domingo, 3 de junho de 2007

Euro'2008: Portugal lançado com vitória na Bélgica

A Selecção Nacional deu hoje um importante passo rumo ao apuramento para o Campeonato da Europa de 2008, ao vencer a sua congénere belga, em Bruxelas, por 2-1.
O triunfo luso - o primeiro oficial ante a Bélgica na condição de visitante - começou a contruir-se perto do intervalo. Aos 43 minutos, Nani num rasgo individual abriu o activo para gáudio dos muitos emigrantes portugueses presentes no Estádio Rei Balduíno.
Contudo, o recomeço da partida não foi fácil para os comandados de Scolari, que viram os belgas repor a igualdade. Ao minuto 55, Fellaini surgiu solto de marcação na área lusitana, cabeceando à-vontade para o fundo das redes de Ricardo.
A supremacia de Portugal, porém, acabaria por vir de novo ao de cima. Nove minutos após o tento da Bélgica, Hélder Postiga deu nova vantagem às cores nacionais, num fortíssimo disparo do 'meio da rua'.
Até final, há apenas a salientar a expulsão de Hugo Almeida, já no período de descontos, devido a uma entrada por trás sobre um adversário.
Com este desfecho, a Selecção Nacional mantém o segundo lugar do grupo, atrás da Polónia, que venceu no Azerbaijão, e com os mesmos pontos da Sérvia, vencedora na Finlândia.

BÉLGICA - PORTUGAL, 1-2
Estádio Rei Balduíno (Bruxelas)
Árbitro: Martin Hansson (Suécia)

Bélgica - Stijnen; Hoefkens (De Man, 47'), Simons, Clement e Vermaelen; Defour, Mudingayi (Geraerts, 76') Fellaini e Vertonghen; Sterchele (De Mul,61') e Emile Mpenza.
Treinador: René Vandereycken
Portugal - Ricardo; Miguel (Bosingwa, 53'), Fernando Meira, Jorge Andrade e Paulo Ferreira; Petit, Tiago e DEco; Quaresma, Nani (Duda, 86') e Hélder Postiga (Hugo Almeida, 79').
Treinador: Luiz Felipe Scolari
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Fellaini (55'); Nani (43') e Hélder Postiga (64')
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Miguel (51'), Hélder Postiga (52'), Defour (62'), Quaresma (76') e Paulo Ferreira (78'). Cartão vermelho para Hugo Almeida (90').

Resultados do grupo A:
Cazaquistão - Arménia, 1-2
Azerbaijão - Polónia, 1-3
Finlândia - Sérvia, 0-2
Bélgica - Portugal, 1-2

Classificação
1.º Polónia 19 pontos (8 jogos)
2.º PORTUGAL 14 pontos (7 jogos)
3.º Sérvia 14 pontos (7 jogos)
4.º Finlândia 11 pontos (7 jogos)
5.º Bélgica 7 pontos (7 jogos)
6.º Cazaquistão 5 pontos (7 jogos)
7.º Arménia 4 pontos (6 jogos)
8.º Azerbaijão 4 pontos (7 jogos)

Luta pela qualificação nos restantes grupos:

Grupo B - França 15 pontos (6 jogos), Itália 13 pontos (6 jogos), Ucrânia e Escócia 12 pontos (6 jogos)

Grupo C - Grécia 15 pontos (6 jogos), Turquia 13 pontos (6 jogos), Bósnia e Noruega 10 pontos (6 jogos)

Grupo D - Alemanha 16 pontos (6 jogos), Rep. Checa 14 pontos (7 jogos), Irlanda 13 pontos (7 jogos), Eslováquia 9 pontos (6 jogos)

Grupo E - Croácia 16 pontos (6 jogos), Rússia 14 pontos (6 jogos), Israel 14 pontos (7 jogos), Inglaterra 11 pontos (6 jogos)

Grupo F - Irlanda do Norte 13 pontos (6 jogos), Suécia 12 pontos (5 jogos), Espanha 12 pontos (6 jogos), Dinamarca 7 pontos (4 jogos)

Grupo G - Roménia e Holanda 14 pontos (6 jogos), Bulgária 12 pontos (6 jogos)

Foto: Hugo Santos

5 comentários:

Anónimo disse...

A Polónia lá se aguentou mais uma vez. Mas creio que ficará em terceiro, ainda tem deslocações muito difíceis, e é preciso não esquecer que Portugal fez os 4 jogos mais díficeis do apuramento (fora). Conto c 3 vitórias nos restantes c equipas fraquissimas, e conto c 3 vitórias nos 4 jogos em casa que faltam realizar, para acabarmos em primeiro :) ! Servia penso que é melhor que a Polónia, espero que cheguem ao segundo lugar. Nota para Scolari, consegue c ausências de Ricky, Ronnie, Simão, NGomes, Caneira, provar que formou uma grande equipa que nao vacila em qq campo. O Mourinho nao faz melhor, viram o Chelsea sem o Terry n viram ? Pois..
Nota positiva para quando os adeptos começaram a "Ole" onda mexicana, o Scolari exigiu que paressem. É um grande Treinador e Homem ( r u listening Jose? Nani Anderson Ronnie e Rooney loooooooool)

Nuno disse...

Portugal podia ter ganho com uma vantagem mais dilatada, se não tivesse descansado à sombra da bananeira depois do primeiro golo (e se o guarda-redes belga não se tivesse aplicado tão bem em alguns lances). É sempre a mesma coisa e parece que não aprendem. A vantagem mínima é extremamente perigosa e qualquer deslize pode ser fatal. Portugal vacilava um bocado sempre que a Bélgica se aproximava da nossa baliza e, por isso, penso que a defesa portuguesa não esteve no seu melhor.

O golo do Postiga foi brutalmente fantástico!!! Eu só consegui dizer "Que grande golo!!!". Quero ainda referir o trabalho feito pela equipa, com ausências notáveis (especialmente a de Cristiano Ronaldo), pelo que nos deixa a esperança de que esta equipa tem valor e não vacila perante estas adversidades. A rever mesmo, só a defesa.

Um abraço,
Nuno.

Paulo Pereira disse...

Foi um óptimo resultado, atendendo a que era a última cartada da Bélgica, ao final de época e à ausência de alguns elementos fulcrais. Portugal, sem ter jogado bem, dominou praticamente toda a partida, com um maior volume de jogo e claramente melhor consistência competitiva. Agora, resta vencer a Polónia e Sérvia em casa, e ter algum cuidado nas deslocações ao leste europeu. O apuramento está no horizonte e Portugal numa bela posição para ser o 1º a alcançá-lo.

Um abraço,

Anónimo disse...

Fui ao jogo, podiam ter marcado mais, faltou pontaria e a defesa deixou muito a desejar. Ambas as equipas tiveram muita sorte.
A televisão flamenga não parou de tecer elogios rasgados a Portugal, classificando a selecção como uma das melhores equipas do Mundo.

Nuno disse...

Pois é embaixador, mas disso ninguém duvida! A selecção de Portugal é mesmo uma das melhores do mundo (para mim é mesmo a melhor)!