quarta-feira, 18 de julho de 2007

Pré-época: Sporting e Porto derrotados

SPORTING – VIT. GUIMARÃES, 0-0 (4-5, G.P.)

Os vimaranenses conquistaram, esta quarta-feira, o Troféu Cidade de Albufeira, após bater os ‘leões’ no desempate através de pontapés da marca de grande penalidade.
Num jogo disputado em toada lenta e com escassas oportunidades de golo, não surpreende que o resultado final tenha sido um nulo.
Não obstante o Sporting ter ligeira vantagem no número de remates efectuados, pertenceram aos homens da ‘Cidade-Berço’ as duas melhores oportunidades da partida, curiosamente uma no final de cada parte. Aos 44 minutos, o estreante guardião leonino Stojkovic opôs-se bem a duas tentativas de golos consecutivas, primeiro por Alan e depois Mrdakovic, na recarga.
A sete minutos do termo da contenda, Ghilas teve uma excelente incursão pela direita do ataque do Vit. Guimarães e ofereceu o golo a Targino, que, em boa posição na área, desferiu um remate demasiado alto.
No desempate nas grandes penalidades, a sorte acabaria por sorrir aos comandados por Manuel Cajuda. Depois de ambas as formações terem convertido as suas quatro primeiras grandes penalidades, Abel permitiu a defesa de Nilson e Desmarets teve nos pés a possibilidade de dar o triunfo aos minhotos, mas atirou por cima. Em seguida, Purovic permitiu nova defesa ao guarda-redes vitoriano e, por fim, Tiago Targino não desperdiçou nova oportunidade de dar a vitória aos vimaranenses.
De entre os reforços ‘verde-e-brancos’, o destaque vai para Ismailov, que revelou bastante precisão no passe. O Sporting volta a entrar em campo, frente ao Lille, no próximo sábado, em Alvalade.

Constituição das equipas:


Sporting – Sjojkovic (Tiago, 46’); Pereirinha, Tonel (Gladstone, 46’), Polga e André Marques (Ronny, 62’); Paredes (Abel, 62’), Farnerud, Izmailov (Adrien, 62’) e Romagnoli (Yannick Pupo, 62’); Derlei e Liedson (Purovic, 46’).
Treinador: Paulo Bento
Vit. Guimarães – Serginho (Nilson, 46’); Andrezinho, Geromel, Danilo (Márcio, 63’) e Luciano Amaral (Sereno, 63’); Flávio Meireles (Tiago Ronaldo, 76’), Moreno (João Alves, 46’) e Fajardo (Ghilas, 46’); Carlitos (Desmarets, 46’), Alan (Tiago Targino, 63’)) e Mrdakovic (Felipe, 46’; Rabiola, 76’)).
Treinador: Manuel Cajuda
Grandes penalidades: Polga (1-0); Ghilas (1-1); Ronny (2-1); João Alves (2-2); Derlei (3-2); Márcio (3-3); Farnerud (4-3); Andrezinho (4-4); Abel (defesa de Nilson); Desmarets (atirou por cima); Purovic (defesa de Nilson) e Tiago Targino (4-5).

GENK – PORTO, 1-0

Os ‘dragões’ fecharam o estágio de pré-temporada com uma derrota diante do Genk, vice-campeão belga, por 1-0.
Agradável no primeiro quarto-de-hora, com oportunidades de golo repartidas pelas duas equipas, o jogo tornou-se depois demasiado duro, até mesmo violento em alguns lances.
Os ‘azuis-e-brancos’ podem até queixar-se de um erro do árbitro, que perdoou uma grande penalidade à equipa da casa, por derrube do guardião Bolat a Jorginho, logo aos dez minutos. Cinco minutos após esse lance, e já depois de terem enviado uma bola ao ferro, os belgas aproveitaram uma desconcentração da zona central defensiva do Porto e adiantaram-se no marcador, através de Bardan, que, em frente a Nuno, não desperdiçou a oportunidade.
Para complicar mais a tarefa dos portistas, Bruno Alves foi expulso por agressão, aos 36 minutos, deixando o conjunto luso reduzido a dez unidades durante mais de metade do jogo.
Na etapa complementar a partida foi desinteressante, assistindo-se a um encontro típico de pré-época, apesar de qualquer um dos contendores ter tido hipóteses para alterar o ‘placard’.
Em suma, o Porto mostrou falta de entrosamento, o que é natural nesta fase, sobretudo devido à entrada de novos jogadores. Individualmente, Quaresma foi a principal figura dos ‘dragões’. No que diz respeito aos reforços, Nuno e Fernando evidenciaram-se dos demais.
Jesualdo Ferreira fez alinhar a seguinte equipa: Nuno; Fernando, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Lino (Cech, 46’); Paulo Assunção (Bolatti, 46’), Raul Meireles (João Paulo, 46’) e Kazmierckzak (Luís Aguiar, 46’); Jorginho (Hélder Postiga, 59’), Quaresma (Tarik, 68’) e Adriano (Edgar, 68’).
O próximo embate dos portistas está agendado para o próximo sábado, frente ao Mónaco, no Estádio do Dragão.

Fotos: Hugo Santos

1 comentário:

LEÃO DA ESTRELA disse...

Importante para o Sporting foi observar que já há Anderson Polga e Tonel a mandar no eixo da defesa, já há Romagnoli, pronto, talvez, para uma grande temporada, e já há Liedson, mesmo que o ataque tenha ficado em branco. Muito importante foi ver que o guarda-redes Stoikovic promete fazer esquecer Ricardo muito rapidamente; que Izmailov é capaz de ocupar mais espaço do que Nani; que André Marques pode agarrar o lado esquerdo da defesa; e que Adrien Silva é um potencial candidato ao losango de Paulo Bento.