domingo, 2 de setembro de 2007

Bwin Liga: 'Grandes' vencem e Marítimo continua a liderar


A terceira jornada fica essencialmente marcada pelo facto de os três 'grandes' terem vencido simultaneamente e também por mais uma vitória do Marítimo, que, assim, se mantém na liderança a par do Porto.

3.ª Jornada

Leixões - Vit. Guimarães, 2-2
Braga - Estrela Amadora, 2-1
Paços Ferreira - Boavista, 1-1
Marítimo - Académica, 2-0
Naval - Vit. Setúbal, 0-0
Sporting - Belenenses, 1-0
União Leiria - Porto, 0-3
Nacional - Benfica, 0-3

NACIONAL - BENFICA, 0-3
(0-1, Cardozo, 18'; 0-2, Rui Costa, 69'; 0-3, Cardozo, 77', g.p.)

Os 'encarnados' conseguiram a primeira vitória na Bwin Liga, naquela que foi a sua melhor exibição. Nos primeiros 45 minutos os dois conjuntos estiveram muito iguais e a diferença foi feita por Diego Benaglio. O guardião madeirense bateu um pontapé de baliza directamente para os pé de Cardozo, que, isolado, não teve dificuldades em fazer funcionar o 'placard'. Na segunda metade, aí sim, as 'águias' fora muito superiores. Rui Costa num bom lance individual fez o 2-0 e sentenciou o jogo. Até final, o Benfica continuou a criar ocasiões para dilatar o marcador, mas só o conseguiu fazer através de uma grande penalidade. Depois de uma falta de Diego sobre o estreante Maxi Pereira, Cardozo bisou e fechou a contagem.

UNIÃO LEIRIA - PORTO, 0-3
(0-1, Sektioui, 37'; 0-2, Lisandro, 49'; 0-3, João Paulo, 65')

Vitória concludente dos 'dragões', num jogo em que os leirienses apenas ofereceram réplica durante o primeiro tempo, período no qual ainda chegaram a ameaçar as redes portistas. O embate começou com um golo mal anulado a Bosingwa, por 'offside' inexistente de Bruno Alves. A vantagem portista só surgiria aos 35 minutos, quando Tarik, assistido por Quaresma, bateu Fernando. Pouco depois do reatamento, Lisandro elevou a vantagem do Porto, após um cruzamento de Bruno Alves em que a bola está nitidamente fora das quatro linhas. Esta má decisão do árbitro aniquilou por completo as esperanças de uma já desgastada União de Leiria. Mas as contas não se ficariam por aqui. João Paulo, um ex-jogador do emblema do Lis, estabeleceu o 3-0 final, num excelente golpe de cabeça.

SPORTING - BELENENSES, 1-0
(1-0, Liedson, 80')
Triunfo suado dos 'leões', numa partida em que o sua superioridade foi evidente. Na primeira parte o conjunto de Alvalade desperdiçou algumas boas situações para marcar e viu um golo ser-lhe anulado, e bem, por posição irregular de Derlei. No entanto, a melhor ocasião da etapa inicial pertenceu aos 'azuis', quando Ruben Amorim acertou no poste da baliza leonina. Na segunda parte, logo aos cinco minutos, Costinha derrubou Liedson no interior da área e Carlos Xistra assinalou 'penalty' e expulsou o guardião do Belenenses. João Moutinho permitiria, porém, a defesa de Marco. Em superioridade numérica, Paulo Bento apostou tudo no ataque, retirando Tonel, Miguel Veloso e Izmailov e lançando Vukcevic, Yannick e Purovic. Os frutos dessa aposta surgiriam ao minuto 80, com Liedson a resolver mais uma vez. Após cruzamento do montenegrino Vukcevic, o 'Levezinho' cabeceou certeiro e deu a vitória so Sporting.

MARÍTIMO - ACADÉMICA, 2-0
(1-0, Makukula, 4'; 2-0, Bruno, 71')

Ninguém pára os 'verde-rubros'. Três jogos e outras tantas vitórias para os insulares. O Marítimo arrancou bem na partida, marcando logo aos quatro minutos pelo luso-congolês Makukula. No entanto, três minutos depois o mesmo jogador foi expulso, deixando os madeirenses reduzidos a dez elementos durante 83 minutos. Apesar do obstáculo, os pupilos de Sebastião Lazaroni conseguiram proteger a baliza de Marcos da pressão dos 'estudantes' no segundo tempo. Ao minuto 71, o regressado Bruno ampliou mesmo a vantagem do Marítimo, na execução de um livre, pondo fim às aspirações da Académica.

NAVAL - VIT. SETÚBAL, 0-0
Nas últimas três deslocações à Figueira da Foz, os sadinos haviam vencido sempre. Desta feita, não lograram alcançar a vitória, mas também não perderam. Num jogo tecnicamente pobre e equilibrado, o empate - terceiro dos setubalenses - acaba por ajustar-se à produção das equipas.

PAÇOS FERREIRA - BOAVISTA, 1-1
(1-0, Cristiano, 34'; 1-1, Bangoura, 82')

Foi um jogo de fraca qualidade, marcado pela influência da equipa de arbitragem no resultado final. Os pacenses dominaram toda a primeira parte e, como corolário, dessa supremacia, chegaram à vantagem, num lance rápido de contra-ataque, concluído por Cristiano, aos 34 minutos. Na etapa complementar a partida foi mais equilibrada, pois os 'axadrezados' subiram no terreno em busca da igualdade. Por sua vez, os 'castores' optaram por procurar 'matar' o jogo numa jogada de contra-ataque, o que poderia ter acontecido. Aos 82 minutos o Boavista empatou, por intermédio de Bangoura, num lance em nítido fora-de-jogo, ficando estabelecido o desfecho final.

BRAGA – ESTRELA AMADORA, 2-1
(0-1, N´Diaye, 9’; 1-1, Rodriguez, 82’; 2-1, Linz, 89’)
Jorge Costa conseguiu o mesmo resultado que havia conseguido na época passada, no jogo da sua estreia como técnico principal. O prélio iniciou-se praticamente com o golo ‘tricolor’, apontado pelo senegalês N’Diaye, aos nove minutos. Os bracarenses lançaram-se então na busca do empate, mas os amadorenses foram resistindo. Todavia, essa resistência estrelista não durou até final, terminando nos derradeiros nove minutos. Primeiro, o peruano Rodriguez e, depois, Linz, a um minuto do fim do tempo regulamentar, operaram a reviravolta dos minhotos, que podem ainda queixar-se de um fora-de-jogo mal tirado a Hussaine, em boa posição para marcar, ainda na primeira parte.

LEIXÕES - VIT. GUIMARÃES, 2-2
(1-0, Paulo Machado, 6'; 1-1, Fajardo, 19'; 2-1 Vieirinha, 35'; 2-2, Fajardo, 79')
A terceira ronda da Bwin Liga abriu com um jogo interessante. Na Maia, os leixonenses estiveram por duas vezes em vantagem, mas permitiram aos minhotos restabelecer a igualdade. Paulo Machado e Vierinha fizeram dois golos de belo efeito para os matosinhenses, mas do outro lado respondeu Fajardo, que bisou, sendo que o segundo tento foi de grande categoria. Nota negativa para as expulsões do vimaranense Radanovic, ainda no primeiro tempo, e de Vieirinha na etapa complementar.
Com este resultado, que acaba por ser justo, ambas as equipas somam três pontos, fruto de outros tantos empates.

Classificação
1.º MARÍTIMO 9 pontos
2.º Porto 9
3.º Sporting 6
4.º Braga 6
5.º Benfica 5
6.º Estrela Amadora 4
7.º Leixões 3
8.º Vit. Guimarães 3
9.º Vit. Setúbal 3
10.º Paços Ferreira 2
11.º Naval 2
12.º Boavista 2
13.º União Leiria 2
14.º Nacional 2
15.º Belenenses 1
16.º Académica 1

Melhores marcadores
1.º FAJARDO (Vit. Guimarães) - 3 golos
Makukula (Marítimo) - 3
3.º Quaresma (Porto) - 2
Liedson (Sporting) - 2
Cardozo (Benfica) - 2


Fotos: Hugo Santos

Sem comentários: