segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Bwin Liga: Porto já lidera isolado


Concluída a quarta jornada, pode fazer-se então um breve balanço deste fim-de-semana. O facto principal a destacar é o comando isolado do Porto, após a vitória frente ao Marítimo. A ronda fica ainda marcada pelo plenos dos 'grandes', o que aconteceu em duas semanas consecutivas, e pelo primeiro triunfo de Académica, Belenenses e Vitória de Guimarães.

Resultados da 3.ª jornada
Vit. Setúbal - Braga, 3-1
Boavista - Leixões, 0-0
Porto - Marítimo, 1-0
Benfica - Naval, 3-0
Académica - Paços Ferreira, 1-0
Estrela Amadora - Sporting, 0-2
Belenenses - União Leiria, 2-1
Vit . Guimarães - Nacional, 1-0

VIT. GUIMARÃES - NACIONAl, 1-0
(1-0, Targino, 80')

Jogo marcado pela expulsão absurda de Patacas. O lateral-direito madeirense viu o vermelho, aos 22 minutos, por ter feito... nada! Os vimaranenses não tiveram culpa do erro do árbitro Artur Soares Dias e lançaram-se no ataque em busca da primeira vitória. No segundo tempo, os vitorianos pressionaram bastante, mas o golo tardava. Seria Tiago Targino, saído do banco de suplentes, a fazer vibrar o Estádio D.Afonso Henriques, quando faltavam somente dez minutos para jogar. Manuel Cajuda somou, assim, pela primeira vez, três pontos neste campeonato.

ESTRELA AMADORA - SPORTING, 0-2
(0-1, Liedson, 8'; 0-2, Vukcevic, 29')

Vitória indiscutível dos pupilos de Paulo Bento. O conjunto leonino foi claramente superior e beneficiou também do facto de ter ganho vantagem muito cedo, visto que, logo aos oito minutos, Liedson abriu o activo. Ainda no primeiro tempo, Vukcevic, desta vez chamado à titularidade, ampliou o marcador. Ne etapa complementar, o Sporting começou a pensar no jogo com o Manchester United e abrandou claramente a intensidade de jogo.

ACADÉMICA - PAÇOS FERREIRA, 1-0
(1-0, Hélder Barbosa, 87')

A chicotada psicológica provocou efeitos em Coimbra. Domingos Paciência entrou a ganhar e, pela primeira vez esta temporada, Pedro Roma terminou uma partida com as suas redes invioladas. Num jogo de baixa qualidade, o tento que valeu os tês pontos aos 'estudantes' saiu dos pés de Hélder Barbosa, já ao cair do pano. Triunfo justo dos conimbricenses num mau ensaio dos pacenses para o confronto internacional de quinta-feira.

BELENENSES - UNIÃO LEIRIA, 2-1
(0-1, João Paulo, 11'; 1-1, Evandro, 52'; 2-1, Hugo Alcântara, 71')

No Restelo mediam forças duas formações que buscavam ainda a primeira vitória. Aos 11 minutos, quando João Paulo fez funcionar o marcador, parecia que seriam os da cidade do Lis a celebrar o primeiro sucesso na Bwin Liga. No entanto, na segunda metade, os brasileiros Evandro e Hugo Alcântara, dois reforços recentes dos 'azuis', operaram a reviravolta. Jorge Jesus não via a hora de ganhar, mas desta vez conseguiu o triunfo, facto que constitui um importante tónico psicológico para o duelo europeu frente ao Bayern Munique.

BENFICA - NAVAL, 3-0
(1-0, Rodriguez, 22'; 2-0, Rui Costa, 35'; 3-0, Nuno Gomes, 52')

Os figueirenses entraram bem na partida, criando enormes dificuldades aos pupilos de Camacho. Contudo, ao minuto 22, Cristian Rodriguez abriu o marcador, num remate de fora da área, dando mais confiança e traqnuilidade aos 'encarnados', que, a partir daí, protagonizaram alguns momentos de bom futebol. Rui Costa, num golo pleno de técnica, elevou a contagem, que seria fechada por Nuno Gomes, aos 52 minutos. O abrandamento benfiquista, provavelmente a pensar em Milão, fez com que os navalistas tivessem ainda obrigado Quim a algumas boas intervenções.
Nota final para a lesão de Petit, facto que o impedirá de participar nos próximos jogos do conjunto da Luz.

PORTO - MARÍTIMO, 1-0
(1-0, Lisandro Lopez, 56')

Era um jogo aguardado, pois punha frente a frente os dois líderes da prova. Os campeões nacionais começaram bem a partida, mas, com o passar do tempo, permitiram que os insulares equilibrassem as operações. Na etapa complementar, Lisandro Lopez apareceu solto na área 'verde-rubra', após um cruzamento de Cech, e colocou o Porto em vantagem. Os madeirenses ainda reagiram e tiveram duas ocasiões para empatar a partida, mas o triunfo dos portistas é merecido, colocando-os isolados no topo da Bwin Liga.

BOAVISTA - LEIXÕES, 0-0
O nulo não traduz o que se passou em campo, pois o 'placard' merecia ter sido colorido. Num jogo equilibrado e emocionante, o empate acaba por aceitar-se, pese embora tenham sido os matosinhenses a estar mais perto do golo. O ponta-de-lança Roberto chegou mesmo a ter várias oportunidades na mesma jogada, mas não conseguiu visar as redes 'axadrezadas'. Este foi o quarto empate do Leixões em outros tantos prélios.

VIT. SETÚBAL - BRAGA, 3-1
(1-0, Matheus, 12'; 2-0, Elias, 58'; 2-1, Cesár Peixoto, 69'[g.p.]; 3-1, Edinho, 83')

Carlos Carvalhal estreou-se a ganhar, precisamente diante da equipa que orientava há um ano. Os sadinos foram a melhor equipa sobre o terreno de jogo, pelo que o seu triunfo não merece qualquer discussão. Facto curioso é que o melhor homem da partida foi o vitoriano Matheus, jogador contratualmente ligado aos 'arsenalistas'.
Saliente-se ainda que João Pinto foi expulso aos 71 minutos, falhando assim a recepção ao Benfica no próximo fim-de-semana.

CLASSIFICAÇÃO:

Classificação
1.º PORTO 12 pontos
2.º Sporting 9
3.º Marítimo 9
4.º Benfica 8
5.º Vit. Setúbal 6
6.º Vit. Guimarães 6
7.º Braga 6
8.º Leixões 4
9.º Est. Amadora 4
10.º Belenenses 4
11.º Académica 4
12.º Boavista 3
13.º Paços Ferreira 2
14.º União Leiria 2
15.º Nacional 2
16.º Naval 2

Melhores marcadores
1.º FAJARDO (Vit. Guimarães) - 3 golos
Makukula (Marítimo) - 3
Liedson (Sporting) - 3
4.º Cardozo e Rui Costa (Benfica) - 2
Quaresma e Lisandro Lopez (Porto) - 2
Matheus (Vit. Setúbal) - 2
Kanu (Marítimo) - 2
César Peixoto (Braga) - 2

Fotos: Hugo Santos

1 comentário:

Bruno Pinto disse...

Vitória justa dos três grandes, com destaque para o triunfo portista sobre o Marítimo, que deu ao FC Porto a liderança isolada na liga. Sem deslumbrar, vencemos todos os jogos de forma justa e incontestável.

Abraço