quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Opinião: Jornada negra para lusos


Sete jogos: um empate e seis derrotas. Foi este o saldo das equipas portuguesas nas provas europeias (três na Liga dos Campeões e quatro na Taça UEFA). Nunca Portugal tinha sido representado por sete emblemas nas competições internacionais, o que é um facto assinalável para o futebol deste País à beira-mar plantado.
Contudo, para o ranking luso, acabou por ser nefasto. É certo que os adversários eram de peso, com excepção do Hammarby, mas as contas não se compadecem com o nome dos opositores.
Não obstante os resultados serem negativos, deve salientar-se, porém, a injustiça de alguns desfechos. Claro que falar em justiça no futebol vale o que vale, mas...
O Porto justificava a vitória sobre o Liverpool e o estreante Paços de Ferreira não merecia a derrota frente ao AZ. A União de Leiria foi igualmente derrotada por números excessivos pelo Bayer Leverkusen. Benfica e Sporting tinham missões espinhosas pela frente e fizeram o possível, sendo que os 'leões' poderiam ter logrado outro resultado. A grande desilusão da semana europeia foi o desaire do Braga na Suécia. Perante um adversário claramente inferior, os três pontos que os minhotos não acrescentaram ao ranking português dariam mesmo muito jeito.
Por fim, o Belenenses e Jorge Jesus merecem nota de destaque. Perante um adversário com um orçamento quase cem vezes superior, os lisboetas, de regresso à as lides europeias 18 anos depois, deixaram boa imagem. Apesar das dificuldades, para todos os efeitos, os 'azuis' trazem a eliminatória em aberto para o Restelo.

3 comentários:

Ricky_cord disse...

Era difícil fazer pior. De todas as equipas portuguesas destaco a do Paços pela excelente réplica que deu ao AZ, conseguindo criar várias oportunidades de golo.

Bruno Pinto disse...

Na Champions, o Benfica dificilmente poderia ter feito mais, jogando com o campeão europeu em título. FC Porto e Sporting poderiam e deveriam ter feito mais.

Na Taça UEFA, as derrotas de Belenenses, U.Leiria e P.Ferreira eram previsíveis, mas havia sempre aquela esperança de uma surpresa nalgum jogo. Vi o jogo de Munique e só tenho de enaltecer a postura do Belenenses e do seu treinador. Em Leverkusen, diz-se que o resultado foi demasiado pesado para a boa réplica leiriense. E o Paços teve muito azar com o AZ, tendo enviado duas bolas aos postes. Já o Braga tinha obrigação de ter feito melhor, mas a verdade é que os suecos tiveram muita sorte em derrotar os minhotos. O Braga dominou de princípio a fim e enviou, tal como o Paços, duas bolas aos ferros.

Mã jornada para os portugueses, que já teve repercussões nefastas no ranking de clubes da UEFA.

Gerson Sicca disse...

O Porto tinha q ganhar pra começar com tudo. O empate foi ruim, mesmo contra um adversário forte.