Ao assistir ao empate entre os dois rivais da capital, os portistas ganharam dois pontos a Benfica e Sporting, tal como já havia acontecido na ronda anterior. O Porto venceu o outro emblema da ‘Invicta’, o Boavista, e dispõe agora de sete pontos de vantagem para os ‘leões’ e de oito em relação às ‘águias’.Outro dos beneficiados da ronda foi o Vit. Guimarães. Além do sabor que advém do triunfo sobre o rival Braga, os vimaranenses descolaram dos ‘encarnados’ de Lisboa e ultrapassaram o Sporting, chegando ao terceiro posto da classificação.
Em destaque está também o Vit. Setúbal. A par de Porto, Benfica, Vit. Guimarães e Leixões - este último só com empates -, os sadinos ainda não perderam neste campeonato.
São estes os dados mais relevantes da sexta jornada, mais uma ronda marcada pelas críticas ao trabalho de alguns árbitros.
5.ª Jornada
Benfica – Sporting, 0-0
Porto – Boavista, 2-0
Estrela Amadora – Marítimo, 1-1
Vit. Setúbal – União Leiria, 2-0
Nacional – Naval, 2-0
Belenenses – Paços Ferreira, 1-0
Vit. Guimarães - Braga, 1-0
Académica – Leixões, 1-1
OS JOGOS
BENFICA – SPORTING, 0-0
O ‘derby’ lisboeta terminou como começou: sem golos. Depois de uma primeira parte equilibrada e sem grandes ocasiões de golo, os ‘encarnados’ estiveram mais perto da vantagem na segunda metade.
PORTO – BOAVISTA, 2-0
(1-0, Lisandro, 15’; 2-0, Lisandro, 75’)
VIT. GUIMARÃES – BRAGA, 1-0
(1-0, Geromel, 51’)
NACIONAL – NAVAL, 2-0
(1-0, Fellype Gabriel, 50’; 2-0, Cássio, 90’+2’)
Partida de fraca qualidade entre dois conjuntos do fundo da tabela.
Ainda assim, os insulares foram mais fortes e mais insistentes na procura do golo do que os figueirenses, pois foram raras as vezes que incomodaram Diego Benaglio. Os golos, no entanto, só surgiriam na segunda parte. Fellype Gabriel esteve em foco ao apontar o primeiro e ao assistir Cássio no segundo tento. O Nacional somou a primeira vitória diante de um adversário que continua sem vencer.ESTRELA AMADORA – MARÍTIMO, 1-1
(1-0, Tiago Gomes, 48’; 1-1, Fernando, 59’)
Os ‘verde-rubros’ continuam a fazer um excelente campeonato, garantindo a manutenção do segundo posto no final da sexta ronda. Desta feita, a equipa de Sebastião Lazaroni averbou um empate na Reboleira.
Os ‘tricolores’ foram o conjunto mais ofensivo e acabaram por ser premiados com um golo de Tiago Gomes. No entanto, tal não seria suficiente para a formação de Daúto Faquirá. Fernando repôs a igualdade, um resultado positivo para os madeirenses, que poderia ainda ter sido melhor. Gregory, já em período de descontos, esteve perto de dar o triunfo ao Marítimo.VIT. SETÚBAL – UNIÃO LEIRIA, 2-0
(1-0, Matheus, 62’; 2-0, Edinho, 90’+2’)
BELENENSES – PAÇOS FERREIRA, 1-0
(1-0, Evandro Roncatto, 43’)
Embate de fraca qualidade técnica e pouco emotivo.
ACADÉMICA - LEIXÕES, 1-1
(0-1, Hugo Morais, 63'; 1-1, Lito, 77')
Jogo de toada morna e, por vezes, até algo sonolento.
CLASSIFICAÇÃO
1.º PORTO 18 pontos
2.º Marítimo 13
3.º Vit. Guimarães 12
4.º Sporting 11
5.º Benfica 10
6.º Vit. Setúbal 10
7.º Braga 7
8.º Belenenses 7
9.º Leixões 6
10.º Nacional 6
11.º Estrela Amadora 6
12.º Académica 6
13.º Boavista 4
14.º União Leiria 3
15.º Paços Ferreira 2
16.º Naval 2
A partir de hoje, deixarei aqui sempre alguns tópicos para eventual opinião dos leitores em relação às diversas rondas. TÓPICOS DE DISCUSSÃO DA 6.ª JORNADA:
1 - Poderá o Porto começar a pensar em encomendar as faixas de campeão?
2 - O 'derby' lisboeta teve um resultado justo?
3 - Quais as equipas sensação e desilusão da Bwin Liga até ao momento?
4 - Como avalia o desempenho dos árbitros no Campeonato?
Fotos: Hugo Santos























