quinta-feira, 19 de julho de 2007

Entrevista - Cristiano: "Vamos jogar 'à Paços' na UEFA"

Depois de uma primeira época em que pouco jogou devido a lesão, Cristiano foi um dos obreiros pelo apuramento do Paços de Ferreira para a Taça UEFA. O médio-ofensivo, de 23 anos, apontou, inclusive, o golo que valeu o apuramento europeu dos ‘castores’. O brasileiro salienta que o conjunto pacense vai manter na prova europeia o mesmo estilo usado no Campeonato. Individualmente, o ‘camisola 10’ da Mata Real sonha com selecção 'canarinha'.

Rola a Bola - Depois de alcançar um feito na época transacta, com a conquista de um lugar europeu, o objectivo da manutenção é agora demasiado curto para o Paços de Ferreira?
Cristiano - Acho que o Paços de Ferreira, enquanto não colocar uma meta para chegar mais longe, não pode fugir daquilo que lhe é possível. Enquanto isso, o Paços só luta pela manutenção.
- José Mota foi jogador do clube e comanda a equipa há alguns anos. Considera que esse facto é importante na estabilidade e crescimento da equipa?
- Com certeza. Ele é a peça importante da equipa, é o homem que sabe o que tem, e o que não tem, que fazer. Nós, jogadores, ouvimos o que ele tem para nos passar e é, sem dúvida, muito importante na equipa.
- Sente que a boa prestação da equipa aumentou as expectativas dos adeptos? Estará o grupo preparado para as novas exigências?
- Um jogador tem que estar sempre preparado para qualquer coisa, principalmente para as exigências do clube. Acho que estamos preparados para o que der e vier!
- O Paços de Ferreira perdeu alguns jogadores importantes como Geraldo, Paulo Sousa ou João Paulo. Pensa que estas perdas de elementos influentes poderão fragilizar o conjunto?
- Não. Claro que são jogadores que vão fazer falta, porque eram importantes e conheciam muito bem o clube, mas, por outro lado, vieram jogadores do mesmo nível…
- Os 'castores' não têm ainda experiência nas provas europeias. Qual a meta da equipa na Taça UEFA?
- Não vamos fazer as coisas de maneira diferente do que fazemos no Campeonato. Vamos jogar o nosso futebol e jogar ‘à Paços’! Vamos lutar para passar a primeira eliminatória e conseguir fazer o melhor possível, sempre em busca de algo mais.
- Será uma grande adversidade não poder utilizar a Mata Real nos jogos europeus?
- Acho que não vai influenciar muito. Os jogadores têm que estar sempre preparados para a ‘guerra’, seja em que campo for.

"UM GRANDE PORTUGUÊS? PREFIRO O PORTO"

- Esta é a sua terceira época em Portugal e no Paços de Ferreira. Em 2005/06 sofreu uma grave lesão e só fez sete jogos. Na temporada passada participou em 25 jogos e obteve dois golos. Quais os objectivos que traçou para 2007/2008?
- O que me aconteceu no primeiro ano é para esquecer… Espero fazer uma boa época, dar o máximo para que, não só eu, venha a ser feliz, como igualmente o Paços de Ferreira venha a ganhar com isso também.
- Tem algum objectivo numérico no tocante a golos a atingir?
- Espero poder marcar muitos golos e que possam vir a ajudar a equipa.
- Os dois remates certeiros da época transacta foram ambos importantes: um foi um grande golo diante do Sporting e outro foi o tento que valeu a Europa ao Paços de Ferreira, frente ao Beira-Mar. Qual foi o mais saboroso para si?
- Foi o golo contra o Beira-Mar, que nos garantiu a vaga na UEFA.
- O que sentiu naquele momento?
- Naquele momento senti-me muito feliz, pois sabia que o Paços estava prestes a classificar-se para a UEFA. Até ao momento, foi o golo mais importante da minha carreira.
- Qual o objectivo que tem para a sua carreira?
- Tenho o objectivo de ser um grande ídolo no futebol e poder vestir a camisa da selecção brasileira.
- Referiu que o seu sonho é representar a selecção brasileira, para isso será, à partida, necessário chegar a um ‘grande’. Tem alguma preferência por algum grande português ou estrangeiro?
- Se for para jogar em Portugal numa equipa grande, prefiro o Porto… Mas queria muito jogar na Itália, é um sonho que tenho desde pequeno…
- Porquê a preferência pelo Porto e não por outro ‘grande’ português?
- Porque passei a gostar mais do Porto. Mas se o Benfica ou o Sporting me contratarem, vou para ajudar com muito orgulho.
- O futebol português é muito diferente do brasileiro?
- É diferente. Enquanto que no Brasil valorizamos muito a posse de bola, aqui o jogo é mais dinâmico, com mais trabalho. No entanto, cada um tem o seu mérito.

Fotos: Hugo Santos

3 comentários:

Bruno Pinto disse...

Pedro, mais uma bela entrevista que nos proporcionaste. O Cristiano é um bom valor do nosso futebol, que em 2006-07 apenas marcou duas vezes, mas foram ambos golos muito importantes - aquele contra o Sporting foi de grande espectáculo. Também gostei de saber que Cristiano prefere o FC Porto aos outros dois grandes, embora tenha dúvidas se algum dia lá conseguirá chegar. Abraço.

Tiagojcs disse...

Talvez um pouco mais de humildade nao fizesse mal a um jogador que tem tudo para vir a fazer carreira no futebol portugues

http://catedraldapalavra.blogspot.com/

Anderson disse...

Cristiano é um grande jogador e meu parceirão daqui de Manaus.

quero dizer que Paços de Ferreira fez uma grande escolha em contratar e contar com o grande futebol de Cristiano!

abraços para todos os fãs de Cristiano como eu também sou...


bye bye