terça-feira, 26 de junho de 2007

Internacional: Copa América arranca esta terça-feira

Começa esta noite, na Venezuela, a 42.ª edição da principal competição de selecções do continente americano. Mais uma vez, a prova - que se disputou pela primeira vez em 1916 - conta com a presença de alguns 'portugueses', espalhados por cinco das 12 equipas que participam no evento. Os portistas Helton (Brasil), Lucho (Argentina) e Fucile (Uruguai), o maritimista Eder Perez (Venezuela), o bracarense Alberto Rodriguéz (Perú) e o recente reforço benfiquista Óscar Cardozo (Paraguai) vão representar o campeonato luso na competição. Para além destes, há mais participantes na Copa América que já passaram pelo futebol português: Sanchéz, seleccionador da Bolívia, (ex-Benfica e Boavista), os também bolivianos Ronald Garcia (ex-Benfica e Alverca) e Mojica (ex-Paços de Ferreira), os brasileiros Diego e Anderson (ambos ex-Porto), os argentinos Ibarra (ex-Porto) e Heinze (ex-Sporting) e o chileno Tello (ex-Sporting).

OS GRUPOS
Grupo A: Bolívia, Perú, Uruguai e Venezuela
Grupo B: Brasil, Chile, Equador e México
Grupo C: Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Paraguai

ARGENTINA E URUGUAI SÃO OS MAIS VITORIOSOS
Detentor do título, conquistado no Perú, em 2004, o Brasil, por estranho que possa parecer, está longe de ser a selecção mais titulada na Copa América. Apesar de dominarem nos triunfos em Mundiais, os 'canarinhos' são somente terceiros no ranking de vencedores da competição americana, com sete vitórias. Argentina e Uruguai são os líderes deste registo, com 14 triunfos para cada. Paraguai, Perú (ambos com dois títulos), Bolívia e Colômbia (com uma vitória cada) são os restantes conjuntos que já levantaram esta Taça.

AS FIGURAS

Certamente que a presença dos 'astros' brasileiros Ronaldinho e Kaká daria mais brilho a esta competição. Contudo, e apesar das ausências destes dois jogadores, há muitas mais 'estrelas' capazes de deliciar os amantes do 'desporto-rei'. Por exemplo, entre outros, os uruguaios Fórlan (Villarreal) e Recoba (Inter Milão), os peruanos Farfan (PSV Eindhoven) e Pizarro (ex-Bayern Munique e novo reforço do Chelsea), os brasileiros Diego (Werder Bremen) e Robinho (Real Madrid), o mexicano Rafael Márquez (Barcelona), os argentinos Crespo (Inter Milão), Riquelme (Boca Juniors) e Messi (Barcelona) e o paraguaio Santa Cruz (Bayern Munique).

Fotos: Hugo Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá amigo Pedro!! como vão as coisaas? eu andei meio afastado devido aos trabalhos da faculdade, mas estou de volta hehe.

É amigo, em fim se inicia a Copa America, porém com muita desconfiança dos brasileiros perante o trabalho de Dunga.Mas vamos ver no que dá não é mesmo.

Amigo, gostaria de perguntar a vc sobre o meia Willian do Corinthians. Saiu no jornal A Bola, uma foto dele segurando a camisa do seu glorioso hehe. Aqui o Willian disse que foi enganado pelo fotógrafo, e que quer permanecer no Corinthians para adquirir maior maturidade. Ai o que está se falando sobre o assunto?

Um grande abraço amigo, e até mais