segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Liga dos Campeões: Historial de duelos dos portugueses com os seus adversários

Começa, esta terça-feira, a disputar-se a edição 2007/2008 da mais importante prova de clubes a nível internacional. Quis o sorteio que os três emblemas lusos meçam forças com três colossos do futebol mundial na jornada de abertura. Assim sendo, o campeão europeu Milão, o vice-campeão europeu Liverpool e o Manchester United serão os adversários de Benfica, Porto e Sporting, respectivamente, trazendo à memória confrontos - bons e maus - de outros tempos.

LIVERPOOL NÃO TRAZ SAUDADES AO PORTO
Os 'dragões' apenas defrontaram o mais emblemático clube da cidades dos Beatles numa eliminatória europeia. Orientados por Fernando Santos, os portistas foram eliminados pelos 'reds' em Março de 2001, nos quartos-de-final da Taça UEFA. Um nulo nas Antas e um desaire por 0-2 em Liverpool, com golos de Murphy e Owen, fizeram com que os portugueses caíssem aos pés do conjunto inglês, do qual ainda fazem parte Gerrard, Hyppia e Carragher. Nesse ano, os pupilos de Houlier viriam a conquistar a prova.

MILÃO, UMA 'BESTA NEGRA' PARA O BENFICA
Os 'encarnados' nunca venceram os 'rossenri' em jogos oficiais. Diante deste conjunto transalpino, vencedor de mais troféus europeus, os 'encarnados' já perderam duas Gerrafinais da Taça dos Campeões: 1-2, a 22 de Maio de 1963, em Londres (Inglaterra); 0-1, em Viena (Áustria). Para além disso, o Benfica foi eliminado pela antiga equipa de Rui Costa nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, em Março de 1995, quando era orientado por Artur Jorge. Depois de uma derrota em Itália por 0-2, com dois tentos de Marco Simone, os portugueses não conseguiram melhor que um nulo em Lisboa. O capitão Paolo Maldini é ainda um sobrevivente da última formação milanesa que defrontou as 'águias'.
No total, em quatro partidas para as competições da UEFA entre os dois emblemas, registaram-se três triunfos milaneses e um empate.

SPORTING COM BOAS MEMÓRIAS DO MANCHESTER UNITED
Os 'leões' estrearam o seu novo estádio batendo os 'red devils', por 3-1, num jogo crucial para a contratação de Cristiano Ronaldo pelo clube britânico. Contudo, a formação de Alvalade guarda também recordações positivas de embates oficiais com o Manchester United. No ano em que conquistou a Taça das Taças, 1964, o clube português afastou os ingleses nos quartos-de-final. Após uma goleada sofrida em Old Trafford por 1-4, os 'verde-e-brancos' aplicaram um surpreendente 5-0 em Lisboa e prosseguiram em prova.

Fotos: Hugo Santos

Sem comentários: