3. Sensação: Marítimo e Setúbal. Do Guimarães já esperava um bom desempenho. Desilusão: Braga, Boavista e P.Ferreira.

4. Paupérrimo. São seres humanos e estão sujeitos ao erro, além de não terem tranquilidade para fazer o seu trabalho convenientemente. Mas alguns dos erros são de bradar aos céus e são eles que criam, com isso, a própria intranquilidade. Muitos erros com influência directa no resultado. Mais competência, melhor visão, JÁ!

Abraço.

Anónimo disse...

1 - Óbviamente que nem o mais faccioso adepto portista enconmenda já as faixas porque ainda é prematuro. Daqui a 10 jornadas as coisas podem estar invertidas.
2 - o SLB-SCP foi mais um derby do costume ou seja, não jogam o suficiente nem um nem outro para captarem a tenção generalizada. Como se pode constatar já não há aquele interesse em ver um jogo destes como no passado. Só sabem jogar na retranca e à espera do erro adversário.
3 - Desilusões, para mim, essencialmente o Braga. Com um investimento avultado teria/devia ter melhores resultados. E o Benfica também. Tem o ponta-de-lança de 9 milhões que ainda não mostrou nada.
Revelações, ainda é cedo. O V.Setúbal começa geralmente bem mas daqui a um mês, quando os cheques começarem a ser devolvidos, lá vão eles para o fundo. Gostava de estar errado.
O Paços acaba por não ser decepçãop nenhuma. Afinal o ano passado fizeram o que fizeram escudados em grande parte nos benefícios que tiveram da arbitragem. lembram-se da vitõria em Alvalade com um golo com a mão?
Desilusão para mim continua a ser a Briosa. Há anos que não conseguem manter tranquilos os seus adeptos e este ano, pelos vistos, nem com Paciência fugimos aos últimos lugares.
4 - Quanto aos árbitros... o costume. Acima de tudo, incompetência q.b.. E este ano parece que os auxiliares leram a mesma cartilha. Assim, se têm a veleidade de serem profissionais, vai ser difícil.

Rangel Correia disse...

Se este blog não é ligado a nenhum clube, proponho que tires os oculos encarnados na hora do teu comentario, porque nem a primeira parte foi tão equilibrada, já que o Sporting foi muito melhor e nem na segunda o benfica se destacou, resultado justo? é ... claro que sim, mas não teres visto o penalty sobre o Romagnoli e achares que o arbitro decidiu bem no lance em que o fiscal de linha foi rapido em chama-lo para lhe dizer a infração que acabara de ver, é no mimimo estranho.
Mas... tudo bem, é o TEU BLOG, e os blogs saõ assim mesmo, como já dizia o Herman José, " as opiniões são como as vaginas, quem quer dá-la quando quiser ".
Um abraço...