terça-feira, 2 de outubro de 2007

Liga dos Campeões: Duas vitórias forasteiras e uma derrota caseira

Porto e Sporting brilharam nesta segunda jornada da Liga dos Campeões. 'Dragões' e 'leões' venceram o Besiktas e o Dínamo de Kiev, respectivamente, em terreno alheio e conservam grandes expectativas de qualificação. Por sua vez, o Benfica, único a jogar diante do seu público, voltou a desiludir. A derrota perante o Shakhtar coloca o clube da Luz em 'maus lençóis' na competição.

TÓPICOS DE DISCUSSÃO
1 - A derrota do Liverpool, frente ao Marselha, foi negativa para as ambições do Porto ou abre, pelo contrário, maiores possibilidades de os 'dragões' ganharem o grupo?
2 - O Benfica ainda tem condições para lutar pelo apuramento para a próxima fase ou o melhor a que pode aspirar é continuar na Europa via-UEFA?
3 - Jogos do Sporting com a Roma vão decidir o futuro da equipa leonina na prova?

BESIKTAS – PORTO, 0-1
(0-1, Quaresma, 90’+2’)

Jesualdo Ferreira queria recuperar os pontos perdidos em casa e conseguiu-o em Istambul. Os turcos foram a equipa mais perigosa durante quase toda a partida e estiveram perto de marcar em algumas ocasiões. Mas o guarada-redes Helton foi uma peça-chave no sucesso portista. No Porto, para não variar, Quaresma era o jogador que mais dores de cabeça provocava à defensiva contrária. Apesar do maior volume de jogo ofensivo do Besiktas, os ‘dragões’ nunca ‘perderam a cabeça’, mantendo sempre a serenidade. Até porque em termos técnicos a diferença de argumentos entre as duas equipas era abissal. Os portistas esperaram pelo momento certo, arriscaram na ponta final, e lograram alcançar um importante triunfo. Jesualdo trocou Raul Meireles por Leandro Lima e viu a sua substituição produzir efeitos. Já em períodos de descontos, a magia de Quaresma veio ao de cima. Bem assistido por Lucho, o ‘Harry Potter’ fez o golo que carimbou a primeira vitória do Porto na competição.
No outro encontro do grupo, o Marselha venceu surpreendentemente em Liverpool e assumiu o comando. Os próximos jogos dos portugueses são diante da formação gaulesa e poderão ser decisivos nas contas do grupo.

BENFICA – SHAKHTAR DONETSK, 0-1
(0-1, Jadson, 42’)

A crise de concretização das ‘águias’ não foi debelada neste jogo. Em 24 remates à baliza adversária, os ‘encarnados’ não conseguiram um golo. E pior: concederam um tento aos ucranianos e perderam o jogo.
O Shakhtar apresentou-se na Luz de forma desinibida, jogando nos três terços do campo. Contudo, o Benfica era a equipa mais perigosa. Cristian Rodriguez e Di Maria, este numa jogada individual que fez o esférico embater na trave, estiveram perto de dar vantagem aos lisboetas. Porém, numa falha de uma transição ofensiva, os ucranianos aproveitaram para sair num contra-ataque venenoso e colocaram-se em vantagem, por intermédio de Jadson, já perto do intervalo.
Na etapa complementar, os pupilos de Camacho lançaram-se em busca da igualdade e criaram inúmeras oportunidades para marcar. Katsouranis, Cardozo, Edcarlos e Cristian Rodriguez quase restabeleceram a igualdade. Todavia, fruto do adiantamento dos benfiquistas no terreno, os homens de Leste também podiam ter ampliado o marcador em algumas situações.
Duas notas finais na partida: a primeira para a estranha substituição efectuada por Camacho, trocando Di Maria por Binya, quando estava em desvantagem no marcador; a segunda para a complacência do árbitro alemão Wolfgang Stark para com o queimar de tempo dos ucranianos.
Na outro embate do agrupamento, o Celtic bateu o Milão e complicou ainda mais as contas do Benfica, que ocupa a última posição.

DÍNAMO KIEV – SPORTING, 1-2
(0-1, Tonel, 14’; 1-1, Vaschuk, 28’; 1-2, Polga, 38’)

A formação de Alvalade conseguiu uma vitória histórica em Kiev, pois trata-se do primeiro triunfo alcançado fora de portas no historial da competição. Os ‘leões’ entraram em campo dispostos a vencer e, tal atitude, acabou por ser premiada com a conquista de três importantes pontos. Esta partida fica marcada pelo facto de os três golos terem sido apontados por centrais. Tonal abriu o activo, Vaschuk repôs a igualdade e Polga estabeleceu o resultado final, naquele que foi o primeiro tento do brasileiro ao serviço do Sporting. Os portugueses tiveram que sofrer para garantir este resultado, mas contaram com um Stojkovic inspirado. Aliás, o sector defensivo leonino esteve em evidência. Além do guarda-redes e dos autores dos golos, Ronny esteve envolvido nos dois lances em que os ‘verde-e-brancos’ facturaram.
Com este desfecho, inteiramente merecido, o Sporting igualou a Roma – derrotada em Manchester -, pelo que os dois próximos jogos, ambos frente aos italianos, podem ser de capital importância para decidir o futuro do clube português na prova.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES

GRUPO A
Besiktas – PORTO, 0-1
(0-1, Quaresma, 90’+2’)
Liverpool – Marselha, 0-1
(0-1, Valbuena, 77’)

Classificação
1.º Marselha 6 pontos
2.º PORTO 4
3.º Liverpool 1
4.º Besiktas 0

GRUPO B

Rosenborg – Schalke 04, 0-2
(0-1, Jones, 62’; 0-2, Kuranyyi, 89’)
Valência – Chelsea, 1-2
(1-0, David Villa, 9’; 1-1, Moretti, 21’[p.b.]; 1-2, Drogba, 71’)

Classificação

1.º Chelsea 4 pontos
2.º Schalke 04 3
3.º Valência 3
4.º Rosenborg 1

GRUPO C

Lazio – Real Madrid, 2-2
(0-1, Van Nistelrooy, 8’; 1-1, Pandev, 32’; 1-2, Van Nistelrooy, 61’; 2-2, Pandev, 75’)
Werder Bremen – Olympiakos, 1-3
(1-0, Hugo Almeida, 32’; 1-1, Stoltidis, 73’; 1-2, Patsatzoglo, 82’; 1-3, Kovacevic, 87’)

Classificação
1.º Olympiakos 4 pontos
2.º Real Madrid 4
3.º Lazio 2
4.º Werder Bremen 0

GRUPO D
BENFICA – Shakhtar Donetsk, 0-1
(0-1, Jadson, 42’)
Celtic – Milão, 2-1
(1-0, McManus, 62’; 1-1, Kaká, 68’[g.p.]; 2-1, McDonald, 90’)

Classificação
1.º Shakhtar Donetsk 6 pontos
2.º Milão 3
3.º Celtic 3
4.º Benfica 0

GRUPO E
Lyon – Rangers, 0-3
(0-1, McCulloch, 23’; 0-2, Cousin, 48’; 0-3, Beasley, 53’)
Estugarda – Barcelona, 0-2
(0-1, Puyol, 53’; 0-2, Messi, 67’)

Classificação

1.º Barcelona 6 pontos
2.º Rangers 6
3.º Estugarda 0
4.º Lyon 0

GRUPO F
Dínamo Kiev – SPORTING, 1-2
(0-1, Tonel, 14’; 1-1, Vaschuk, 28’; 1-2, Polga, 38’)
Manchester United – Roma, 1-0
(Rooney, 70’)

Classificação
1.º Manchester United 6 pontos
2.º Roma 3
3.º SPORTING 3
4.º Dínamo Kiev 0

GRUPO G
CSKA Moscovo – Fenerbahce, 2-2
(0-1, Alex, 9’; 1-1, Krasic, 49’; 2-1 Vágner Love, 53’[g.p.]; 2-2, Deivid, 85’)
Inter Milão – PSV Eindhoven, 2-0
(1-0, Ibrahimovic, 15’[g.p.]; 2-0, Ibrahimovic, 31’)

Classificação
1.º Fenerbahce 4 pontos
2.º Inter Milão 3
3.º PSV Eindhoven 3
4.º CSKA Moscovo 0

GRUPO H
Sevilha – Slavia Praga, 4-2
(1-0, Kanoute, 8’; 1-1, Pudil, 19’; 2-1, Luís Fabiano, 27’; 3-1, Escude, 58’; 4-1, Kone, 69’; 4-2, Kalivoda, 90’+2’)
Steaua Bucareste – Arsenal, 0-1
(0-1, Van Persie, 76’)

Classificação

1.º Arsenal 6 pontos
2.º Sevilha 3
3.º Slavia Praga 3
4.º Steaua Bucareste 0

Fotos: Hugo Santos

5 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

Numa única noite, ao vencer o Dínamo de Kiev na Ucrânia, o Sporting matou três “borregos”. Primeiro “borrego”: ganhou fora de casa, pela primeira vez, na Liga dos Campeões; segundo “borrego”: Anderson Polga marcou o primeiro golo ao serviço do Sporting, que foi decisivo; terceiro “borrego”: ao fim de quatro jogos, o Sporting regressou às vitórias. Foi um regresso em grande às vitórias nas competições europeias. Num jogo em que o árbitro apitou sem problemas. Não admira. Era francês...

Anónimo disse...

Uma vitória histórica alcançada pelo mérito de toda a equipa,um incentivo para os próximos jogos onde a palavra de "ordem" é..Vencer.

Anónimo disse...

Enquanto for matemáticamente possivel não há que desistir.

Rui Zamith disse...

Foi uma pena não conseguirmos ver os 3 grandes a vencer as suas partidas. Seria excelente, não só para efeitos de apuramento e de pontos, mas também para lançar o nome do país no mundo.

Não deixa de ser também curioso como Sporting e Porto venceram jogos complicadíssimos, em terrenos complicadíssimos, e o Benfica acaba por sair derrotado na própria casa, e depois de falhar variades oportunidades de golo certo.

É pena, mas temos que continuar a trabalhar.

Visitem o Portal "Jogo de Área" - www.jogodearea.com

Cristina disse...

Não vi nenhum dos jogos. Mas fico muito feliz pelas vitórias sportinguista e portista.

Há sempre hipótese do FCP vencer o grupo. Os próximos embates serão decisivos, mas enquanto os pulmões de Quaresma, Lucho e Lizandro estiverem a 100%, o Porto terá sempre jogos de elevada qualidade.

Quanto ao SLB e como disse muito bem um dos comentadores anteriores, há esperança enquanto a matemática o permitir. Camacho precisa de mais algum tempo. Não vale a pena começar já a apredrejá-lo...

O Sporting... ao vencer o Kiev, quebrou a malapata... acredito que passe à próxima fase da competição. O golo de Polga é um bom índicio.