quarta-feira, 6 de junho de 2007

Internacional: Rogério Ceni, defender para ele não chega...

Os guarda-redes são decisivos numa partida de futebol. Mas nem sempre essa sua influência no desfecho de um embate está relacionada com uma extraordinária defesa. Ainda este ano, por exemplo, o espanhol Palop foi fundamental no apuramento do Sevilha para os quartos-de-final da Taça UEFA, ante os ucranianos do Shaktar Donetsk, ao marcar um golo.
Neste capítulo, o guardião do São Paulo confirma a tese de que um jogador que actua nessa posição poderá não servir somente para defender. No último domingo, o ‘camisola um’ do ‘tricolor’ paulista apontou o 72.º golo da sua carreira, reforçando ainda mais o estatuto de guarda-redes com mais golos na história do futebol mundial.
Rogério Ceni, que superou os 62 tentos do paraguaio Chilavert em Agosto de 2006, regista agora 28 remates certeiros na marcação de penalties e 44 na cobrança de livres. Curiosamente, o internacional brasileiro, de 34 anos, funciona como talismã para o São Paulo, pois sempre que ‘faz o gosto ao pé’ a sua equipa não perde. Resta aguardar para saber até onde chegará a marca deste guarda-redes…

GOLOS POR COMPETIÇÃO
Campeonato Brasileiro: 29
Campeonato Paulista: 22
Taça Libertadores: 10
Copa João Havelange: 3
Torneio Rio-São Paulo: 3
Copa do Brasil: 2
Copa Mercosur:1
Mundial de Clubes: 1
Copa dos Campeões: 1

PALMEIRAS É A VÍTIMA PREFERIDA
Foram já 43 as equipas que sentiram na pele o poder do pontapé de Rogério Ceni. O Palmeiras, grande rival do São Paulo, é o conjunto a quem o guardião fez mais golos (6).
Lista dos sofredores:
6 Golos – Palmeiras (Brasil)
5 Golos – Cruzeiro (Brasil)
4 Golos – Paraná (Brasil)
3 Golos – Santos, Vasco da Gama e Figueirense (todos do Brasil)
2 Golos – Inter de Limeira, Ponte Preta, Guarani, Portuguesa Santista, Portuguesa Desportos, Coritiba, Atlético Mineiro, Rio Branco, Corinthians, Santa Cruz (todos do Brasil) e Monterrey (México)
1 Golo – União São João, Ituano, Fluminense, Flamengo, Botafogo, São José, América Natal, Grémio Porto Alegre, Internacional, Goiás, América Mineiro, Jundiaí, Mogi Mirim, Atlético Paranaense, Santo André, Marília, Brasiliense, Paysandu (todos do Brasil) San Lorenzo e River Plate (Argentina), Táchira e Caracas (Venezuela), Guadalajara (México), Alianza Lima (Peru), Univ. Chile (Chile) e Al-Ittihad (Arábia Saudita).

*
Na próxima segunda-feira o Rola a Bola apresentará a lista dos dez guarda-redes com mais golos na história.

1 comentário:

Anónimo disse...

44 golos de livre? Extraordinário. Deve ter uma média de golos por jogo maior do que certos artistas que por cá andam *nuno gomes*