segunda-feira, 30 de julho de 2007

Pré-época: Lisboetas com sortes diferentes em África

AL AHLY-BENFICA, 2-1

Os 'encarnados' averbaram a primeira derrota da temporada. Frente ao campeão egípcio e africano, comandado pelo português Manuel José, as 'águias' entraram no jogo a perder. Aos cinco minutos, Mohammed abriu o 'placard', na cobrança de uma grande penalidade duvidosa, por falta de Luisão sobre o angolano Flávio.
O Benfica tardou em reagir e só último quarto-de-hora deu um ar da sua graça. Bergessio e Cardozo estiveram perto de empatar, mas em ambas as situações o guardião africano correspondeu da melhor maneira.
Na etapa complementar, a formação lusa entrou melhor na partida e empatou aos 53 minutos. o regressado Nuno Assis, bem solicitado por Rui Costa, fez o 1-1. No entanto, dez minutos depois, um mau atraso de Nélson, uma autêntica assistência, permitiu a Honsi dar nova vantagem aos 'faraós'.
Balanço do jogo: O Benfica está ainda longe de ter a máquina afinada. Em termos ofensivos há muitos jogadores novos que precisam de tempo para uma melhor integração no jogo colectivo. Já no sector defensivo, à semelhança do que aconteceu com o Cluj, os 'encarnados' voltaram a cometer um erro infantil que custou um golo.
No que diz respeito aos reforços, o paraguaio Cardozo e Manuel Fernandes foram os jogadores mais em foco.

AFRICAN CLUB-BELENENSES, 0-2

Os 'azuis' terminaram em beleza a sua prestação no torneio de Casablanca, em Marrocos. Depois de bater um misto do WAC e do Raja de Casablanca, pela margem mínima, os pupilos de Jorge Jesus bateram os tunisinos do Club African, na final. Desta feita, o resultado foi de 2-0. Zé Pedro (eleito o melhor jogador da prova) e Mendonça foram os marcadores dos tentos que permitiram ao Belenenses erguer o troféu.

Fotos: Hugo Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Velhos são os trapos. O sr. Berardo juntamente com milhares de outros portugueses e curiosamente muitos benfiquistas deviam abrir definitivamente os olhos para a "referência" chamada Rui Costa. Só não é referência porque, primeiro teve um departamento médico que na época passada comprometeu a integridade física e consequente prestação do mesmo, no campeonato. Depois algo que abordei já aqui neste blog, que é a imagem e a comunicação social que deve preferir ver belas trivelas que passam 20 metros ao lado da baliza, ou arrancadas à Cristiano Ronaldo que não resultam em nada... Enfim, eu pessoalmente no futebol aprecio a objectividade dos típicos jogadores 10. A simplicidade do jogo, a eficácia do passe, as assistências e a elegância e suavidade do jogo. Algo que me parece também entrar no baú das raridades, não porque não existam esses talentos, mas porque não parecem vender.
Quanto ao Rui Costa continuo a acha-lo brilhante, do mais brilhante que tivemos no futebol luso. A humildade, o carácter, a personalidade vincada e os valores definidos, acho que nunca foram virtudes que os portugueses apreciassem. Parecem-me até um obstáculo não só para o Rui que já nada tem a provar, mas até para todos quanto os possuem e tentam trabalhar decentemente neste país. Terminando, aguardo somente que lhe seja dada oportunidade de mostrar o que de melhor sabe fazer, pois tenho a certeza que se jogar com regularidade e sem problemas físicos será o jogador mais influente da equipa do Benfica esta época.

BG disse...

Acho que o benfica demonstrou que precisa de trabalhar muito para ser uma equipa competitiva. Perante o campeão egipcio, uma equipa fraca na minha opinião, mas com um treinador que continua a falar demais. Resumindo ainda há muito trabalho a fazer para os lados da luz.