segunda-feira, 9 de julho de 2007

Entrevista - Diogo Luís: "Continuo à espera de projecto aliciante"

Muitos futebolistas se têm queixado do funcionamento do mercado português, que aposta demasiado nos estrangeiros em detrimento de atletas nacionais. A situação de Diogo Luís comprova as dificuldades por que passam muitos jogadores portugueses. O lateral-esquerdo que Mourinho lançou no Benfica e a quem perspectivou grande futuro ainda não tem colocação para a nova temporada. À semelhança de outros, o estrangeiro pode ser o destino.

Rola a Bola - As equipas nacionais já começaram os trabalhos, mas é ainda um jogador livre nesta altura. Não tem recebido propostas ou as que lhe chegaram não lhe agradaram?
Diogo Luís - Recebi algumas propostas de clubes portugueses, mas muito aquém do esperado. Continuo à espera que apareça uma proposta de um clube com um projecto aliciante, onde me possa sentir útil e empenhado em dar o meu melhor, como tem
acontecido até aqui. Por outro lado, tenho recebido alguns contactos do exterior e estou só à espera que tais contactos se concretizem para poder decidir o meu futuro.
- Qual a origem desses contactos?
- De empresários portugueses que têm o meu contacto e me contactam para saber se estou interessado em jogar nos diferentes campeonatos. Depois apresentam um interesse de determinado clube que mais tarde, pode ou não, originar uma proposta concreta.
- Isto num período em que vários jogadores portugueses se têm queixado da forma como funciona o mercado em Portugal, optando por rumar a outras paragens além-fronteiras…
- Neste momento tentar a sorte além-fronteiras é uma possibilidade que começa a ganhar maiores probabilidades, porque gostava de experimentar uma aventura no estrangeiro e porque, neste caso, a vertente financeira também tem uma grande importância. Como se sabe, em Portugal, além de os clubes estarem a baixar os seus orçamentos, ainda se assiste com alguma insistência a atrasos nos respectivos vencimentos. Parece ainda que a entidade patronal é que tem razão e que os vencimentos são mesmo para estar em atraso!
- É Internacional até ao escalão sub-21 e foi lançado, há uns anos, no Benfica por José Mourinho. Sente-se hoje um jogador esquecido?
- Desde essa altura até hoje muita coisa se passou. Tive duas experiências muito negativas com dois empresários, que prejudicaram a minha carreira e ainda hoje continua a prejudicar-me. Depois destas duas experiências, não me sinto confiante para assinar com nenhum empresário, trabalhando mais na base da palavra, do contacto… Assim, esta minha situação faz com que o meu nome muitas vezes nem chegue a ser falado nos clubes… Contudo, só quem não acompanha o futebol de perto pode considerar que sou um jogador esquecido. Devo referir que nos últimos três anos estive seis meses na Naval, num projecto que acabou por levar a equipa à I Liga e depois estive dois anos no Estoril, onde no primeiro dos quais, jogámos a segunda volta com 13 ou 14 jogadores, alguns com lesões, e acabámos por fazer um campeonato muito bom, bem melhor que muitas equipas com os plantéis completos! No entanto, isto nunca é valorizado pela Comunicação Social ou pelas pessoas ligadas ao futebol.
- Quer revelar quem são esses dois empresários?
-São situações que já se passaram e prefiro nem falar nestas duas pessoas.

“CURSO DE ECONOMIA? SÓ PENSO EM JOGAR”


- Em 2004/2005 esteve seis meses desempregado, antes de ingressar na Naval. Teme que período de alguns meses de inactividade possa repetir-se?

- É uma possibilidade que começo a equacionar porque, apesar de ter recebido vários contactos do exterior, a verdade é que ainda não tive um contacto concreto que me permita tomar qualquer decisão. Pode ser que isso aconteça nos próximos dias... O cenário de uma possível paragem passa-me pela cabeça com uma enorme tristeza, porque já vivi uma situação semelhante e foram tempos muito difíceis. Mas, para já, penso que as coisas vão acabar por acontecer naturalmente e que vou continuar a fazer aquilo que mais gosto: jogar futebol.
- Como tem vivido esta situação?
- Tenho encarado esta situação com optimismo… Por natureza sou uma pessoa optimista e, muito francamente, estou a encarar muito melhor esta situação do que há três anos atrás. São situações que acontecem nas nossas vidas e servem para ficarmos mais maduros, para nos tornarmos mais fortes e é isso que estou a fazer: estou a tornar-me mais forte com esta situação.
- Tem trabalhado no sentido de estar preparado a integrar uma equipa?
- Claro que sim. Tenho feito regularmente exercício, não só por necessitar de estar em forma para desempenhar da melhor forma a minha profissão, mas também por sentir que o exercício físico é essencial para o meu bem-estar. Tenho treinado diariamente, sozinho, tenho feito basicamente corrida, exercícios de resistência e explosão.
- É licenciado em Economia. Deixar o futebol e enveredar por outra carreira é algo que já tenho vindo à sua mente?
- O curso de Economia foi algo que sempre desejei terminar e que, felizmente, consegui este ano. É algo que me dá uma segurança extra e, no caso de as coisas não correrem bem, sei que tenho ali uma alternativa onde posso também evoluir, aprender e dar, desta forma, um outro rumo à minha vida. Mas, neste momento, só penso em continuar a jogar. Encaro o curso como uma boa alternativa, apenas isso.

7 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse estrangeiro estava num bom clube da I Liga, como é tuga... Boa sorte

Anónimo disse...

Força Diogo, o que é necessário é não desistir mais tarde ou mais cedo ha alguém que nos reconhece o mérito. O que é preciso é garra...

Anónimo disse...

Este jogador ajudou a dar 3-0 ao Sporting nos tempos do Mourinho! Tenho esse jogo gravado!!! Memorável! Depois desapareceu e nem sabia por onde andava. Mais um jovem benfiquista que desapareceu, como tantos outros... Exemplo de que o Benfica devia apoiar mais os seus jovens quando têm valor, como faz o Sporting! Lançam-nos e depois deixam-nos ir... Boa sorte, Diogo

Tiago Pinto disse...

3 coisas evidentes:

1º- quem não tem padrinhos/empresários no futebol é muito dificil colocar-se num clube, porque os treinadores não escolhem jogadores, lançam perfis e o resto é para os empresários;
2º- a qualidade de Diogo Luis. Quem está no futebol sabe perfeitamente que este homem é um bom defesa esquerdo e não foi só porque o Mourinho falou dele, é-o mesmo;
3º- enquanto Linos e Mareques passeiam-se no futebol português este rapaz está no desemprego. sem duvida injusto!

Força Diogo Luis!

Anónimo disse...

É o futebol que temos e o país que temos! Continuamos a dar valor a tudo o que vem de fora e pouco valor e atenção ao que é nacional. Ai está um jogador de qualidade e que actua numa posição tão precária no nosso futebol. Força Diogo e abram os olhos.

joaorsilva disse...

Era uma boa alternativa ao Léo.

Boa Sorte.

Anónimo disse...

Ví este blog anunciado no sportugal e vim cá dar uma espreitadela. Gostei bastante. Tenho só uma questão,
vi esta entrevista no sportugal tb. Existe alguma relação entre o blog e o site?
Abr e parabens pelo projecto