segunda-feira, 18 de junho de 2007

Opinião: Os 'pecados' de Couceiro

No passado sábado não estive em casa e só domingo pude retomar a minha escrita neste blog. Por esse motivo, ainda não havia falado na eliminação da Selecção Nacional de 'esperanças' no Campeonato da Europa. A minha previsão após o jogo diante da Bélgica, e aqui expressada no Rola a Bola, na passada quinta-feira, confirmou-se. Pois é, Portugal bateu, tranquilamente, Israel, enquanto holandeses e belgas empataram. Assim sendo, os portugueses ficaram arredados das meias-finais do Europeu de sub-21, naquele que era, segundo o seleccionador, o primeiro objectivo do conjunto luso.
Felizmente, com a ‘ajuda’ dos ingleses, a bandeira portuguesa poderá ainda marcar presença nos Jogos Olímpicos no ‘desporto-rei’. Para tal, é preciso bater a Itália, na próxima quinta-feira, tarefa que não se antevê nada fácil.
Mas para já, vou aqui expor, aqueles que, na minha óptica, foram os principais erros de José Couceiro nesta prova.

Ausência de um sistema de jogo: Ao entrar numa grande competição, uma equipa deve ter um determinado sistema de jogo tipo, implementado, completamente rotinado e bem assimilado pelos jogadores. Claro que deve possuir alternativas que poderá aplicar dentro de cada jogo, de acordo com os desenvolvimentos do mesmo. A selecção portuguesa não tinha sequer um sistema de jogo padronizado, quanto mais sistemas alternativos válidos. Veja-se a diferença entre o jogo com a Bélgica e o jogo com a Holanda. Iniciámos em 4-4-2 com os belgas e utilizámos um 4-2-3-1 com os holandeses. E atenção: não confundir sistema com modelo!

Escolhas erradas de alguns jogadores: Algumas opções relativas à escolha de jogadores são, no mínimo, discutíveis. Deixo aqui apenas alguns exemplos: Paulo Ribeiro passou dois anos sem jogar, será que não existia nenhuma alternativa mais credível para a baliza? A escolha de Amoreirinha para jogar como lateral-direito frente à Holanda não se compreende. Já deu para perceber há muito tempo que o novo jogador do Cluj é defesa-central e que não rende na lateral. Será que só eu vejo isto? No mesmo jogo a inclusão de Ruben Amorim no lado direito do meio-campo foi uma opção inédita. Já alguém o viu jogar naquele lugar no Belenenses?

Falta de mentalidade ganhadora: Ao contrário do que dizem os elementos da equipa nacional, não foi no jogo com a Holanda que Portugal perdeu o apuramento. Essa eliminação aconteceu no primeiro jogo. Perder com os holandeses, campeões em título e equipa anfitriã, obviamente é um mau resultado, mas não me parece algo assim tão surpreendente. O empate com os belgas foi, na altura, considerado um bom resultado pelos elementos da equipa, mas foi determinante para o afastamento. Ganhando esse jogo, Portugal garantia a qualificação. Faltou a José Couceiro incutir, no tempo certo, mentalidade ganhadora ao grupo.

Desculpas com as arbitragens: Irritam-me as desculpas com as arbitragens, sobretudo quando se joga mal. Eventualmente ficou um penalty por marcar no jogo com a Holanda, por derrube sobre João Moutinho. Isso é certo e poderia mudar o rumo das coisas. Verdade. Porém, esse lance influenciou os fraquíssimos 40 minutos anteriores? Obviamente que não, e, quando essa jogada ocorreu, Portugal já poderia estar com dois ou três golos de desvantagem sem qualquer responsabilidade da arbitragem.

14 comentários:

Anónimo disse...

Pedro vou defender o couceiro:
Primeiro estás a criticá-lo como se ele fosse treinador de futebol, bom isso ele não é.
Em segundo lugar ele é que foi o criticado pela arbitragem e não o contrário o quarto àrbrito ousou tocar-lhe ao de leve no casaco(lance da expulsão) claro que o honradissimo couceiro não permitiu isso e reagiu como um boi numa praça de touros enfim à antiga portuguesa , uma verdadeira vergonha um embaraço para o pais , o brasileiro que é um troca tintas taticamente pelo menos sabe que os centrais jogam a frente do guarda-redes que os laterais devem saber cruzar e que 5 jogadores a povoar o meio campo não é tatica é rodinha, ha e com ele os jogadores andam bem mais na linha no ultimo jogo o HugAlmeida esqueceu-se mas coitado nem assim conseguiu evitar falhar um jogo treinado pelo """mister"""(sim muitas aspas) Couceiro, força hugo la te livraste de aturar o tipo contra a itália

Bruno Pinto disse...

Não pude ver os jogos (apenas resumos), não tenho portanto uma opinião muito consistente acerca deles. Mas não concordo com a sistemática ridicularização de José Couceiro, de todo! No Europeu do ano passado no nosso país, o Couceiro não era o treinador e a prestação da equipa foi ainda pior, tendo até melhores jogadores que agora. Couceiro não me parece um treinador por aí além e não me parece o homem certo para a Selecção sub-21, mas culpá-lo de tudo e de forma tão cáustica, é incorrecto. Se calhar, seria bom perguntar a alguns jogadores, porque é que não jogaram nos dois primeiros jogos com a atitude profissional que se exige... Se calhar é por andarem todos a pensar em contratos!! Sou daqueles que olho para um relvado e, pela prestação de uma equipa, responsabilizo não só o treinador, mas também, em grande parte, os jogadores. Ou seja, Couceiro teve muita responsabilidade no fracasso, mas exactamente igual à que tiveram jogadores como Nani ou Moutinho, que nos dois primeiros desafios jogaram rigorosamente ZERO!
Depois, quanto ao episódio com o 4º árbitro, o que foi ridículo foi vê-lo a puxar o casaco do Couceiro (e não a tocar ao de leve). A atitude dele ao dizer para largar foi perfeitamente normal, igual àquela que eu teria. Mas agora os árbitros estão lá para puxar o casaco aos treinadores? Era o que faltava.

Poeta de Fermelã disse...

Sim, concordo, o treinador é mediocre, mas os jogadores tambem tem culpa no cartório. Já se falou aqui em Nani e outros mas o que dizer de Hugo Almeida que é apontado todos os anos como o mlhr marcador dos torneios e é 1 autentico fiasco, falhanços inacreditaveis...do mal o menos prefiro Postiga na selecção A

Anónimo disse...

Bolas pá que falem mal dos jogadores tudo bem mas do HugAlmeida nao, primero chama-se hugo grande qualidade, segundo é um verdadeiro lutador que desgasta realmente os centrais, não so digo que é um excelente ponta-de-lança digo mais digo que é o melhor desde rui aguas e gomes pelo simples facto de não ser o homem invisivel( esse tal desse postiga ) nem o ladys man( ou será ladyman ) o nulo gomes. Talvez falhe golos mas tem um pontapé fenomenal é lutador tem caracteristicas ideais para um futebol que tanto depende dos extremos como o nosso onde aliás estão a maioria dos nossos bons jogadores (cristiano simao quaresma) jogar em 4-3-3 com nulo e com postiga é deprimente e se o hugo nao marca é porque as bolas não chegam

Poeta de Fermelã disse...

Tudo bem, as bolas por vezes não lhe chegam, mas qnd chegam, o k ele faz?? Bola pra banca!!! OK, toda a gente falha, o lita da inglaterra falhou 1 lance dos piores que já vi na vida mas este Hugo tem falhanços que arrepia

Anónimo disse...

Eu pessoalmente não concordo contigo vi os tres jogos e não vi nenhum falhanço dele por ai alem mas acho de facto que ele é um ponta-de-lança de futuro mas deliciei-me tambem com a exibição do vaz té no ultimo jogo

Bruno Pinto disse...

O Postiga tem uma qualidade muito superior ao Hugo Almeida, mas é que nem tem discussão! Lembro-me bem da época que fez com Mourinho no FC Porto, com 19 anos, não deve ter sido por acaso. Não tem é culpa de não ter 1m92 e pesar 90kg como o Hugo Almeida!!

Anónimo disse...

tudo vergonhoso... como se nao bastasse a opera que fez sobre a aritragem depois do jogo com a holanda ainda fez uma sinfonia depois do jogo com israel.. pra k??
mais vale o peseiro ahaahah

Anónimo disse...

isso de ser treinado com o mourinho é outra escola não podemos falar num jogador e dizer quando foi treinado pelo mourinho porque já sabemos que o mourinho ( mouro pequeno :D ) tira coisas dos jogadores que noutros casos não existem e prova disso são todas as outras epocas do postiga, e quanto ao tamanho o romario o bebeto o rau (alto mas fragil) o liedson o micoli tanto avançado pequeno que não se queixa

Anónimo disse...

e o peseiro é um excelente treinador e dos que estão no activo apenas o mourinho conseguiu fazer brilhar mais o nome de portugal através dos clubes, respeito o peseiro por ser um homem de convicções e nao um homem de conecções como o couceiro

Bruno Pinto disse...

Hugo, ok esqueça-se o Mourinho, o Postiga este ano fez 10 golos na liga, e ainda agora te deu uma alegria com aquele fantástico golo à Bélgica. E nunca me esqueço daquele arrepiante penalty à Panenka contra a Inglaterra, para além do golo do empate que nos salvou da eliminação. Quanto ao tamanho, estava a referir-me à tua alusão ao 4-3-3, experimenta pôr o Miccoli ou o Romário nesse sistema e depois diz-me alguma coisa.
Mas ok são opiniões divergentes, eu gosto mais do Postiga, tu do Hugo Almeida, perfeitamente normal...

Anónimo disse...

O problema é que de golos à belgica está o nulo gomes cheio e até marcou um golaço à frança, quanto ao penalty sim foi bonito mas eu nao avalio jogadores pela maneira como marcam penaltys porque se assim fosse o ronaldinho é um nabo até com o benfica desperdiçou um e acho k o nulo gomes tambem ja marcou outros golos importantes. Estou a compara-lo com o nuno para veres ao ponto que o acho fraquinho e quanto aos 10 golos bom o adriano marcou 11 o micoli 10 o dady 12 até o alecsandro tem 8, o liedson fez uma epoca fraquinha para o que pode e sabe fez 15, acho que 10 golos é pouquinho no ano passado o nuno fez mais que isso quer dizer.
Quando vi o Helder do mourinho acreditei mas depois... basta dizer que foi considerado a pior contratação na Inglaterra. Alem disso já não é nenhum menino quase 25 anos e não explodiu. Mais um fraco avançado centro a seguir as pisadas do pauleta e do nuno gomes aos fracos eles marcam e aos outros?

Bruno Pinto disse...

Aos outros marca o Hugo Almeida!!

Anónimo disse...

da-lhe tempo....