terça-feira, 19 de junho de 2007

Opinião: Rui Costa, um Senhor

Se Joe Berardo tem, como qualquer apreciador de futebol, direito a opinar sobre a qualidade e utilidade de um futebolista dentro de uma equipa, a forma como falou sobre Rui Costa é de uma falta de sensibilidade e de respeito gritante.
O empresário pode achar que Rui Costa não tem condições para servir o Benfica dentro das quatro linhas. Certamente que alguns têm a mesma opinião, enquanto que muitos outros não comungam dessa ideia. O que não pode fazer, muito menos quando se define como benfiquista, é referir-se a uma das grandes figuras do clube da Luz, mandando-o lixar, para não traduzir de outra forma a expressão que proferiu em inglês, e colocando em causa a paixão do ‘Maestro’ ao seu clube de coração.
Rui Costa não merece. Pelo que já deu ao Benfica. Pelo que já deu ao futebol português. Pela carreira brilhante, a todos os níveis, que tem efectuado. Pela conduta impecável que sempre o norteou em todas as fases e sítios por onde passou.
Dizer o que disse Joe Berardo é uma ofensa a Rui Costa, mas mais: é uma ofensa a quem gosta de futebol e sempre se habituou a admirar, independentemente da cor do coração, um dos grandes exemplos desportivos para a juventude deste pequeno País à beira-mar plantado.
Em 1994, Rui Costa foi transferido do Benfica para a Fiorentina. Numa altura em que os cofres da Luz estavam cheios de ar, algum capitalista com mais amor que Rui Costa ao Benfica se predispôs sequer a emprestar dinheiro ao clube? Rui Costa rendeu ao Benfica 1.2 milhões de contos, o que na época era uma quantia muito acima do valor que esses números têm hoje. Trocou o Benfica pela Fiorentina, aos 22 anos, quando, se calhar, haviam outros emblemas mais poderosos interessados nos seus préstimos, mas que não estavam na disposição de proporcionar o mesmo encaixe financeiro ao clube da Luz.
Dizer que Rui Costa se quisesse ajudar o Benfica tinha regressado ao Benfica aos 25 anos é completamente descabido. Completamente irreal no contexto futebolístico e até profissional de qualquer ser humano. Naturalmente qualquer pessoa tenta garantir o seu futuro – e da sua família - e afirmar a sua qualidade e valor profissional nos mais altos patamares da profissão. Isso é condenável?
Ainda assim, ao longo dos anos, Rui Costa sempre reafirmou a sua paixão ao clube e a sua vontade de regressar a casa. Não foram vãs promessas. Cumpriu, regressando à Luz quando todas as premissas o permitiram: quando pôde, quando o deixaram regressar e quando quiseram que regressasse.
Tornou real o sonho de um estádio que ansiava pelo seu regresso, quando poderia ter cumprido mais um ano de contrato no Milão. Preferiu perder dinheiro e voltar ao seu Benfica, quando muitos outros jogadores fazem votos de paixão a um clube, mas na ‘hora da verdade’ preferem continuar a encher os cofres.
Por tudo isto (qualidade profissional e postura como homem), foi tão admirado em Florença e Milão e tão desejado na Luz.
Para mim, que adoro futebol, é um orgulho tê-lo na Liga portuguesa, mesmo aos 35 anos. Para ele, o meu aplauso.

PS – Aguardo com alguma expectativa pela resposta de Rui Costa a estas infelizes declarações a seu respeito. Tenho, contudo, a certeza que de que será uma resposta ao nível daquilo a que nos habituou: um Senhor!

Fotos: Hugo Manita

4 comentários:

Anónimo disse...

so tenho uma pergunta a fazer, porque é que o berardo não dá 2/3 do seu dinheiro ao benfica se é assim tão o benfiquista????

Anónimo disse...

O Rui Costa era o meu ídolo de menino! Desde que apontou a grande penalidade frente ao Brasil no Mundial Sub-20 que lhe dei mais atenção!
Somente alguém que de facto nada percebe de futebol poderia dar tão gigantesca calinada e fazer tais ofensas! Acho que o Sr. Berardo deve-se limitar às OPA'S e à aquisição de arte, porque no que toca à arte de futebol não só não entende, como deveria era ficar calado para sempre depois de tais graves citações.
Na minha opinião não se trata só de Berardo que não dá o devido valor a este jogador. O nosso país fala muito de Cristiano Ronaldo e Figo, mas Rui Costa foi provavelmente o quarto marco da história do futebol luso. Idolatrado em Itália e noutros países, dá-me a sensação que o povo luso esquece facilmente o que ele fez pela Selecção e pela marca que deixou no mundo. Exímio no passe, joga de cabeça levantada como poucos e coloca a bola onde quer. Ainda hoje com a sua idade descobre linhas de passe que ninguém as vê e até mesmo os fracos avançados do Benfica não lhes dão continuidade.
Note-se e avalie-se os resultados com Rui Costa em campo no Benfica esta época e sem Rui Costa e creio que chegarão a facéis conclusões, para além de que a qualidade de jogo com ele em campo; é incomparável.
É certo que Rui Costa está já em final de carreira, mas não é pela idade que deixa de saber jogar ou ser capaz de o fazer. Pelo contrário, é o único jogador do Benfica que ainda sabe sentir a camisola e o significado da grandiosidade daquele clube e que pode mesmo por vezes sem jogar ser importante para o sucesso do mesmo.
Passando à estupidez da questão do porquê o Rui Costa não jogar no Benfica aos 25 anos, bem creio que este é mais um daqueles gritantes descabimentos que esse Sr. "OPA" deu. Como deve saber o Rui foi vendido pelo Benfica à Fiorentina por uma soma considerável e que muito deve ter ajudado o clube naquela altura. A vida de jogador de futebol nem sempre é um mar de rosas e têm que garantir o futuro, logo fez ele muitíssimo bem em partir. Se não jogou no Benfica aos 25 anos e que me respeitem os benfiquistas foi porque quando o Rui tinha 25 anos o Benfica não era clube para o Rui a todos os níveis e ele teve que ir para onde achava assegurar o futuro dele, não só financeiramente, mas a nível de carreira. Ao contrário por exemplo de um Figo, que não vê qualquer hipótese de acabar a carreira dele no Sporting (está no direito dele, mas não será por questões também financeiras?), decidiu abandonar o Milão para acabar a sua carreira no clube das águias. Primeiro assinou como todos sabemos sem saber o quanto iria receber (só prova o amor ao clube) e segundo não é preciso ser-se inteligente para se saber que nem metade do salário deverá estar a auferir no Benfica quando comparado ao que ganhava no Milão.
Hoje foi um dia muito triste, em que quase me envergonhei de ser português, pois não se diz o que esse Sr. Berardo disse. Acho incrível como tão depressa se está no auge como no fundo do poço, como se é um Deus e se passa a um mendigo!!! Para acabar refiro que sou adepto do F.C. Porto e que não sou anti-benfiquista ou anti o que quer que seja...Acho que a partir de hoje curiosamente passei a ser anti-Berardo, algo que até não faz parte de mim, mas ele conseguiu criar em mim algo de verdadeiramente MAU.
Está para vir o dia em que nascerá o jogador com qualidades humanas tão grandes como as do Rui. Como futebolista também não será certamente todos os dias, anos e décadas que verão outro jogador com o talento do Rui Costa, mas também com o que este deu ao futebol mundial e ao nosso país. É verdade que a dita "Geração de Ouro" nunca foi feliz na Selecção A e não conseguiram vencer ou chegar onde os portugueses ambicionavam. No entanto o Rui Costa, o Figo, Paulo Sousa, Vítor Baía, Couto, Jorge Costa, João Pinto serão para sempre GRANDES e nunca VELHOS... pois para aqueles que ainda veêm o futebol como magia, arte e desporto e não somente pelos olhos do negócio e do dinheiro, saberão sempre dentro deles que estes foram nomes que lhes deram momentos eternos e imortais.

Anónimo disse...

Espero que a OPA tenha sucesso. Mas depois é bom que o senhor Berardo ponha dinheiro e esteja caladinho porque como ele próprio diz, não percebe nada de futebol.
Rui Costa é um elemento mais que válido no plantel ao contrário de muitos "jovens" que por lá andam.

Foi desrespeitoso para com o Rui. Ainda assim não parece ter ficado contente e lançou mais 2 senhoras atoardas de bradar aos céus!

Primeiro dizer que o SLB era um lar de 3ª idade! Só aqui se vê o pouco que percebe não só de futebol como de faixas etárias. Primeiro o plantel do slb não é "velho"! Depois quem percebe de futebol sabe perfeitamente que a experiência é algo extremamente importante. Veja-se Itália e Milan Campeões do mundo e da europa respectivamente.

Por último dizendo que o Figo não serve para os outros porque há de servir para nós? O Figo continua a ser um dos melhores do mundo e de longe o melhor na seu faixa etária. E serve para qualquer equipa do mundo sem sombra de dúvida!

Que não percebe de futebol já sabíamos, sabemos agora que também não vê! Ou então vê e não compreende!

Anónimo disse...

Este Berardo até o admiro pela colecção de arte que angariou ao longo do tempo e que, felizmente, parece estar finalmente ao dispor do nosso país, em instalações do Estado, constituindo um património de arte do sec.XX único por estas bandas.

Agora, vir armado em “caga-milhões” com soluções milagrosas e originais (toda a gente sabe que o Benfica deveria apostar mais na juventude) como um iluminado que acabou de “descobrir a pólvora” e vem para o mundo do futebol “ensinar” a fórmula mágica do sucesso a “esta gente” que, apesar de já andar nisto há muito tempo, tem estado à espera que este senhor lhe venha agora dizer como se fazem as coisas.

Desde já, ter sucesso empresarial e mérito nacional não significa ser uma autoridade ou sumidade no futebol, como indica o tom arrogante e a entrada de rompante pelo futebol dentro e até pelo Benfica dentro (a dizer que faz e acontece, que compra e descompra e cheio de “ideias peregrinas” sobre jogadores que nem os adversários criticam).

Mas o pior é vir criticar o Rui Costa!!!! Ouça lá, mas está doido ou quê? Olhe, só por isso, você já nem comprava era nada – mais, você já nem entrava era mais no estádio, pura e simplesmente.

“Se o Rui Costa quisesse ajudar o Benfica, que viesse para cá aos 25 anos.” O Rui Costa não veio porque o Benfica não o pode resgatar da Itália, onde ele tinha o que o Benfica não podia oferecer. Ou você quer dizer que os negócios que faz são, sobretudo, para “ajudar” os outros? Se fosse assim , você não teria o dinheiro que tem… Além disso, então porque é que você não veio “ajudar” o Benfica há mais tempo?

Meu caro Sr., o Rui Costa sempre amou o Benfica (e deu mostras disso) mas nunca terá dito que iria abdicar da sua carreira ou deixar tudo para trás para ajudar o Benfica… olhe, no entanto, ele não fez como o Figo que, no fim de carreira, pôs de parte voltar para o Sporting (o Rui Costa certamente que teria tido vários outros destinos ao abandonar San Ciro).

Bem, será que você é MESMO benfiquista?