quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Opinião: Historial disciplinar pouco abonatório

Muitos dos adeptos estrangeiros olham para as equipas portuguesas como arruaceiras. Não concordo que assim seja. Porém, não podemos criticar os que assim pensam, uma vez que o historial disciplinar recente da Selecção Nacional está longe de ser exemplar.

Senão vejamos:
Euro'2000 - Após a derrota com a França nas meias-finais, os atletas nacionais protagonizam actos de indisciplina. A UEFA catigou Abel Xavier (nove meses), Nuno Gomes (oito meses) e Paulo Bento (seis meses).
Mundial 2002 - João Pinto é expulso no jogo com a Coreia do Sul e agride o árbitro argentino Angel Sanchez. O futebolista português acabou por ser castigado por seis meses pela FIFA.
Qualificação para o Europeu sub-21 (2003) - A equipa nacional foi acusada de ter vandalizado o balneário que utilizou no Estádio Clermont-Ferrand, após um triunfo sobre a França.
Mundial sub-20 (2007) - O jogador Zequinha é expulso por retirar da mão do árbitro o cartão vermelho que ia ser mostrado a um colega de equipa, na partida diante do Chile. Posteriormente, o atleta foi castigado por um ano pela Federação Portuguesa de Futebol.
Qualificação para o Euro'2008 - O seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, tentou agredir o jogador sérvio Dragutinovic, em pleno relvado, após o encontro entre Portugal e Sérvia.

Face a isto, penso que nós, portugueses, apesar de sermos um povo ordeiro, não podemos levar a mal que nos vejam dessa forma. Infelizmente...

Foto: Hugo Santos

12 comentários:

José Albino disse...

Espero que haja mão pesada da FPF. Que para mim a actuação do Scolari é degradante para Portugal, pois uma coisa é tentar proteger um jogador segundo ele diz, e outra é tentar agredir o sérvio.

Se houve resposta rapida da FPF para o Zequinha no ultimo caso de disciplina... será que vai haver para esta?

Pedro Morgado disse...

Scolari afastou João Vieira Pinto da selecção nacional por ter agredido um árbitro. Depois dos lamentáveis acontecimentos desta noite, Scolari só tem uma saída: espero que amanhã conheça muitas aeromoças.
Boa Viagem!

Gerson Sicca disse...

Portugal perdeu ótima chance de avançar na tabela. Luiz Felipe perdeu a mão na seleção. O q estará acontecendo?

Anónimo disse...

Tristemente, a selecção nacional só não é exemplo para os mais novos em Portugal. A falta de entrega que se nota em alguns jogadores é exasperante. Não se entende a táctica, não se entende as substituições, não se entende que contas fazem as cabeças dos responsáveis para nestes últimos 3 jogos terem uma prestação tão fraca.
Já agora, deixem-se de mais brasileiros na selecção. Viram o Deco por lá ontem? Junto ao Deco pode ir andando o Scolari e já agora esqueçam o Pepe porque é da mesma escola. Ainda há dias o vi mandar uma valente cuspidela num adversário. É para isto que são os portugueses preteridos?

Anónimo disse...

Scolari que já fez tantos portugueses gritar, saltar, vibrar, etc com as vitórias por Portugal conseguiu mais uma vez envergonhar o futebol Português!
Depois uma final perdida em 2004 com toda uma nação ao lado da Selecção das Quinas, depois de algumas desavenças com a imprensa, ontem mais uma vez deu provas do seu mau feitio e falta de carácter!
Para mim aquela atitude é reveladora da intranquilidade que vai na sua cabeça pois vê as contas para o Euro a complicarem-se e quiçá dificuldade em não saber lidar com o fracasso.

De uma coisa temos todos a certeza… Scolari não deverá voltar mais ao banco da Selecção nesta qualificação e vamos ver no Euro 2008, não me parece que a FIFA deixe passar em claro uma situação destas!

Mas mais grave que tudo isto é a imagem da nossa Selecção que passa para o mundo inteiro e sinceramente penso não haver condições para Scolari continuar à frente da Selecção, se bem que uma saída antes do Euro 2008 não será benéfica.

Abç a todos!

Poeta de Fermelã disse...

Resta à UEFA castigar severamente SCOLARI, depois a FPF se tiver tomates, rescinde com o brasileiro independentemente de conseguir-mos o apuramento ou não. Mão pesada para atitudes destas e eu que até gostava do brazuca.
E caro Pedro, sim, a malta lá de fora tem todas as razões para nos considerarem indisciplinados e arruaceiros, só não vê quem não quer, seja a nivel de selecções como de clubes.
É a realidade

Tiagojcs disse...

Se houvesse responsabilidade , rigor e competencia esse senhor nao voltaria a ouvir o hino portugues .

espero que o sr. do cabelo oxigenado tenha no minimo um comportamento mais digno !

http://catedraldapalavra.blogspot.com/

Anónimo disse...

Com esse historial e ainda a já conhecida preferencia dos jogadores portugueses para o mergulho, ronha, queixumes e a vontade de arrancar faltas ao minimo toque... isto sim, é futebol de qualidade!

Poeta de Fermelã disse...

Peço desculpa ao amigo Pedro,

mas ficou a faltar o murro de Sá Pinto no seleccionador, algo nunca visto em mais lado nenhum.

O nosso futebol vai de vento em popa, nem sei como ainda se perde tempo com isto e os culpados somos nós, que lhe damos demasiado valor...

Don corlleone disse...

O episódio da agressão a Dragutinovic não é virgem no currículo de Scolari. No passado já aconteceram outras cenas de pugilato do seleccionador, um homem capaz de soltar uma lágrima com a mesma facilidade com que dá um murro quando ferve.

Desde o início da carreira de jogador, aliás, que Scolari é conhecido pelo carácter durão. Ele que era um central forte, implacável e feroz. Os episódios mais marcantes, porém, surgiram já desde que o brasileiro se tornou treinador.

O primeiro, pelo menos entre os mais mediáticos, surgiu em 1995, e teve do outro lado o treinador Wanderlei Luxemburgo. Foi durante uma meia-final da Taça Brasil, disputado no Olímpico de Porto Alegre entre o Grémio e o Flamengo.

Scolari era na altura treinador da equipa da casa e irritou-se com as queixas constantes de Luxemburgo sobre o comportamento dele no banco. No final do jogo, dirigiu-se ao adversário e deu-lhe um encontrão ao qual Luxemburgo não reagiu.

Em 1997, quando já treinava o Palmeiras, numa final do Brasileirão, Scolari teve outra cena que ficou para a história no Brasil. Desentendeu-se com o jogador Valber, do Vasco da Gama, junto à linha e bateu-lhe com a bola a cara.

O episódio mais marcante surgiu porém em 1998. Também no Palmeiras. No final de um treino, Scolari falava com os jornalistas, quando Gilvan Ribeiro, repórter do Diário Popular, lhe perguntou por que não deixava os adeptos ver o treino.

O treinador ficou irritado e respondeu que não tinha sido ele a determinar o treino à porta fechada, o jornalista insistiu que recebera indicação do guarda do recinto, os dois começaram a trocar acusações até que Scolari deu um murro na boca do jornalista.

Dois anos depois, ainda no Palmeiras, Scolari foi apanhado por uma televisão a pedir aos seus jogadores que batessem, cuspindo se fosse preciso, no avançado do Corinthians Edilson, num jogo da Taça Libertadores da América que era decisivo.

Portugal também teve um cheirinho do carácter difícil de Scolari quando se irrita. Numa conferência de imprensa, o seleccionador teve uma reacção agressiva para um jornalista que lhe fazia perguntas sobre Baía, repetindo «você está abusando, você está abusando».

E não esquecendo a suspensão do zequinha pela fpf o anormal do Madail vem dizer que esta do lado do scolari....ridiculo

Anaísa disse...

..foi a quente a reacção, aquele golo que deu o empate não foi fácil de digerir nas bancadas ou nas casas de todos aqueles que seguiam o jogo, muito menos para quem, como ele, estava no banco de suplentes logo ali a poucos metros, mas o que é certo é que um seleccionador nacional, a jogar em casa perante quase 50 mil pessoas e com necessidade de melhorar a imagem que a selecção tem adquirido nos últimos jogos, não podia ter feito o que fez. Foi degradante, como ja aqui disse alguém. Uma vergonha.

Saudações leoninas para todos

Anónimo disse...

É tudo verdade o tipo é uma besta, mas como o pinto da bosta não gosta dele eu acho k ele devia ser selecionador até à morte