segunda-feira, 30 de julho de 2007

Mercado: Quem é Freddy Adu?


Chegou, finalmente, a Lisboa o substituto de Simão no Benfica. Será ao jovem norte-americano Freddy Adu que caberá o papel de fazer esquecer o antigo capitão ‘encarnado’.
Para muitos apaniguados do ‘desporto-rei’, este nome dispensa apresentações, pois trata-se de um dos futebolistas jovens mais badalados no universo futebolístico. Mas quem é Freddy Adu?
Nascido no Gana, o novo jogador das ‘águias’ cedo emigrou para os Estados Unidos. Tinha somente oito anos quando chegou à terra do ‘Tio Sam’. As suas aptidões para a prática do futebol não passaram despercebidas ao clube da sua zona de residência, o Potomac. O talento foi-se espalhando e fama também. De tal forma que os olheiros da Federação não perderam tempo, levando-o a ingressar na Academia de Futebol dos EUA, em 2002, quando contava 13 ‘primaveras’.
Naturalizado norte-americano, Freddy Adu passou então a bater recordes. Tornou-se o mais jovem desportista profissional no país, estreando-se na MLS (Liga Americana) a 3 de Abril de 2004, com apenas 14 anos. Duas semanas depois, conseguiu a proeza de ser futebolista mais novo a marcar na prova. Com esta idade, o médio-ofensivo de origem ganesa era já um caso sério de popularidade e lucratividade. Para além de ter já assinado um chorudo contrato com a marca desportiva Nike, Freddy era já o mais bem pago futebolista a actuar no campeonato dos Estados Unidos. Mas o ano de ouro não se ficaria por aqui. Foi também aos 14 anos que o jogador se estrearia pelas selecções de sub-17 e de sub-20 nos respectivos mundiais.
A internacionalização A surgiria mais tarde, a 21 de Janeiro de 2006, aos 16 anos.
Cobiçado por vários emblemas europeus, entre os quais Chelsea e Manchester United, Adu acabou por ir permanecendo na MLS. Em quatro temporadas (três ao serviço do DC United e uma com a camisola do Real Salt Lake), Freddy participou em 98 jogos (69 como titular), tendo apontado 12 golos e feito 19 assistências.
Algo ‘esquecido’ nos últimos tempos, o futebolista americano voltou a dar nas vistas no recente Campeonato Mundial de sub-20, sobretudo graças ao ´hat-trick’ conseguido ante a Polónia.
Com enorme potencial e bastante margem de progressão, Freddy Adu, dotado de uma técnica acima da média, poderá constituir-se numa pedra basilar para o novo Benfica e, futuramente, num importante encaixa financeiro. O futuro dirá se aquele que já foi considerado o sucessor de Pelé vai brilhar no clube de Eusébio.

Fotos: Hugo Santos

5 comentários:

Bruno Pinto disse...

Sobre Freddy Adu, fiquei um pouco surpeendido por apenas ter valido 1,5 milhões, uma vez que tem sido extremamente badalado em todo o mundo. Não o conheço e não tenho um opinião formada, mas pelas referências que têm sido feitas, julgo que é um bom negócio para o Benfica, até porque a quantia dispendida não foi muito elevada. No entanto, julgo prematuro exigir-se que um jovem de 18 anos, venha para substituir, no imediato, o Simão. Estou a achar as expectativas sobre o miúdo demasiado elevadas e o futebol europeu não é propriamente a MLS ou o Mundial sub-20.

Anónimo disse...

Penso que foi uma grande contratação, principalmente em termos financeiros, pois contrataram um jogador relativamente barato(comparado com a margem de progressao que tem)e concerteza irão vende-lo por muito milhões, aproximando-se até da transferencia de Simão... Mas deixa-me fazer uma observação em dizeres que Adu é o sucessor de Simão, pois acabei à pouco de escrever sobre este tema no TugaSport.com, e falei que o sucessor de Simão está mais virado para Di Amria, pois é um jogador mais parecido com Simão, Adu penso que foi apenas uma grande oportunaidade de negócio, como já falei, numa posterior venda milionária...

Cumps, Copa7(TugaSport.com)

Anónimo disse...

Epa vi o gajo no manager é muita bom :D, melhor que o leandro lima.
Agora mais a sério é um excelente investimento, pode resultar ou não mas é uma aposta que penso merecer elogio.

Anónimo disse...

Adu é um bom jogador, mas sobretudo um jogador de futuro. Tendo em conta o valor absurdo pelo qual o Benfica o foi buscar, foi mesmo um grandioso negócio pois é certo que o venderá dentro de um ou dois anos por 15 vezes mais.
Não esperem que resolva tudo ou que faça coisas geniais nesta primeira época, até porque para além da juventude, vem dos EUA onde não só o futebol, mas todo o estilo de vida é muito diferente não só do português, mas até mesmo do europeu.

Ricky_cord disse...

Tenho bastante curiosidade em ver o que vai dar, pois há muitos anos que se fala nele e o que é certo é que nunca nenhum outro clube europeu ainda tinha apostado em si.