quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Selecção Nacional: Tudo mau...

Estavam reunidas todas as condições para Portugal ascender já esta quarta-feira ao segundo lugar do grupo A. Depois do empate entre Finlândia e Polónia, desfecho que interessava às pretensões nacionais, a 'equipa das quinas' voltou a não conseguir melhor que um empate a um golo frente à Sérvia. À semelhança do ocorrido diante da Polónia, no último sábado, os portugueses deixaram fugir dois pontos nos derradeiros minutos da partida.
Simão deu vantagem ao conjunto luso, logo aos 12 minutos, na cobrança exemplar de um livre directo, e até ao intervalo os pupilos de Scolari poderiam ter ampliado o marcador. Nuno Gomes chegou mesmo a enviar uma bola ao poste da baliza do sportinguista Stojkovic.
Na segunda parte a produção de Portugal foi muito fraca. Os sérvios foram ameaçando atingir a igualdade, o que conseguiram aos 87 minutos, por intermédio de Ivanovic. Deve, no entanto, frisar-se que este tento foi obtido em posição irregular.
Para terminar esta noite de pesadelo, o seleccionador português tentou agredir o jogador Dragutinovic, após o final da partida.
Em suma, foi tudo mau: exibição, árbitro e Scolari.

Foto: Hugo Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Após o empate com a Polónia nos últimos minutos parece que os jogadores portugueses não aprenderam bem a lição e deixaram novamente fugir 2 pontos importantes pois teríamos ganho “terreno” em relação aos adversários directos.

Há que reter um ideia importante que jogadores e treinadores têm de perceber, ou seja, em jogos que se quer e tem de ganhar não se pode defender o resultados de 1-0 e baixar o ritmo durante tanto tempo! Mais tarde ou mais cedo o pior acaba por acontecer (como aconteceu). Os jogos duram 90 (e tal) minutos e acabam só quando o árbitro apita!

Existem claramente, só não vê quem não quer (e pelos vistos o Sr. Scolari não quer) ver, jogadores a jogar muitos pontos abaixo daquilo que sabem e que já mostraram… Deco é um exemplo perfeito, C. Ronaldo também não me parece nas melhores condições tal como Simão (que fez uma boa primeira parte). O que me deixa preocupado é a insistência (ou será teimosia?) que Scolari mostra em colocar e manter jogadores que não estão a render dentro de campo! Se bem que tem sempre a favor dele o facto de todos eles serem jogadores talentosos que de um momento para o outro podem decidir um jogo.

Para este jogo que era de extrema importância e que era obrigatório ganhar, penso que Scolari falhou em deixar Nani de fora das opções, é um jogador que está a fazer um bom início de época, rápido, pontapé forte e capaz de “mexer” com o jogo tal como Quaresma. Outra opção que me pareceu errada foi a da retirada de um referência da frente de ataque (pois C. Ronaldo para além de não ter estado muito bem já deu mostras de não gostar e não ser aquela posição (9) a melhor para Ele) quando no banco temos um jogador forte fisicamente que é o Hugo Almeida, isto ajudou ainda mais a Sérvia a vir para “cima” de nós.

O golo da Sérvia é fora-de-jogo limpinho, mas o erro em meu ver começa logo na marcação da falta que origina o livre! Mas ao contrário do que Scolari tentou passar não podemos culpar apenas o arbitro pela derrota, todos devem assumir responsabilidades. Se bem que para mim é o lance determinante do jogo pois se não tem acontecido provavelmente tudo isto não teria acontecido!

Abç a todos!

Bruno Pinto disse...

Não peço a demissão de Scolari, nem esse será, estou certo, o melhor caminho, nesta altura. Agora há que convir que esta fase de qualificação tem sido uma vergonha, em que o seleccionador tem acumulado erros atrás de erros. Portugal tem jogado de forma paupérrima, ontem foi só mais um exemplo. A scoisas têm que mudar e muito, sobretudo ao nível da atitude e vontade de ganhar, tanto dos jogadores no relvado, como a partir do banco. É inadmissível que uma selecção tão forte, composta por jogadores magníficos, jogue tão mal.

Quanto ao incidente final, foi estúpido e lamentável. Merece uma punição severa por parte da UEFA, já que a FPF, estou convicto que continuará a assobiar para o lado. O Madaíl não tem pulso para pôr o Scolari na ordem.