domingo, 29 de julho de 2007

Pré-época: Sporting empata e Porto goleia

SPORTING-RECREATIVO HUELVA, 1-1

Na apresentação oficial aos seus associados, os 'leões' não foram além de um empate a um golo ante a formação espanhola, que fez alinhar os ex-sportinguistas Varela e Carlos Martins (Beto não foi convocado).
O Sporting adiantou-se no marcador por Paredes, aos 85 minutos, num excelente golpe de cabeça, após canto cobrado por Ronny. Apesar de ganharem vantagem à beira do final, os portugueses foram incapazes de segurar o resultado. Rui Patrício derrubou Pongole no interior da área leonina e, na conversão do penalty, o mesmo jogador restabeleceu a igualdade.
Balanço do jogo: Nota-se que o Sporting necessita ainda de muito trabalho. Alguns jogadores (por exemplo, Polga, Romagnoli e Liedson) encontram-se já numa condição física bastante aceitável, mas há outros elementos que ainda estão longe do que podem produzir. No tocante aos reforços, há a salientar as prestações de Vukcevic e Izmailov, que evidenciaram bons pormenores. Por sua vez, e apesar de não ter estado sujeito a muito trabalho, Stojkovic esteve bem quando foi chamado a intervir, continuando sem sofrer golos com a camisola 'verde-e-branca'. Ficou também patente que o entrosamento da equipa ainda nao é o melhor, o que não surpreende nesta fase.

BOAVISTA-PORTO, 0-3
Também os 'axadrezados' se apresentaram aos sócios. Os pupilos de Jaime Pacheco tiveram pela frente o rival da 'Invicta'. Mesmo desfalcados de algumas das principais figuras, os 'dragões' estragaram a festa boavisteira.
Hélder Postiga, aos 23 minutos, correspondeu de cabeça a um cruzamento perfeito do estreante Mariano Gonzalez e abriu o activo. Os restantes tentos surgiriram no último quarto-de-hora e tiveram o mesmo autor: Tarik Sektioui. O marroquino fez o 0-2, aos 78 minutos, assistido por Jorginho, depois de uma boa jogada colectiva. A contagem seria fechada a dois minutos do final, quando o extremo africano concluiu superiormente uma iniciativa individual.
Balanço do jogo: O Boavista tem uma equipa praticamente nova e, naturalmente, vai levar algum tempo para que Jaime Pacheco consiga afinar a máquina. Não se adivinha, no entanto, uma tarefa fácil para o técnico 'axadrezado'. A qualidade do plantel não parece a mais desejada e está longe do Boavista de outras épocas.
No lado 'azul-e-branco', a equipa exibiu-se de forma agradável, controlando a partida na totalidade. Não tendo sido no Bessa o verdadeiro Porto, este teste serviu para mostrar a Jesualdo Ferreira que possui boas alternativas em termos de banco.
No que a reforços concerne, Mariano Gonzalez e Leandro Lima tiveram estreias auspiciosas, enquanto que Lino denotou maior qualidade a jogar no lado esquerdo do meio-campo do que na lateral.
Por fim, uma palavra para os marcadores dos golos. Hélder Postiga e Tarik foram dados pela imprensa como dispensados, durante a última semana. E agora? Confirmam-se essas dispensas ou será uma dor de cabeça para o timoneiro 'azul-e-branco'?

OUTROS JOGOS COM EQUIPAS DA I LIGA:


Gil Vicente-Braga, 1-0 (João Vilela, g.p.)
Leixões-Vit.Guimarães, 0-0
Rio Ave-Paços Ferreira, 0-1 (Danielson, p.b.)
Vit.Setúbal-Nacional, 0-1 (Alonso)
Estoril-Estrela Amadora, 1-0 (Dagil)
Penafiel-Naval, 0-0
Feirense-Académica, 0-2 (Cris e Gyano)

Fotos: Hugo Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Venha novo 25 de Abril para o jornalismo desportivo nacional! Tarik marca dois golos excelentes e faz uma excelente exibição! Dia seguinta pego num dos jornais desportivos que fez capa com esse mesmo jogo. A manchete assim como a fotografia que enchia a página pertencia a nada mais, nada menos que Leandro Lima, outro jogador.
Puro reflexo da gigantesca influência que a comunicação social tem em Portugal junto dos clubes e do futuro dos jogadores nos mesmos, assim como de certos empresários junto das administrações dos jornais. Existem jogadores que mesmo apresentando grandes exibições continuarão a não ser esquecidos junto da comunicação social, que lhes acaba por criar uma imagem negativa quando comparado ao "mundo cor-de-rosa" criado à volta de pseudo-estrelas do nosso futebol, que mesmo sem render o devido, fazem capas.
Revolto-me por estar no país da Europa com mais jornais desportivos diários (França -1, Espanha - 2, Itália - 1) em que curiosamente e cada vez mais esses três jornais têm tendência a decrescer não só na sua qualidade (Reportagem e Fotografia) como também a envergar pelo caminho da fofoca, da coscuvilhice e da notícia sem fundamento. Peguem no L'Équipe (diário França) e vejam quantas páginas o jornal tem e as que se destinam ao futebol. Talvez a maioria é certo, mas a maioria não ultrapassará as 4 ou 5 páginas, reservando um espaço "democrático" para todas as outras modalidades que merecem destaque. Por cá todos sabemos que as mil e uma modalidades restantes continuam a receber pequenos espaços numa página!!!. Para além da vergonha de termos estes três "jornais de futebol", e de parecerem só existir para cobrir e "servir" interesses dos três grandes, outras problemáticas se levantam. Onde pára o rigor dos factos, o método e a investigação, a ética?!!! Essa aliada a um código deontológico do jornalista provavelmente esquecido, ou melhor, escondido num velho baú, faz com que eu ache que não fazemos um jornalismo de desporto credível em Portugal.
Não tenho nada contra o Leandro Lima, acho-o um excelente jogador mesmo, para além de até ter sublinhado alguns bons pormenores nesse jogo. Quero sim, sublinhar, que só peguei neste caso como exemplo. Só que a realidade é que vejo bons jogadores passarem por certos clubes e que não comprometeram, muito pelo contrário, fizeram boas exibições e são continuamente postos à parte, primeiro nas páginas dos jornais e depois pelos seus clubes. Lobbies, jogos de bastidores e possíveis páginas pré-reservadas a "senhores do futebol" continua a ser um grande problema para possível investigação paralela aos escândalos do nosso futebol. Para terminar fazem ideia de quantas vezes o Nuno Gomes fez capa numa só época de um jornal desportivo de Lisboa?!!! Eu não sei, porque perdi a conta...
Prolongar-me-ia bem mais se abordasse os mesmos problemas em relação ao espaço dedicado aos clubes grandes nos mais variados programas televisivos. Mas também só para terem esta noção, em França, o canal público de televisão, a TF1 (equivalente à RTP), tem um programa televisivo de futebol no qual dá destaque a todos os clubes da Liga em pé de igualdade e não só a três equipas como por cá se passa. Para além disso o telejornal do mesmo canal é de altíssimo nível, com reportagens de grande qualidade premiadas a nível mundial, não conferindo espaço salvo raras excepções, à reportagem ou abordar o que se passou no treino da manhã tal... Aqui tudo é notícia infelizmente, até mesmo quando um jogador chega cinco minutos atrasado a um treino!