sexta-feira, 22 de junho de 2007

Sub-21: Outra vez a Itália...

Sorte nula. Este é o título de um filme português que ilustra bem o que aconteceu aos pupilos de José Couceiro, em Nijmegen. Os transalpinos voltaram a ser a 'besta negra' para as aspirações lusas, desta feita no que concerne à qualificação olímpica. Depois de uma igualdade sem golos nos 120 minutos de jogo, na lotaria das grandes penalidades, os italianos foram mais felizes e venceram por 4-3. Porém, a Selecção Nacional, não obstante ter sido ineficaz na concretização, pode também queixar-se da falta daquela 'pontinha de sorte' sempre essencial em qualquer jogo.
Na primeira parte, Portugal foi superior, criando algumas boas situações para chegar ao intervalo em situação de vantagem. Após o descanso, a 'squadra azurra' conseguiu equilibrar o encontro, mas sofreu duro golpe com a expulsão de Rossi (jogador do Manchester United de quem se diz estar na mira do Porto), por acumulação de amarelos, aos 74 minutos. Mas a superioridade numérica não seria aproveitada pela equipa lusa no tempo regulamentar que restava, nem no prolongamento. Remetidos à sua defesa, os italianos viram ainda Yannick esbanjar soberana ocasião para marcar a escassos minutos do final do tempo extra. Assim, e apesar da supremacia portuguesa nos remates, nos cantos e no tempo de posse de bola, o jogo teve que ser decidido nos 'penalties'. João Moutinho, Nani e Miguel Veloso converteram os seus remates em golo, enquanto Manuel Fernandes permitiu a defesa de Viviano e Antunes atirou ao lado. Por sua vez, os transalpinos foram totalmente eficazes nos quatro 'tiros' que efectuaram, vencendo, assim, por 4-3, e carimbando o passaporte para os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

PORTUGAL - ITÁLIA, 0-0 (3-4, g.p.)

Estádio Goffert, em Nijmegen (Holanda)
Árbitro: Stepháne Lannoy (França)

PORTUGAL – Paulo Ribeiro; João Pereira (Yannick, 106'), Manuel da Costa (Rolando, 85'), Semedo e Antunes; Miguel Veloso, Manuel Fernandes e João Moutinho; Varela, Nani e Vaz Tê (João Moreira, 70').
Treinador: José Couceiro
ITÁLIA – Viviano; Motta, Andreolli, Chiellini e Criscito; Motolivo, Nocerino e Aquilani; Rosina (Padallino, 61'), Rossi e Pazzini (Pelle, 54').
Treinador: Pierluigi Casiraghi
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Rossi (29' e 74'), Manuel da Costa (49'), Aquilani (75'), Chiellino (85'), Manuel Fernandes (111') e João Moutinho (120'). Cartão vermelho a Rossi (74').
Resultado final: 0-0
Grandes penalidades: 3-4 (1-0, João Moutinho; 1-1, Pelle; 2-1, Nani; 2-2, Montolivo; Manuel Fernandes falhou; 2-3, Criscito; 3-3, Miguel Veloso; 3-4, Palladino; Antunes falhou)

Foto: Hugo Santos

4 comentários:

Ivan Dias Gonçalves disse...

Fiquei contente em saber que gostou do meu blog (www.lusobenfica.blogspot.com), pois o seu também está muito bem feito! Portugal não conseguiu o apuramento para os jogos olimpicos de Pequim, mas saíu de cabeça erguida porque fez uma excelente competição.

Poeta de Fermelã disse...

Ufa...já nos safamos da humilhação dos Jogos Olimpicos.

Anónimo disse...

Não me pareceu azar, eu nao concordo com a maxima da lotaria nos penaltys e este foi um exemplo, os jogadores italianos executaram todos os penaltys na perfeição nos não, mas tambem penso que portugal esteve melhor que a italia em quase todo o jogo mas nunca foi uma superioridade esmagadora, podiamos ter ganho sim mas não por termos tido azar e sim por ter faltado uma pontinha mais de qualidade que os jogadores até teem mas talvez pelo não apuramento para as meias-finais a confiança faltou.

Anónimo disse...

nao seu qual foi o euro que o senhor ivan viu pra dizer que portugal fez uma "excelente competição".
foi miserável!!! Contra a bélgica viu-se contra a holanda, viu-se, e apenas contra israel ganhamos, uma selecção claramente diminuta. Basta dizer que contra a bélgica jogaram mais de 70 minutos contra 10 e nem uma chance clara de golo.
Contra a itália não jogámos mal de facto mas perdemos mesmo contra 10 não criámos chances de golo, a excepção do golo escandalosamente falhado pelo "miúdo maravilha" djalo.
VERGONHOSO