terça-feira, 17 de julho de 2007

Opinião: O que é nacional...

Anderson, Miccoli e Nani deixaram a Liga Portuguesa neste defeso e andaram nas bocas do 'mundo', durante este período de transferências. O que têm em comum? Além de terem representado um 'grande' português, são jogadores de uma qualidade técnica muito acima da média. Penso que ninguém tem dúvidas de que o futebol destes atletas tem um 'perfume' especial e que as suas saídas são baixas de vulto para o campeonato luso. Contudo, no capítulo dos verdadeiros artistas com a bola nos pés, considero que não são as únicas perdas para a Liga deste nosso País. Há mais uma saída relevante de um tecnicista: Filipe Teixeira.
Habilidoso e trabalhador, este médio-ofensivo português, de 26 anos, que durante duas épocas fez 59 jogos e marcou 4 golos na Académica, deixa Portugal rumo ao West Bromwich Albion, do Championship inglês (equivalente à Liga de Honra), pela quantia de 750 mil euros, valor da cláusula de rescisão com a 'Briosa'. Será que não teria valido a pena algum emblema nacional de maior dimensão apostar neste jogador? Sendo conhecedor da nossa Liga, tendo já dado provas de qualidade e tratando-se de um futebolista financeiramente acessível, pelo menos aos cofres dos três 'grandes', penso que teria sido uma boa aposta, e sem grandes riscos, para clubes de maior nomeada. Qual o maior problema de Filipe Teixeira? A meu ver é ser português! Tal como muitos outros jogadores nacionais de qualidade, o ex-'estudante' vê-se obrigado a rumar a outro país. Parte ele, mas chegam outros... estrangeiros! Izmailov, Vukcevic, Bolatti, Luís Aguiar, etc... Será que o português, mais barato, não será superior a nenhum destes? Duvido! O futuro o dirá...

Foto: Hugo Santos

3 comentários:

VM disse...

Pois é Pedro. Mais um excelente jogador português que vai embora. E os grandes e não só... a dormir. É curioso como vêm carradas de brasileiros e afins sem provas dadas e os portugueses como o Filipe têm que ir embora.
Até a própria Académica, que tanto tem investido no desconhecido e sem valor, será que não podia ter feito um esforço?
E o Filipe, segundo consta, tem tanto de classe não só como jogador mas como pessoa, por isso, toda a sorte do mundo para ele.

dezazucr disse...

Não me parece que seja jogador para um grande. Dos jogos com os grandes apenas se destacou um pouco no jogo contra o Benfica. Além disso, para um médio ofensivo é muito pouco concretizador - 4 golos em 59 jogos parece-me pouco. No entanto ajudaría à avaliação verificar o número de assistências.

Don corlleone disse...

è pena ir se embora, mas vai ganhar 4 vezes mais do que ganhava no O.a.f.!!!A direção é que foi mais uma vez levada e não vai receber 750 mas sim cerca de 400 mil €.......mais um que se vai...e a jogarem desta maneira vai ser bonito vai...