domingo, 9 de setembro de 2007

Opinião: Desta vez foi falta de sorte...

Portugal empatou com a Polónia (2-2) e, com este desfecho, falhou o assalto ao segundo lugar do grupo e a aproximação ao primeiro posto. Se a obtenção da segunda posição continua a estar unicamente dependente dos desempenhos da formação nacional, para chegar à liderança do agrupamento passamos a ter que aguardar por uma escorregadela polaca.
Não sendo dramático, não deixa de ser preocupante ver a Selecção Nacional nesta situação. Face aos adversários que o sorteio colocou no caminho dos lusos, o esperado, nesta fase, pelo menos por mim, era que a 'equipa das quinas' tivesse 'pé e meio' no Europeu. O empate na Finlândia deu-se por falta de ambição, até a equipa ficar reduzida a dez elementos; na Polónia a derrota foi justa; a repartição de pontos na Sérvia deu ideia de contentamento exagerado; a igualdade na Arménia verificou-se porque o opositor foi menosprezado e, por fim, este sábado, faltou 'estrelinha' na recepção aos polacos.
Efectivamente, a primeira parte dos pupilos de Scolari foi pobre. Mas no cômputo geral, Portugal foi claramente superior e teve todos os azares do jogo: lesão de Caneira nos minutos iniciais; tiro de Cristiano Ronaldo à trave da baliza do antagonista com o resultado em 'branco' e empate sofrido num lance em que a bola entra depois de vir devolvida pelo poste e embater nas costas de Ricardo.
A Portugal pede-se agora que não facilite em mais nenhuma partida. Se isso acontecer, o nosso País estará representado na Áustria e na Suíça. Um deslize é a 'morte do artista'. No entanto, olhando para o calendário, arrisco-me a dizer que não haverá azar que ponha o conjunto nacional fora do Euro'2008. Acredito, inclusive, que a 'equipa das quinas' vai terminar a fase de qualificação no primeiro lugar do grupo. Basta jogar para ganhar em todas as partidas!

Foto: Hugo Santos

4 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

Luiz Felipe Scolari já fez duas excelentes campanhas (Portugal 2004 e Alemanha 2006), mas nesta terceira nota-se a falta de qualquer coisa à selecção portuguesa, que já não parece ter a alma que tinha quando era o "clube de Portugal" que o seleccionador brasileiro incutiu quando chegou. Depois do Mundial 2006, começou a renovação. Já foram chamados 40 jogadores. Mas agora contra a Polónia, num jogo que era muito importante ganhar, Scolari procurou juntar o máximo de jogadores da "família" que noutros tempos resolvia os jogos. Falhou. O que vale é que ainda há muitos pontos em disputa e o Grupo onde joga Portugal ainda está muito baralhado.

Anónimo disse...

E já foi muita sorte levarmos um empate.

Poeta de Fermelã disse...

Não concordo com a sua opinião caro pedro. Penso que os adversarios do grupo de Portugal são bastante fortes, alguns com mais historial que a nossa selecção. Nesse ambito, houve grupos muito mais acessiveis como o da Grecia por exemplo. Resta a Portugal arrepiar caminho a começar já 4a feira.

Tiago Pinto disse...

Uma coisa tem de ficar claro: os adversários de Portugal não são tão fáceis quanto parecem. Não podemos menosprezar uma equipa como a Sérvia (que era o maior alimentador da ex. jugoslávia), do trabalho de Benakker na Polónia, da coesão finlandesa e da vontade de vencer dos mais pequenos. hoje em dia já não há equipas fáceis e por vezes parece que nós - portugueses - temos obrigação de ganhar 15-0 a todos...a Espanha empatou com a Islândia, a Itália venceu 2-1 as Ilhas Faroé; a inglaterra empatou em Israel e perdeu na Croácia, a frança empatou na lituânia, etc...

o caminho faz-se caminhando e não tenham duvidas de que estaremos no euro 2008, á vontade...

http://www.footballdependent.blogspot.com/