quinta-feira, 14 de junho de 2007

Opinião: Sem esperanças...


Assim que terminou o jogo de estreia da Selecção Nacional no Campeonato da Europa de sub-21, ante a Bélgica, alguns elementos da equipa lusa falaram na obtenção de um bom resultado. Bom resultado era a vitória. Porque dava-nos praticamente o apuramento e porque os belgas, não sendo um conjunto frágil como muitos fizeram crer, estão longe de possuir o potencial das nossas 'esperanças'. Custa vê-los passar e ver a nossa equipa ir de férias… Somos melhores e tínhamos que ganhar. Ponto final.
Assisti ao jogo com a Bélgica em casa de um amigo e, assim que o árbitro apitou pela última vez, não tive dúvidas em dizer-lhe que os nossos jogadores iriam fazer as malas bastante cedo. “Hugo, vamos ser eliminados”, disse-lhe eu, não por ser bruxo, vidente ou ter uma bolinha de cristal em casa. Simplesmente olhei para o calendário e tracei logo o cenário: “Agora vamos perder com a Holanda e a Bélgica ganha a Israel. Depois na última jornada já estou a ver o ‘filme’: ganhamos tranquilamente, por dois ou três, a Israel e no Holanda-Bélgica dá empate. Os holandeses ficam satisfeitos com o primeiro lugar do grupo e os belgas igualmente contentes por seguirem em frente.” Esta foi a minha previsão. A primeira parte já se confirmou e a segunda, estou agora ainda mais convicto, vai também concretizar-se. Oxalá esteja enganado. Oxalá os leitores deste meu espaço venham criticar-me por este discurso. Mas já vi o cenário da calculadora muitas vezes e, como o empate entre holandeses e belgas dá jeito aos dois, não é preciso ser grande adivinho nem muito inteligente para presumir o que dali vai sair…
Resumindo, o empate com a Bélgica só poderia ter sido ‘bom’ para Portugal se o segundo jogo fosse diante de Israel. Aí, poderíamos ganhar vantagem sobre os belgas. Mas como foi ao contrário, ganharam-na eles e agora os nossos jogadores estão condenados a presenciar o Europeu pela TV. Enfim, é a típica mania portuguesa de adiar as coisas... Neste caso, complicar, para não dizer impossibilitar!

* (Com a Holanda a minha previsão podia ter sido errada se não tivéssemos dado 45 minutos de avanço ao adversário…)

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo só te esqueceste de dizer a vergonha que é o nosso "selecionador",
perdemos 5 pontos até agora e sempre por culpa dele, centrais e extremos adaptados às laterais (que so fazem rir), guarda-redes que não joga à dois anos meio campo com 5! homens com 3! jogadores de caracteiristicas identicas que confusão e a clara mensagem para quem viu o jogo com a belgica que so pode ter sido isto não é para perder

Anónimo disse...

Oi Pedro. Cá estou eu de regresso às tuas notícias porque a vida continua não é verdade?
Em relação á tua opinião, infelizmente tens toda a razão. Pode ser que aconteça um daqueles milagres mas o "nosso" futebol é pródigo como sabes nestas coisas.
Um treinador sem provas dadas. Não se viu táctica, não se viu trabalho e, uma vez mais, viu-se frequentemente os "nossos" a mergulharem o que se calhar já começa a ser muito conhecido na arbitragem. Por isso é que às vezes até é mas, e as outras 50?
A atitude tem que começar de base. O futebol deve ser ensinado nas escolas mas com seriedade e os treinadores portugueses têm que punir quem aparece isolado e se atira para o chão em vez de tentar o golo.
Um abração

Nuno disse...

Corroboro da tua opinião. Portugal sempre teve essa mania, deixar as coisas para depois. Depois, andamos sempre com a corda ao pescoço e a depender dos outros para seguir em frente. A selecção A, neste momento, não é tanto assim, mas desta vez, com os sub-21, foi isso que aconteceu.

Um abraço,
Nuno.