quarta-feira, 20 de junho de 2007

Sub-21: Historial de confrontos entre portugueses e italianos

Esta quinta feira, a Selecção Nacional de 'esperanças' defronta a sua congénere italiana, num jogo que decidirá qual das duas formações estará presente nos próximos Jogos Olímpicos 2008, em Pequim (China).
Terceiros classificados na fase de grupos, lusos e transalpinos têm, neste encontro, a possibilidade de conseguir algo em terras holandesas, depois de goradas as expectativas que ambos os conjuntos tinham em chegar longe no Campeonato da Europa.
Com uma vitória, um empate, uma derrota e cinco tentos marcados nos três jogos realizados no Europeu, a única diferença nos números entre as duas selecções está nos golos sofridos: Portugal sofreu três e a Itália concedeu quatro.
Para este encontro, José Couceiro não poderá contar com Hugo Almeida, sendo que provavelmente será Vaz Té a jogar na posição mais adiantada do ataque luso.
A missão portuguesa antevê-se complicada, não só porque terá pela frente uma equipa com cinco títulos no escalão sub-2 - sendo a recordista de vitórias -, mas também porque as estatísticas nos duelos com os transalpinos não são famosas.
Foram 11 os duelos entre as duas selecções na categoria de 'esperanças', sendo que desses embates resultaram apenas três vitórias nacionais, sete triunfos italianos (um deles na final, em 1994) e um empate. Esta superioridade da 'squadra azzurra' reflecte-se bastante igualmente no que concerne a golos: 21 contra 9.
Curiosamente há dois factos a registar: as três vitórias lusas tiveram lugar em jogos realizados em casa; Portugal nunca ganhou nos três prélios disputados em campo neutro, somando um empate e duas derrotas.

HISTORIAL DE CONFRONTOS
Euro'78 (Qualificação)
Portugal - Itália, 1-0
Itália - Portugal, 4-1

Euro'88 (Qualificação)
Portugal - Itália, 1-2
Itália - Portugal, 6-0

Euro'94

Qualificação:
Portugal - Itália, 2-0
Itália - Portugal, 2-1
Final:
Itália - Portugal, 1-0 (a.p.) - campo neutro (França)

Euro'96 (Quartos-de-final)
Portugal - Itália, 1-0
Itália - Portugal, 2-1

Euro'2002 (Fase grupos)
Itália - Portugal, 1-1 - campo neutro (Suíça)

Euro'2004 (Meia-final)

Itália - Portugal, 3-1 - campo neutro (Alemanha)


Foto: Hugo Santos

Sem comentários: