Em jornada de ‘derby’ lisboeta, os grande vencedores foram os ‘dragões’.

Ao assistir ao empate entre os dois rivais da capital, os portistas ganharam dois pontos a Benfica e Sporting, tal como já havia acontecido na ronda anterior. O Porto venceu o outro emblema da ‘Invicta’, o Boavista, e dispõe agora de sete pontos de vantagem para os ‘leões’ e de oito em relação às ‘águias’.
Outro dos beneficiados da ronda foi o Vit. Guimarães. Além do sabor que advém do triunfo sobre o rival Braga, os vimaranenses descolaram dos ‘encarnados’ de Lisboa e ultrapassaram o Sporting, chegando ao terceiro posto da classificação.
Em destaque está também o Vit. Setúbal. A par de Porto, Benfica, Vit. Guimarães e Leixões - este último só com empates -, os sadinos ainda não perderam neste campeonato.
São estes os dados mais relevantes da sexta jornada, mais uma ronda marcada pelas críticas ao trabalho de alguns árbitros.
5.ª JornadaBenfica – Sporting, 0-0
Porto – Boavista, 2-0
Estrela Amadora – Marítimo, 1-1
Vit. Setúbal – União Leiria, 2-0
Nacional – Naval, 2-0
Belenenses – Paços Ferreira, 1-0
Vit. Guimarães - Braga, 1-0
Académica – Leixões, 1-1
OS JOGOS
BENFICA – SPORTING, 0-0O ‘derby’ lisboeta terminou como começou: sem golos. Depois de uma primeira parte equilibrada e sem grandes ocasiões de golo, os ‘encarnados’ estiveram mais perto da vantagem na segunda metade.

O resultado pode, porém, aceitar-se como justo, num encontro em que se registou nova polémica em torno da arbitragem.
Pedro Henriques foi criticado por elementos sportinguistas. Contudo, não parece que o árbitro tenha tido influência no desfecho final. Num lance em que a bola vai ao braço de Katsouranis, o grego mantém o braço colado ao corpo, não fazendo qualquer movimento, e Pedro Henriques decidiu bem. O juiz da partido esteve mal numa jogada entre Freddy Adu e Moutinho, pois parece haver falta do jogador leonino, infracção que, no entanto, acontece fora da área.
PORTO – BOAVISTA, 2-0
(1-0, Lisandro, 15’; 2-0, Lisandro, 75’)
Depois da derrota em Fátima, para a Taça da Liga, a vitória era importante para os ‘dragões’, sobretudo no que toca à manutenção dos níveis de motivação. Os ‘azuis-e-brancos’ foram claramente superiores aos boavisteiros e voltaram a contar com um endiabrado
Lisandro. O argentino bisou, pela segunda ronda consecutiva, e já lidera isolado a lista dos melhores marcadores. O Porto conta por vitórias os seis jogos realizados, enquanto que o Boavista ainda não venceu.
VIT. GUIMARÃES – BRAGA, 1-0
(1-0, Geromel, 51’)
Pese embora não ter sido sempre bem jogado, o duelo entre os rivais minhotos foi pródigo em emoções: oportunidades de golo, competitividade e até uma expulsão. Os comandados de
Cajuda foram claramente a melhor equipa em campo. Todavia, o tento do triunfo do conjunto da ‘Cidade-Berço’ fica envolto em polémica. Geromel cabeceou o esférico na direcção da baliza arsenalista, aparecendo Andrés Madrid a retirar a bola da baliza. Dá a ideia de realmente a bola já ter ultrapassado a linha, mas existe a dúvida se o bracarense não terá sofrido falta de Flávio Meireles. Até final, há a destacar ainda o cartão vermelho exibido a Fajardo por agressão a Jorginho e o que ficou no bolso e deveria ser mostrado a Zé Manuel devido a uma entrada violenta sobre João Alves.
NACIONAL – NAVAL, 2-0
(1-0, Fellype Gabriel, 50’; 2-0, Cássio, 90’+2’)Partida de fraca qualidade entre dois conjuntos do fundo da tabela.

Ainda assim, os insulares foram mais fortes e mais insistentes na procura do golo do que os figueirenses, pois foram raras as vezes que incomodaram
Diego Benaglio. Os golos, no entanto, só surgiriam na segunda parte. Fellype Gabriel esteve em foco ao apontar o primeiro e ao assistir Cássio no segundo tento. O Nacional somou a primeira vitória diante de um adversário que continua sem vencer.
ESTRELA AMADORA – MARÍTIMO, 1-1
(1-0, Tiago Gomes, 48’; 1-1, Fernando, 59’)Os ‘verde-rubros’ continuam a fazer um excelente campeonato, garantindo a manutenção do segundo posto no final da sexta ronda. Desta feita, a equipa de Sebastião Lazaroni averbou um empate na Reboleira.

Os ‘tricolores’ foram o conjunto mais ofensivo e acabaram por ser premiados com um golo de Tiago Gomes. No entanto, tal não seria suficiente para a formação de Daúto Faquirá. Fernando repôs a igualdade, um resultado positivo para os madeirenses, que poderia ainda ter sido melhor.
Gregory, já em período de descontos, esteve perto de dar o triunfo ao Marítimo.
VIT. SETÚBAL – UNIÃO LEIRIA, 2-0
(1-0, Matheus, 62’; 2-0, Edinho, 90’+2’)
A caminhada imparável dos sadinos continua a ser um dos factos deste início de Liga Bwin. Perante o ‘europeu’ da cidade do Lis, o Vitória de Setúbal voltou a fazer um a boa exibição e a justificar o triunfo, tendo ainda falhado um 'penalty' por
Cláudio Pitbull. Matheus voltou a marcar, pela terceira jornada consecutiva, e tem sido um dos elementos mais em foco na equipa de Carvalhal. Por sua vez, a União de Leiria ainda não saboreou qualquer vitória no Campeonato.
BELENENSES – PAÇOS FERREIRA, 1-0
(1-0, Evandro Roncatto, 43’)Embate de fraca qualidade técnica e pouco emotivo.

Os ‘azuis’ foram, porém, melhores e mereceram o triunfo, graças a um tento solitário de Evandro Roncatto, à beira do intervalo. Pela primeira vez esta época,
Costinha termina um jogo sem sofrer qualquer golo, isto também porque os pacenses fizeram muito pouco em termos atacantes. A equipa de José Mota ainda não regista qualquer vitória na competição.
ACADÉMICA - LEIXÕES, 1-1
(0-1, Hugo Morais, 63'; 1-1, Lito, 77')Jogo de toada morna e, por vezes, até algo sonolento.

Os matosinhenses foram a melhor equipa sobre o terreno até lograrem alcançar a vantagem, o que aconteceu aos 63 minutos, por intermédio do esquerdino Hugo Morais. Mas o tento dos pupilos de
Carlos Brito teve o condão de acordar a 'Briosa'. A equipa de Coimbra lançou-se na busca da igualdade e acabou por ser premiada. Lito, aos 77 minutos, restabeleu a igualdade final. O resultado final pode aceitar-se, mas o Leixões foi quem mais fez por justificar a vitória.
CLASSIFICAÇÃO1.º PORTO 18 pontos
2.º Marítimo 13
3.º Vit. Guimarães 12
4.º Sporting 11
5.º Benfica 10
6.º Vit. Setúbal 10
7.º Braga 7
8.º Belenenses 7
9.º Leixões 6
10.º Nacional 6
11.º Estrela Amadora 6
12.º Académica 6
13.º Boavista 4
14.º União Leiria 3
15.º Paços Ferreira 2
16.º Naval 2
A partir de hoje, deixarei aqui sempre alguns tópicos para eventual opinião dos leitores em relação às diversas rondas. TÓPICOS DE DISCUSSÃO DA 6.ª JORNADA:1 - Poderá o Porto começar a pensar em encomendar as faixas de campeão?
2 - O 'derby' lisboeta teve um resultado justo?
3 - Quais as equipas sensação e desilusão da Bwin Liga até ao momento?
4 - Como avalia o desempenho dos árbitros no Campeonato?
Fotos: Hugo Santos