quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Formação: Novas 'águias' na forja

Depois de Rui Costa, muitos jovens saídos da 'cantera' passaram pela equipa principal do Benfica. Contudo, Manuel Fernandes foi o único a ganhar espaço de afirmação no plantel sénior da Luz.
Esta época, três jogadores provenientes dos juniores integram os seniores (Yu Dabao, Miguel Vítor e Romeu Ribeiro), sendo que os dois últimos têm ainda idade para actuar no último degrau da formação.
Paulatinamente, os 'encarnados' começam a apostar nos atletas feitos na casa. A criação do centro de estágio e o recrutamento de antigas figuras do clube, como João Alves ou Rui Águas, parecem estar a produzir efeitos positivos. A avaliar pelos resultados, novos talentos podem emergir no Seixal. Actualmente, o Benfica é o único clube que soma por vitórias todos os jogos do Campeonato Nacional em todas as categorias do futebol jovem.
Tanto nos juniores como nos juvenis, as 'águias' registam cinco vitórias em outros tantos encontros, enquanto que nos iniciados somam dois triunfos em duas partidas.

Prospecção internacional
Para além das melhores condições que o centro de estágio proporciona e do reforço da estrutura técnica, um dos segredos da melhoria do Benfica na sua formação prende-se com a detecção de talentos além-fronteiras.
O chinês Yu Dabao e o australiano Kaz Patafta , este entretanto regressado ao seu país, são os exemplos mais mediáticos da busca 'encarnada' no mercado internacional de jovens jogadores.
O continente africano tem sido o mais explorado pelo emblema da Luz (Moçambique, Nigéria, Senegal e Costa do Marfim). Porém, as 'águias' têm também nos seus escalões de formação futebolistas oriundos de outros países da Europa (Roménia e Lituânia), da América do Sul(Brasil) e da Ásia (China).

Quem está mais perto dos seniores?
Na primeira passagem pelo Benfica, Camacho lançou João Pereira e Manuel Fernandes na equipa principal e, recentemente, não teve receio em estrear Miguel Vítor e Romeu Ribeiro. O facto de o espanhol gostar de apostar na 'cantera' poderá constituir um forte estímulo aos jovens atletas.
No capítulo dos estrangeiros, o avançado chinês Wang Gang, com nove golos em cinco jogos, e o extremo Daud Machude, já internacional A por Moçambique aos 17 anos, são aqueles que têm estado mais em foco. Já no tocante aos futebolistas lusos, o lateral-esquerdo Ruben Lima, os médios David Simão e Miguel Rosa e o extremo André Carvalhas poderão ser os elementos que estão mais próximos de alcançar um lugar nos seniores.

12 comentários:

Miga disse...

Excelente post.

Tenho seguido com especial atenção os resultados da formação do Benfica (o meu clube) e, de facto, as mudanças efectuadas na estrutura técnica e de coordenação, com as entradas do Rui Águas e do João Alves, estão a dar resultados excelentes.

Realmente é muito importante que esteja à frente da equipa sénior um treinador que goste e saiba aproveitar os jogadores jovens. Que lhes dê confiança. E Camacho é esse treinador. Já Fernando Santos preferia dizer (como disse num programa Trio D' Ataque, na RTP N) que não havia jovens de qualidade no Benfica.

Se Camacho tem chegado mais cedo, de certeza que o João Coimbra não era emprestado, por exemplo.

Felicidades!

Rui Zamith disse...

Bom artigo, bastante informativo e estruturado. Julgo que este trabalho de pesquisa por novos talentos é fundamental, aliado a um trabalho forte na formação. Sabemos que as maiores fontes de receitas dos nossos clubes são claramente as transacções dos seus atletas para os grandes nomes do futebol europeu, e nos dias que correm existem novos talentos em qualquer canto do mundo. Antigamente, apenas em alguns países da europa se fazia uma formação em campos relvados, hoje em dia isso sucede em qualquer parte do mundo. As condições são outras, e naturalmente, os talentos são outros também.

Abraço e parabéns ao blog.
www.jogodearea.com

Anónimo disse...

Dois erros: O Daud Machude apenas agora é titular. Nunca o foi, e mais tarde ou mais cedo irá para o banco. André Carvalhas não é extremo, é nº10 ou Avançado Solto.

Anónimo disse...

Leandro Pimenta é o melhor dos Juniores e não consta nessa lista? LOL

dezazucr disse...

Eu sinceramente acho que sempre existiram bons jogadores na formação do Benfica. Talvez não excelentes, mas bons jogadores acredito que sempre tenha existido. O problema parte da política de cada treinador, sendo que a maioría deles prefere adaptar jogadores ou colocar estranjeiros medianos ou medíocres ao risco de apostar num jogador jovem.
Até porque facilmente são promovidos a craques e mais rapidamente são enxovalhados e despromovidos a cepos. Veja-se o caso do Rui Nereu que defendeu alguns jogos a baliza do Benfica. Fez algumas boas defesas, foi promovido a craque pela imprensa e os adeptos que falam falam, mas são sempre influenciados. Deu um frango, completamente normal em qualquer guarda-redes, por mais experiência que tenha, e foi crucificado na praça pública, indo logo a correr comprar um guarda-redes à pressa pois esse não servia. Triste.

A diferença é que Camacho não tem medo de dar oportunidades aos miúdos. Eles só ganham competitividade se jogarem com os mais competitivos.

PB disse...

Em relação ao comentário de um anónimo, era bom as pessoas terem não virem aqui apontar erros à toa.
O Daud Machude se vai para o banco ou não, não sei, não sou o João Alves. O jogador não era titular, mas esteve lesionado, como deve saber. Actualmente, é titular e está a marcar golos.
Em relação ao André Carvalhas, ele pode actuar nas posições que referiu, mas tem actuado mais na posição de extremo. Viu o jogo de Massamá?
Um abraço

Anónimo disse...

Marcar golos? O que isso significa? O André Soares a época passada não deu hipóteses ao Daud, quando este estava em perfeitas condições. Então não está na lista porquá?

PB disse...

Caro amigo anónimo, se não gostou do texto tenho pena. Tenho a minha visão, você tem a sua! Não vou discutir isso consigo, muito menos discutir jogadores. Tenho a minha opinião e não sou amigo de nenhum. Se discorda, é legítimo desde que o refira de forma humilde.

30 disse...

Bom post, apesar de contar com algumas imprecisões (leia-se avaliação das potencialidades dos atletas) na minha opinião. Bons jogadores sempre a formação do Benfica teve e os resultados deste ano não são, até ao momento, diferentes dos anos anteriores. Até ao momento os resultados são semelhantes, mas todo um trabalho efectuado na Área de Formação do Clube não se resume a resultados quantitativos, mas sim à evolução e à qualidade que os atletas demonstram ao longo de uma temporada.

O Daud Machude não é superior ao André Soares por exemplo. O André é mais jogador, tem mais hipóteses de chegar lá acima. Como ambos são da mesma posição, parece-me claro quem poderá atingir mais facilmente esse nível. Até porque como foi referido acima, o André Soares foi sempre titular, na época anterior e nesta, e apresentou o seu melhor cartão de visita: Golos e mais golos.

Falta quanto a mim também os nomes de Leandro Pimenta e Lassana Camará, para não falar em André Campos, Tiago Ribeiro, Nelson Oliveira, Ricardo Real, Fábio Pereira, Rui Silva, Pedro Almeida, Ruben Pinto, José Graça, Artur Lourenço, entre outros.

A grande pérola da formação do Benfica, em perspectiva, dá pelo nome de Lassana Camará. Pela sua fabulosa capacidade técnica e potência no preenchimento de espaços, pela maturidade e talento, poderá ser, uma das estrelas mais cintilantes da formação do clube.

Obrigado pelo comentário.

André Sabino

Anónimo disse...

De facto há mudanças significativas na Vertente Formação no Benfica. Começando pelo Centro de Estágio que dá outras condições, técnicos antigas Glórias do Benfica e por fim José Antonio Camacho que faz questão de olhar para os jovens. Vamos esperar resultados. Promessas há algumas.
Visite e comente:
escreverslb.blogs.sapo.pt

dezazucr disse...

Nota-se que o André sabe do que fala :)

Volto a referir que bons jogadores sempre houve, nunca houve foi quem apostasse neles.

Anónimo disse...

Também sou apologista em que se dê oportunidade aos jovens mas... os que estão ao serviço do meu clube (Benfica) neste momento... Ainda não me convenceram, infelizmente.