sexta-feira, 13 de julho de 2007

Opinião: Péssima imagem do futebol português

A Selecção Nacional deu uma péssima imagem do que vale o nosso futebol neste Mundial sub-20. Tudo começou mal em Portugal, com a convocatória. Se uma equipa está definida para jogar em 4-3-3, como é possível levar apenas dois extremos nos 21 convocados? E as lesões e os castigos? José Couceiro não pensou nisso? Pelos vistos, não... Não se entende como de entre 26 jogadores inicialmente convocados, se deixam de fora dois extremos (David Caiado e João Ribeiro), no mínimo um deles teria que ir ao Canadá.
Ficámos privados de Fábio Coentrão no jogo com a Gâmbia e de Bruno Gama no decisivo embate com o Chile e, por força dessa má escolha inicial, o esquema de jogo teve que ser alterado. Não havia sequer um extremo no banco, havia, sim, excesso de jogadores defensivos.
Balanço final: ganhámos um jogo, perdemos três e não mostrámos a qualidade que o futebol português merece e tem, não só nos resultados, como também em termos exibicionais. Foi, de facto, muito pobre. Batemos apenas, à semelhança do verificado no Europeu de sub-21, o único adversário do grupo que perdeu os jogos todos... Também seria o cúmulo não ganhar à fraquíssima Nova Zelândia!
Não me quero alongar mais, mas, só para finalizar, nunca tinha visto um jogador tirar um cartão das mãos do árbitro. Mas, como se costuma dizer, há sempre uma primeira vez para tudo. Vi agora, e tinha logo que ser um português...

Foto: Hugo Santos

6 comentários:

Nuno disse...

Eu ouvi hoje as notícias na rádio e, pelo que ouvi, o jogo foi uma vergonha, tendo Portugal terminado com apenas 9 jogadores. Se o resultado, já de si, é vergonhoso (bem como toda a prestação de Portugal neste mundial), no campo disciplinar a coisa não foi melhor. Que tal um castigo?

Um abraço,
Nuno.

Poeta de Fermelã disse...

já há muito que desisti de ver jogos das camadas jovens de portugal. enervar-me para que?

Anónimo disse...

Esperem lá, Portugal eliminado a jogar contra 9? Espero ter feito confusão a ler o artigo.

Anónimo disse...

Em Portugal os bons exemplos raramente se importam. Nos outros países, para além do talento futebolístico é imposto e cultivado o talento como pessoas e desportistas. Cá, basta saberem dar um xuto (pontapé só mais tarde) para serem vistos como "mina de ouro".
E depois, que eu saiba nunca foi efectuada uma auditoria aos critérios das convocatórias das selecções jovens. Ouvi dizer que os grandes empresários é que fazem as selecções. Será??

Tiago Pinto disse...

uma verdadeira vergonha, mas tenham calma que não tarda nada em virem fazer-se de coitadinhos...
Razão tem o vitor mateus para além de serem todos uns mal educados sem formação nenhuma, só lá estão porque couceiro e os seus empresários querem...

footballdependet.blogspot.com

Anónimo disse...

o mal dos putos é nao terem um paizinho pa lhes mudar a fralda depois eles ficam irritadiços, já todos tivemos a idade deles e sabemos que à coisas que so chegam com a maturidade mas se não ha mão firme... da nisto, obrigado zequinha(este foi apelidado de potento no primeiro jogo) pelo hilariante roubo de cartão mais hilariante foi a tua revolta quando foste expulso, escusado será dizer onde aprendeste a jogar à bola. Só tenho pena de ja ter acabado porque eu adoro rir e estas exibições so serviram para isso. Parabens ao que se esforçaram e dignificaram aquela camisola pena terem sido tão poucos.