terça-feira, 12 de junho de 2007

Internacional: Giggs fala da temporada de sucesso do Manchester United e elogia Ronaldo

O extremo galês concedeu na semana passada uma extensa entrevista à revista do Manchester, Inside United, falando sobretudo da última época.
Cristiano Ronaldo foi mais uma vez elogiado, sendo eleito pelo seu companheiro de equipa como o jogador que mais o impressionou esta temporada. “Não gosto de destacar jogadores, mas a forma como o Cristiano foi consistentemente bom, aliado ao facto de ser jovem, fizeram com que estivesse em destaque. Esta temporada ele esteve brilhante. Não é fácil manter a consistência durante toda a época, mas ele conseguiu-o, e penso que toda a gente reconhece isso”, afirmou o extremo.
Apesar da distinção feita ao internacional português, Ryan Giggs considera que foi a força do grupo que conduziu o conjunto de Old Trafford à conquista do título inglês: “Na minha opinião, o colectivo foi a razão de termos sido tão bons esta temporada. Como equipa e plantel, todos os jogadores contribuíram”, refere, acrescentando: “O treinador disse-nos que todos os elementos da equipa fariam a sua parte. Não é como há 20 anos atrás, ou quando comecei, que havia um grupo de 14/15 jogadores que jogavam e os outros não o faziam. Agora há 22/23 jogadores e todos foram importantes.”
A força do grupo e as boas individualidades estiveram na base do sucesso, mas o ‘camisola 11’ do Manchester United salienta ainda “a estabilidade defensiva” como um factor importante: “Todos os campeões necessitam de uma defesa sólida, e nós tivemo-la (…) Pode jogar-se um futebol mais atractivo e marcar mais golos, quando sabemos que temos um sector defensivo de confiança atrás de nós.”
Os ‘red devils’ foram o ataque mais concretizador da Premier League, apesar de nem sempre conseguirem obter muitos tentos e jogar bom futebol. Nesse sentido, Giggs aponta outro aspecto decisivo no sucesso da equipa: “Tivemos a mistura certa esta época. Por um lado, fizemos muitos jogos bons; por outro, quando não jogámos particularmente bem, conseguimos alcançar bons resultados. Mostrámos que somos capazes de jogar bom futebol, mas que também soubemos sofrer quando foi necessário.”
O extremo do clube de Old Trafford aponta ainda um último factor para o sucesso: a felicidade com os problemas físicos no Chelsea, principal adversário: “Quando eles têm todos os jogadores operacionais, podem fazer duas equipas, e ambas de qualidade. Tivemos sorte porque eles tiveram algumas lesões e nós, até perto do final, quase não as sentimos. No entanto, nas últimas épocas também tivemos lesões que jogaram contra nós… Apesar disso, este ano ganhámos mais por mérito próprio.”
Com o triunfo deste ano, o Manchester United pôs termo à hegemonia do Chelsea na Premier League, algo que constituía um grande aliciante para qualquer emblema inglês, segundo o extremo galês: “Era um grande desafio para nós e para qualquer clube da Liga, porque eles têm capacidade financeira para comprar qualquer jogador que querem.”
Depois do sucesso nesta temporada como será o futuro? Ryan Giggs antevê um futuro risonho para a equipa comandada por Alex Ferguson. “Todos podem ver que temos uma equipa promissora, mas temos que provar a qualidade que temos. Conseguimos ser campeões agora e, felizmente, isso dá-nos a plataforma para continuar a procurar mais títulos”, salienta, destacando a importância deste ser o primeiro campeonato ganho por muitos elementos da equipa: “Para os jogadores que ainda não tinham sido campeões, este título dá-lhes a confiança para saberem que no próximo ano podem conquistá-lo novamente. A experiência de ter ganho o campeonato dá a jogadores como Wayne [Rooney] ou Cristiano o recurso real de saberem o que fazer em certos jogos durante uma corrida ao título.”
O ex-internacional galês, que se despediu da sua selecção no início de Junho, comentou ainda o facto de ter-se tornado o futebolista com mais títulos na Liga inglesa: “É fantástico, e bater o recorde dos dois jogadores do Liverpool, Phil Neal e Alan Hansen, é uma realização que me deixa muito orgulhoso. Mas não estou a pensar no nono título de campeão que ganhei, estou, sim, satisfeito por ter ganho o Campeonato esta época, algo que não aconteceu durante três anos. Termos recuperado o título significa mais para mim do que qualquer feito pessoal (…) Prefiro olhar em frente do que olhar para trás. Apenas penso em ajudar a equipa e ganhar o próximo troféu. Obviamente fico orgulhoso por todos os feitos individuais, mas, quando terminar a minha carreira, há tempo para olhar para o passado. Continuo a sentir que tenho trabalho para fazer. Mesmo depois de ganhar o título esta temporada, quero já ganhar o do próximo ano.”

Foto: Hugo Santos

1 comentário:

Admin disse...

Tambem gostamos do teu blog... Muito interessante!

Já agora adicionamos o vosso link no nosso blog

Cumps,
Bola de Cristal