sexta-feira, 22 de junho de 2007

Em foco: Manuel Fernandes pode estar de regresso à Luz

Apesar de ter falhado uma grande penalidade, no desempate com a Itália, em partida a contar para o 'playoff' olímpico, o médio benfiquista foi uma das figuras da Selecção Nacional e até do Europeu de sub-21.
Agora, um ano depois de ter deixado a Luz, Manuel Fernandes pode estar de volta à casa-mãe. O jogador já admitiu o interesse em retornar a vestir de 'águia ao peito' e Fernando Santos também poderá ver este facto com 'bons olhos', visto constituir, sem dúvida, uma mais-valia para o plantel 'encarnado'. Após uma temporada em Inglaterra, onde representou o Portsmouth e o Everton, ambos por empréstimo, o internacional português não parece estar na disposição de ser cedido temporariamente ao outro emblema. Por outro lado, o Benfica também não demonstra grande interesse abrir mão do atleta numa situação semelhante.

MANUEL FERNANDES EM 2006/2007

O 'camisola 37' do Benfica integrou o estágio de pré-temporada da formação da Luz, mas viria a ingressar por empréstimo no Portsmouth, quando recuperava de uma intervenção cirúrgica para debelar uma pubalgia. Tal facto, impediu-o de alinhar desde o início da época. Contudo, Manuel Fernandes apareceu em grande e deixou bem vincado o seu valor aos adeptos 'Pompeys'. Logo na estreia, ante o Mansfield, em jogo referente à Taça da Liga, o médio luso apontou um dos tentos da vitória, por 2-1. Daí em diante, foi-se impondo na equipa comandada por Harry Redknapp, mas, na fase final da sua estadia em Portsmouth, viria a ser prejudicado por uma cláusula contratual que fez com que não fosse utilizado para não ter que ser automaticamente contratado em Janeiro. No total, Manuel Fernandes fez 12 jogos (10 na Premier League e dois na Taça da Liga) - dos quais sete foram completos e nove na condição de titular -, tendo apontado um golo nos 772 minutos em que jogou no clube onde também actua Pedro Mendes.
A segunda metade da temporada seria passada em Liverpool, ao serviço do Everton. Nos 'tofees', Manuel Fernandes ganhou facilmente o seu espaço, mas uma lesão impediu-o de realizar mais desafios. Porém, nos quatro meses em que esteve em Goodison Park foi utilizado nove vezes, oito delas como titular, completando os 90 minutos em quatro desses encontros. O internacional português vestiu, na totalidade, a camisola do Everton durante 716 minutos, todos na Premier League, tendo marcado por duas vezes, ao Watford e ao Manchester United.
Para encerrar a época, o centrocampista fez parte da equipa de sub-21 que representou Portugal no Campeonato Europeu da categoria. Manuel Fernandes participou nos quatro jogos da Selecção Nacional, jogou 381 minutos (falhou apenas nove) e marcou um golo.

NÚMEROS DA TEMPORADA
Jogos: 25 (12 Portsmouth, 9 Everton e 4 Selecção)
Jogos a titular: 19(7 Portsmouth, 8 Everton e 4 na Selecção)
Jogos como suplente utilizado: 6 (5 no Portsmouth e 1 no Everton)
Jogos completos: 14 (7 Portsmouth, 4 no Everton e 3 na Selecção)
Jogos incompletos: 11 (5 no Portsmouth, 5 no Everton e 1 na Selecção)
Minutos: 1869 (772 no Portsmouth, 716 no Everton e 381 na Selecção)
Golos: 4 (1 pelo Portsmouth, 2 pelo Everton e 1 pela Selecção)

Foto: Hugo Santos

4 comentários:

Bruno Pinto disse...

Manuel Fernandes é um grande jagador, na linha de João Moutinho e, a confirmar-se, será um reforço de peso para o Benfica. No entanto, ele terá dito "se tiver que voltar ao Benfica, volto", o que parece ser uma situação que não seria o seu desejo profundo. Enfim, Manuel Fernandes é um caso um pouco estranho. Custa-me ver um jogador destes trocar um grande português por um médio inglês, numa medida que se poderia(á) revelar nefasta para a sua carreira. Às vezes, vale mais esperar dois/três anos e sair para um clube que faça progredir a carreira do que ir para um clube sem ambições e não regredir, como foi este o caso. É o eterno dilema que se coloca muitas vezes: dinheiro 'vs' carreira...
Auguro um grande futuro a este jovem jogador, Portugal no futuro será demasiado pequeno para ele, mas espero que seja em grandes clubes.

dezazucr disse...

era bom que regressasse. A equipa do Benfica precisa de mais um bom médio para o meio-campo.

Agora tería mesmo de querer estar no Benfica e não sei se será esse o caso.

Anónimo disse...

Nunca compreendi muito bem a situação pela qual passa Manuel Fernandes! Nunca entendi se é "rejeitado" pelo clube ou é o próprio que não se sente bem no mesmo.
No entanto caso o Benfica consiga que Manuel Fernandes jogue para a próxima época no seu "onze" creio que será sem dúvida uma mais valia. É um GRANDE jogador, ainda com uma excelente margem de progressão. Se há essa possibilidade de ele voltar, pois seria negligente se o Benfica o deixasse escapar.

Anónimo disse...

Manuel Fernandes : "Agora vou voltar ao Benfica, acabou tudo para mim em Inglaterra. Eu gostei imenso, foi uma grande experiência mas terminou",
Se isto não é um jogador que pretende voltar quando às um ano renovou mpor mais um ano com o benfica o que é?