terça-feira, 18 de setembro de 2007

Liga dos Campeões: Noite pouco feliz para portugueses


As equipas lusas não começaram da melhor maneira a sua participação na Liga dos Campeões. O Porto empatou em casa com o Liverpool, resultado que acaba por saber a pouco, enquanto que o Benfica saiu derrotado de Milão.

PORTO - LIVERPOOL, 1-1
(1-0, Lucho, 8' [g.p.]; 1-1, Kuyt, 17')

Os 'dragões' entraram bem na partida, criando problemas ao último reduto inglês. Não causou espanto que, logo aos oito minutos, os portistas ganhassem avanço no marcador. O guardião Reina derrubou o marroquino Tarik, e Lucho fez o 1-0 na conversão da respectiva grande penalidade. Contudo, a vantagem 'azul-e-branca' duraria apenas nove minutos. Livre batido para a área do Porto e Kuyt cabeceou para o fundo das redes portuguesas, num lance em que os centrais Bruno Alves e João Paulo não ficam isentos de responsabilidade. Daí em diante, os comandados de Jesualdo Ferreira tiveram sempre o domínio de jogo, mas os 'reds' - reduzidos a dez desde os 58 minutos, por expulsão de Pennant - conseguiram segurar as faixas laterais e fizeram uso da forte capacidade no jogo aéreo para conservar o empate. O desfecho da partida acaba por beneficiar mais os interesses dos vice-campeões europeus, ficando a ideia de que os 'dragões' poderia ter perfeitamente chegado à vitória.

MILÃO - BENFICA, 2-1
(1-0, Pirlo, 8'; 2-0, Inzaghi, 23'; 2-1, Nuno Gomes, 90'+2')

Os 'rossoneri' voltaram a ser a 'besta negra' do clube da Luz. A tarefa por natureza ja era difícil para os 'encarnados' e ficou ainda mais complicada face às ausências de elementos importantes no sector mais recuado. Edcarlos e Miguel Vítor nunca jogaram juntos, mas foram a aposta de Camacho para o centro da defesa.
Os campeões europeus aproveitaram bem as fragilidades defensivas lusas e 'mataram' praticamente o jogo a meio da primeira parte. Pirlo abriu o activo aos oito minutos na cobrança superior de um livre directo. Cardozo esteve ainda perto do empate, com um cabeceamento ao poste da baliza de Dida, mas, num contra-ataque venenoso, seriam os 'rossoneri' a ampliar a vantagem por Inzaghi, superiormente assistido por Pirlo. Com o jogo na mão, os transalpinos limitaram-se a controlar a vantagem, procurando sair a jogar em rápidas transições defesa-ataque, obrigando ainda Quim a algumas boas intervenções. Já no último minuto, Katsouranis cruzou da esquerda e Nuno Gomes, ao segundo poste, apontou o tento de honra das 'águias'. Triunfo justo e curto dos italianos.

Resultados completos da noite:


GRUPO A

Porto - Liverpool, 1-1 (1-0, Lucho, 8'[g.p.]; 1-1, Kuyt, 17')
Marselha - Besiktas , 2-0 (1-0, Rodriguez, 76'; 2-0, Cissé, 90')

GRUPO B
Chelsea - Rosenborg, 1-1 (0-1, Koppinen, 24'; 1-1, Shevchenko, 53')
Schalke - Valência, 0-1 (0-1, David Villa, 63')

GRUPO C
Olympiakos - Lazio, 1-1 (1-0, Galletti, 55'; 1-1, Zauri, 77')
Real Madrid - Werder Bremen, 2-1 (1-0, Raul, 16'; 1-1 Sanogo, 17'; 2-1, Van Nistelrooy, 74')

GRUPO D
Milão - Benfica, 2-1 (1-0, Pirlo, 8'; 2-0, Inzaghi, 23'; 2-1, Nuno Gomes, 90'+2')
Shakhtar - Celtic, 2-0 (1-0, Brandão, 6'; 2-0, Lucarelli, 8')

OS OUTROS PORTUGUESES
Para além das equipas nacionais, outros lusos estiveram em acção. José Mourinho não conseguiu ir além de um empate caseiro ante o Rosenborg, jogo visto do banco por Paulo Ferreira. Ricardo Carvalho, a recuperar de lesão, e Hilário não entraram na ficha de jogo.
Ainda no grupo B, o Valência venceu na deslocação ao Schalke, com o contributo de Miguel na totalidade da partida. Manuel Fernandes foi convocado, mas não foi utilizado por Quique Flores, ao passo que Caneira, lesionado, ficou em Espanha.
Já no grupo C, Hugo Almeida actuou os derradeiros 20 minutos na derrota do Werder Bremen frente ao Real Madrid, ao qual Pepe não pôde dar o seu concurso por lesão.

Fotos: Hugo Santos

4 comentários:

Ricky_cord disse...

A grande surpresa da noite foi mesmo o empate caseiro do Chelsea.

Gerson Sicca disse...

Pedro, acho q perder para o Milan fora não chega a ser uma tragédia. Dá pra recuperar. O pior foi o Porto não levar os três pontos em casa. Poderia ter ido melhor.

Anónimo disse...

Realmente do Benfica n s podia esperar mt mais, eram mts os ausentes e tudo jogadores importantes. Camacho tem uma coisa k poucos treinadores teriam coragem pra fazer, apostar em jogadores jovens (tb é verdade k poucas outras soluçoes havia)

O Mourinho anda km azar, no jogo d ontem n basta-s as mts ausencias (kd termina esta onda d lesoes!!?) os seus avançados fartaram-s d falhar golos!!! Realmente assim é dificil....

Grande abraço Pedro

Anónimo disse...

Ainda temos a 2ª mão ;-D
E acredito que as nossas equipas poderão fazer muito mais!!